Brownie funcional sem açúcar, sem farinha e sem manteiga

Brownie funcional sem açúcar, sem farinha e sem manteiga

Gostoso de verdade e muito simples de preparar este brownie funcional não tem açúcar, não tem farinha, não tem manteiga e não vai ao forno. Sim, isso mesmo o que você leu! É possível ter tudo isso nesta receita, além de ser perfeito para matar aquela vontade de comer um docinho sem culpa e sem sair da dieta.

A deliciosa combinação de tâmaras, cacau e oleaginosas, que são ricas em resveratrol com vitamina E, selênio, manganês, magnésio, arginina, que atuam na prevenção de doenças cardiovasculares, além de serem antioxidantes, fazem parte dos ingredientes. Daí vem a denominação de brownie funcional ou nutracêutico.

Prontos para encararem uma receita que acima de tudo colabora para melhora do metabolismo e prevenção de eventuais problemas de saúde? Será que convenci vocês a fazerem em casa?

Receita de brownie funcional

Ingredientes

  • 2 xícaras de tâmaras sem caroço (aproximadamente 300 gramas);
  • 1/2 xícara de nozes;
  • 1/2 xícara de castanha do Pará;
  • 1/2 xícara de amêndoas;
  • 1/2 xícara de cacau 70% ou 100%;
  • 2 colheres de sopa de água filtrada ou mineral;
  • Uma pitada de sal, cacau em pó ou amêndoas para decoração

 

Modo de preparo

No processador, coloque as tâmaras e a água e, bata até formar uma pasta. Adicione as nozes e bata mais um pouco. Adicione as castanhas e bata mais um pouco e, por fim adicione as amêndoas, o cacau em pó e o sal. Pulse para misturar.

Coloque em uma travessa pequena (usei uma de 17x17cm), melhor se tiver fundo removível. Cubra com filme plástico e leve para o freezer por 3 horas. Corte em quadradinhos, decore com amêndoas ou polvilhe cacau. Mantenha refrigerado.

Rendimento da receita: 12 quadradinhos

Gosta de tâmaras? Temos uma receita deliciosa de biscoitos aqui!

Experimente fazer a receita e depois me conta! Fez alguma das nossas receitas? Marque a gente no Instagram usando a #naopiradesopila.

Produção culinária e fotos – Marianne Rogatto

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)