Cyberpunk! Agora é trend

Cyberpunk! Agora é trend

Com a estreia de Altered Carbon e Mute no netflix, e filmes como Blade Runner e Ghost in the Shell  o cyberpunk voltou a evidência. Mas o que é cyberpunk, bem vamos explicar rapidinho.

imagem por http://rebrn.com/

As raízes do Cyberpunk vem da New Wave da Ficção Cientifica, que tratava a ficção cientifica, com menos ciência e termos científicos e mais literatura. Livros como Androides sonham com ovelhas elétricas, Johnny Mnemonic, foram as pré-bases da história que culminou no livro Cyberpunk de Bruce Bethke, que acabou coroando o tema. Pouco depois saiu Neuromancer, que definiu muitas coisas como a realidade virtual a internet um livro tão atual que recomendo ler hoje em dia. Livros de Phillip K. Dick, William Gibson e Bruce Bethke são ótimos para quem quer começar pelos livros.

O Japão foi muito influenciado no anos 80 com os temas base do cyberpunk e recomendo os seguintes animes/ mangas são: Akira, ghost in the Shell, battle angel alita, cowboy Bebop, Gunnm, Serial experiment Lain. William Gibson diz que o Japão de hoje é cyberpunk, o que leva a próxima pergunta.

 

 

O que faz é Cyberpunk

 

Basicamente o ambiente do Cyberpunk é urbano, com elementos naturais artificiais, grande uso de computadores e membros prostéticos, implantes e substituições de parte humanas são coisas comuns da vida, as empresas são tão poderosas como os governos, guerra de empresas são literalmente combates armados e espionagem corporativa é uma regra . Os protagonistas são geralmente anti-heróis, hackers, criminosos, desajustados e visionários. Totalmente desajustados a esse mundo tecnológico e pouco orgânico.

imagem por: otakufx.com

As histórias viram entre esse fluxo de tecnologia e humanidade e os limites do que é ser humano, diferença de estar vivo ou ter consciência a maior parte dos temas vem desses conflitos filosóficos.

imagem por: universorpg.com

Nos games temos alguns clássicos dos anos 90 como Blade Runner, Syndicate, System Shock, ghost in the shell, flashback e a série muito legal Deus X. Já nos rpg’s Cyberpunk 2077, shadowrun e o controverso Gurps Cyberpunk ( que tem uma história tão absurda que existe até passagem do Serviço secreto americano entrando na editora e confiscando os computadores por conta deste livro).

Agora vamos aproveitar essa intro que já está disponível a primeira temporada inteira de Altered Carbon.

 

 

 

 

 

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)