Picadinho tailandês com filé mignon suíno

Picadinho tailandês com filé mignon suíno

Já experimentou picadinho tailandês? E filé mignon suíno? E se eu te ensinasse a fazer picadinho tailandês com filé mignon suíno? Para quem não conhece a proteína, trata-se de uma carne magra, com sabor delicado, cozimento rápido e bem mais em conta que o filé mignon bovino.

Em média, o filé suíno custa R$ 13, o quilo, sendo perfeito para incluir no cardápio da semana, economizar e variar quando o assunto é marmitinhas e/ou refeições da família. Além de econômico, a boa notícia é que todos os pratos que preparamos com o filé mignon bovino podem ser substituídos pelo filé suíno, tais como, o filé a parmigiana, o bife acebolado, o estrogonofe, o medalhão com bacon e o tão amado picadinho. Por isso, na nossa receita de hoje, ensinarei a fazer um picadinho, com um leve toque tailandês, tendo em seus ingredientes gengibre, curry, limão, alho e pimenta. Posso garantir que o aroma e sabor são irresistíveis e todo mundo vai querer repetir o prato ou a marmita!

A culinária tailandesa cria uma unidade de sabor dentro de cada prato, através de seus componentes, produzindo uma complexidade capaz de encantar.

David Thompson – Thai Food

Receita de picadinho tailandês com filé mignon suíno

Ingredientes

500g de filé mignon suíno
2 dentes de alho picados
3 talos de cebolinha picada
1 cenoura cortada em *Julienne ou ralada
1 cebola média cortada em cubinhos
1 colher (sopa) de gengibre ralado
2 colheres (sopa) de molho shoyo
1 pimenta dedo de moça sem as sementes bem picadinha
1 garrafinha de leite de coco – 200ml
1/2 colher (chá) de curry em pó
1/2 colher (chá) de cúrcuma ralada ou em pó (opcional)
Suco e raspas de um limão Tahiti
Óleo para selar a carne

Opcional: champignons em conserva fatiados,brócolis japonês e moyashi.

Filé mignon suíno

Você também pode preparar o picadinho tailandês com alcatra, mignon bovino ou frango.

Modo de preparo

Corte o filé mignon suíno em cubos pequenos e aqueça o óleo e *sele os cubos de filé suíno até dourar. Use uma panela grande ou sele a carne aos poucos. Reserve a carne. Na mesma panela em fogo médio, refogue a cebola até dourar, adicione o alho picado e refogue mais um pouco, cuidado para não dourar, adicione o molho shoyo, o curry, pimenta dedo de moça, cenoura, gengibre e o leite de coco e, por último, adicione o suco e as raspas do limão. Misture bem (ele engrossa bem rápido) e adicione a carne reservada a esse refogado, misture novamente e cozinhe por mais 1 minuto. Desligue o fogo e adicione a cebolinha picada.

Também coloco bastante pimenta do reino moída na hora.

Rendimento

Serve 3 pessoas

Para acompanhar o filé mignon suíno, sugerimos o arroz com gergelim preto torrado e salada de folhas.

Quer aprender a fazer arroz soltinho e perfeito? Fiz este post ensinando, basta clicar!

Métodos de cocção – *Selar


* Selar consiste em colocar a proteína em uma panela pré aquecida em alta temperatura, fritando ou grelhando em pouca gordura até formar uma crosta. A crosta formada evita que os sucos naturais da proteína se percam, garantindo sabor e suculência.

Tipos de corte – *Julienne

O corte julienne é feito em finas tiras de 3 mm de espessura e 3 a 5 cm de comprimento. Os legumes cortados em Julienne podem ser usados para finalizar pratos, cozinhar no vapor, fritar, refogar e também podem ser servidos crus.

Produção culinária e fotos: Mari Rogatto

Imagem corte julienne: Pinterest

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)