Búzios e Arraial do Cabo ou Paraty e Angra dos Reis?
22/03/2018 2 comentários

Búzios e Arraial do Cabo ou Paraty e Angra dos Reis?

Já que sou também rata de praia do litoral do Estado do Rio de Janeiro, vira e mexe as pessoas me perguntam qual é a melhor escolha de dobradinha: Búzios e Arraial do Cabo ou Paraty e Angra dos Reis? Vou mais além, entre elas, qual é a melhor entre Búzios e Arraial do Cabo ou entre Paraty e Angra dos Reis? A escolha pode ser difícil para muitos, mas para mim, a resposta é praticamente automática: Búzios, de longe e Paraty, a passos bem largos!

Motivos para escolher Búzios não me faltam e incluem a educação do povo, sua vibe, excelente gastronomia, limpeza das ruas e das praias, além de ser o lugar mais badalado entre todas estas opções. Não é a toa que Brigitte Bardot se encantou com aquele até então pacata vila de pescadores e suas belezas naturais. A única coisa não tão legal de verdade em Búzios é a temperatura da água, que dependendo do dia é congelante, mas…isso não é um problema quando os termômetros por lá passam dos 30 graus. A gente sente até aquele tziiiiiiiii…rs

Agora, muitos podem me perguntar: Por que não Arraial do Cabo, já que as praias são mais bonitas? – Pois é…me corta o coração falar, mas as duas últimas vezes em que estive em Arraial (2016 e 2017) fiquei triste com o descaso que lá fica durante os dias de verão. Me dizem que na baixa temporada as coisas mudam, mas não posso enganar meus leitores recomendando como destino para ir durante o verãozão, por exemplo. O descaso que eu digo aqui é em relação a sujeira que os turistas deixam, aos pancadões entre outras coisas, fora que a infraestrutura é bem inferior a Búzios. Clique aqui para entender melhor.

Claro que é super válido ir à Arraial do Cabo em passeios de barcos partindo de Búzios, por exemplo, mas evite o alto verão para não se decepcionar, como eu. Outra coisa importante para quem vai de carro é saber por onde ir entre outras dicas. Escrevi um texto sobre, basta clicar aqui para ler antes de ir!

Já os motivos para escolher Paraty ficam por conta de seu charme que arranca suspiros, sua melhor (e como) infraestrutura que Angra, além de ser mais fácil encontrar opções boas e baratas de hospedagem. A única coisa ruim em Paraty (Paratosa) é que as praias não são tão legais, rolando um deslocamento de carro, escuna ou barco. Em Angra, ocorre o mesmo, mas não tem a mesma infra que tem a sua vizinha.

Outros podem me perguntar: Por que não Angra, já que é famosa pelo glamour? – Bom, o glamour de Angra está nos passeios de barco ou lancha privados pela região, nas casas enormes com seus piers a beira mar, mas o centro da cidade é perigoso. Quanto as praias, possuem o mesmo problema que a sua vizinha, já que tem que passear de escuna ou pegar o carro e ir razoavelmente longe para ter acesso as mais belas. Claro que têm boas praias por perto, mas aquelas arrebatadoras não estarão por perto de seu hotel ou pousada.

Eu mesma já fiquei em um hotel bem bacana em Angra e que tinha uma praia privada, mas era dentro de condomínio, sem ter aquela liberdade de escolher o que comer entre diversos tipos de culinárias e perambular a noite pra ver gente, por exemplo. Já Paraty é o oposto e muita famosa pela sua gastronomia, que tem muito do dedo dos gringos que por lá fixaram residência.

Agora, se me perguntarem a minha preferência entre a Região dos Lagos (Búzios, Arraial do Cabo etc) e a Costa Verde (Paraty, Angra dos Reis etc), escolho de olhos bem fechados a Região dos Lagos não só porque Búzios e Arraial do Cabo estão por lá, mas por conta da beleza das praias, pelo ambiente mais seguro entre outros encantos. No meu caso, a única perda real que tal região tem para outra é quanto a proximidade de São Paulo, já que Paraty é coladinha em Ubatuba, litoral norte de São Paulo. – Você pode encontrar bons preços e descontos de hospedagem ao clicar aqui.

Se você estiver com dúvidas entre uma região ou uma cidade e outra, espero ter clareado. Esta é uma opinião minha, com base nas n vezes que já fui em ambas regiões. Confesso que acabo indo mais para Paraty e afins pela proximidade de São Paulo, mas não interfere muito. Só me deixa ainda mais com saudades de Búzios e suas belas praias.

Independentemente do destino que escolha, é importante saber que tudo ficará mais fácil se fizer a viagem de carro. Caso tenha planos de alugar um, reserve através deste link, que traz um comparativo de várias locadoras de carro, podendo parcelar e isento de IOF.

GOSTOU DAS DICAS? SEJA MAIS UM LEITOR PARCEIRO E AJUDE A GENTE TAMBÉM!

Precisa reservar seu hotel ou hostel? Se você reservar sua hospedagem aqui no blog (através deste link do Booking) ou reservar qualquer outro serviço através destes links de seguro viagem com comparativochip internacional de celular entregue em casa ou aluguel de carro parcelado e sem IOF, além de não te custar nada a mais, ajudará na monetização do conteúdo, através de uma pequena comissão que receberemos. – Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking, entre novamente pelo link do blog para fazer uma nova reserva, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova transação 🙁

Isto fará com que sejam cobertos, em partes, os custos de manutenção e proporcionará que viajemos cada vez mais, trazendo mais conteúdo bacana para vocês.

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)