Como fazer tostex?

Como fazer tostex?

Se você nasceu na década de 70, com certeza a sanduicheira de alumínio, do tipo “tostex” fez parte de sua infância. Não tínhamos microondas e nem sanduicheiras elétricas, o nosso misto quente era feito na boca do fogão, muito fácil e rápido de preparar para matar a fome a qualquer hora do dia.
O tostex de queijo com presunto ou o tão famoso Bauru, com queijo, presunto e tomate sempre serão os queridinhos, afinal de contas, toda família brasileira tem na geladeira esses três ingredientes.
Nós do Não Pira, desopila adoramos o sanduíche, somos fans de carteirinha, cada um tem a sua receita preferida, do mais simples ao mais requintado, o importante é comer o que gostamos e aproveitar o momento! E já que estamos no carnaval, e ninguém quer trabalho, que tal preparar um tostex para antes ou depois da folia?
Fez a nossa receita? marca a gente nas redes sociais, usando a hashtag #naopiradesopila!

Tostex  Bauru

Ingredientes:

2 fatias de pão de forma;

2 fatias de queijo muçarela;

2 fatias de presunto;

2 rodelas de tomate;

Orégano a gosto;

Azeite ou manteiga para untar

Modo de preparo:
Passe manteiga ou azeite no tostex, (além de dar sabor, não deixa grudar e o lanche fica douradinho) coloque uma fatia de pão no tostex, por cima adicione uma fatia de presunto, uma de muçarela, as duas rodelas de tomate, uma pitada de orégano, finalize com a outra fatia de muçarela e presunto, e a fatia de pão. Feche o tostex e leve para a boca do fogão, deixe cada lado por aproximadamente um minuto, eu prefiro deixar no fogo médio/baixo, assim o queijo derrete bem e o pão não queima. Retire do tostex, corte ao meio e sirva.

Ó abre alas que eu quero passar!

Vamos variar os ingredientes?

Nada como um sanduíche bem servido e fácil de preparar! Abaixo uma seleção de ingredientes da galera do Não Pira, Desopila:

  • Pão ciabatta, tomate marinado, salame ou pepperoni e muçarela.
  • Queijo branco, tomate e champignon.
  • Peito de peru, queijo suíço, tomate cereja e rúcula.
  • Presunto Parma, molho pesto, tomate e muçarela de búfala.
  • Pastrami, fatias de pepino em conserva e mostarda de Dijon.
  • Frango desfiado, cenoura ralada, tomate, maionese, cebolinha e salsinha picada.

Tomates marinados

Esses tomates marinados ficam deliciosos no tostex, só não esqueça de tirar o excesso do líquido para não molhar o pão. É muito fácil de preparar, é só tirar as sementes dos tomates, cortar em tiras e adicionar, 4 colheres (sopa) de azeite, 2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico, 1 colher (chá) de açúcar mascavo, 1 dente de alho espremido, 1 colher (café) de orégano seco, cebolinha francesa a gosto, sal e pimenta do reino moída na hora a gosto. Deixe marinando por no mínimo 2 horas, melhor se ficar mais tempo. Fica ótimo no tostex, na salada e no franguinho grelhado também!

 

Produção culinária e fotos – Mari Rogatto

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)