Visita ao Projeto Tamar na Praia do Forte

Visita ao Projeto Tamar na Praia do Forte

A maioria das pessoas que vão ao litoral norte da Bahia reservam ao menos uma manhã ou uma tarde para visitar o Projeto Tamar na Praia do Forte. O motivo que leva tantas pessoas ao local normalmente é ver bem de pertinho as tartarugas gigantes que ali habitam, que realmente são uma atração a parte.

Mas…o Projeto Tamar na Praia do Forte é muito mais que isso, é um projeto de preservação respeitado e levado muito a sério, sem qualquer sombra de dúvida. Já tive a oportunidade de visitar vários pontos em várias cidades brasileiras e o cuidado é  sempre o mesmo.

Com cerca de 10 mil km2 de área (considerando junto a base de pesquisa) e localizado depois da vila, bem na ponta esquerda do centrinho da Praia do Forte, o local têm diferentes atrações que fazem a alegria da criançada e o encantamento dos adultos. Logo na entrada, há algumas réplicas de tartarugas que você poderá usar e abusar da criatividade na hora de tirar suas fotos, além de placas do projeto e uma vista pra lá de fotogênica do faixa de areia.

Seguindo, terá o Espaço Cultural, onde ocasionalmente acontecem alguns shows. Do lado direito, vem a loja do projeto, mas siga em frente para mais um espaço de réplicas de tartarugas até chegar nas tão famosas piscinas e poços d’água. Por ali, verá tartarugas de vários tamanhos e tipos, além de tubarões, arraias e outras espécies. Claro que depois você pode dar uma passada na lojinha com artigos ligados ao tema (rs), assim como, no lounge que tem espaço para as crianças brincarem e os pais curtirem o local com um petisco e afins. – Esta última parte das mesinhas é mais nova e não tinha da primeira vez que fui ao local.

Vale a visita ao Projeto Tamar na Praia do Forte não somente para ver as tartarugas, mas também para conhecer mais sobre as espécies e o trabalho de preservação. Para vocês terem uma ideia de como movimenta todo aquele pedaço a causa, há poucos pontos de luz artificial noturna próxima a faixa de areia.

Me lembro que nos três resorts em que fiquei por lá (Iberostar Praia do Forte, no Bahia e no Tivoli) havia um vasto campo separando a luminosidade artificial da faixa de areia. O motivo? Na praia, há vários pontos de desova das tartarugas e a luz artificial pode ser muito perigosa para as tartarugas. As fêmeas, por exemplo, podem deixar de desovar, enquanto os filhotes, podem ser perder e serem guiados para o asfalto por conta da luminosidade artificial em invés de seguir seu caminho de ida para o mar, seu habitat natural. Em um dos hotéis do Iberostar tem inclusive um ponto do Projeto Tamar, dada a quantidade de desova que nas redondezas acontece.

Por isso, caso vá a Praia do Forte e queira dar uma volta na praia a noite, não tenha a infeliz ideia de ativar a lanterna do seu celular na faixa de areia. Este simples (e falho) ato pode comprometer a vida de uma inofensiva tartaruga, ok?

Informações – Projeto Tamar na Praia do Forte

Endereço: Avenida Farol Garcia D’Avila, S/N

Valor: R$ 24, crianças e idosos pagam meia – assim que tiver o ingresso, eles carimbam o seu pulso, tendo direito a múltiplas entradas durante todo dia.

Há horários específicos para fazer visitas guiadas, mas você pode transitar sozinho pelas dependências do local, sem problemas. Além disso, também é possível acompanhar a desova, o caminho das tartarugas ainda filhotinhas indo para o mar entre outras atividades. Precisa de informar com antecedência sobre cada um destes eventos pelo site ou telefone.

O preço dos produtos na loja são salgados, mas a boa notícia é que as vendas são integralmente convertidas para o projeto e que toda a confecção é feita pela população local, fomentando sua economia.

Lembre-se: a cada mil tartarugas, apenas uma sobrevive. Por isso, preserve e respeite-as.

Veja mais sobre a região em:

Roteiro de 5 dias pelo Litoral Norte da Bahia

Hospedagem – Tivoli

Hospedagem – Sauípe Premium

Demais opções de hospedagem, com cancelamento gratuito e preços acessíveis

Alugue um carro para ter liberdade de andar pelo litoral, parcelando em até 12 vezes

Gostou da dica? Seja mais um leitor parceiro e ajude a gente também!

Precisa reservar seu hotel ou hostel? Se você reservar sua hospedagem aqui no blog (através deste link do Booking) ou qualquer outro serviço através destes links de seguro viagem com comparativochip internacional de celular entregue em casa ou aluguel de carro parcelado e sem IOF, além de não te custar nada a mais, ajudará na monetização do conteúdo, através de uma pequena comissão que receberemos. – Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking, entre novamente pelo link do blog para fazer a nova reserva, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva

Isto fará com que sejam cobertos, em partes, os custos de manutenção e proporcionará que viajemos cada vez mais, trazendo cada vez mais estas e outras informações bacanas e úteis.

 

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)