Como reduzir o consumo de plástico? Bom, todo mundo está careca de saber que o consumo de plástico é um problema mundial, não é mesmo? Pois bem. Domingo, dia 22 de abril foi foi celebrado o Dia da Terra (Earth Day) e um dos assuntos mais falados foi justamente o impacto deste material na saúde do nosso planeta. Ou seja, não dá mais para não tocar no assunto de forma assertiva. 

A ideia deste ano foi incentivar a conscientização do consumo e a redução do uso de plástico no nosso dia a dia. Quer saber porque o uso do plástico é tão ruim? Elenquei abaixo 10 fatos que farão você pensar sobre o tema.

ALGUNS FATOS IMPORTANTES

Fato #1 Desde os anos 50, 9,1 bilhões de toneladas de plástico foram produzidas[1] . O total de plástico produzido anualmente é praticamente igual ao peso de toda a humanidade. [2]
Fato #2 Praticamente 100% de todo o plástico produzido até hoje ainda continua existindo (a completa eliminação através da incineração é praticamente irrelevante).[3]
Fato #3 91% do plástico não é reciclado (Sim, é isso mesmo! – Por isso o Fato 2) e pode levar centenas e até milhares de anos para se decompor.[4]
Fato #4 500 MILHÕES de canudos plásticos são usados diariamente só nos Estados Unidos. É o suficiente para dar a volta na Terra![5]
Fato #5 Aproximadamente 2 milhões de sacolas plásticas descartáveis são usadas a cada minuto.[6]
Fato #6 Só nos Estados Unidos, 100 bilhões de sacolas plasticas são usadas todos os anos. Dá pra dar a volta no planeta 773 vezes![6]
Fato #7 Um milhão de garrafas plásticas são compradas por minuto no mundo, e a previsão é que esse número fique próximo de dois milhões em 2021. Apenas uma pequena parte é reciclada.[7]
Fato #8 8 milhões de toneladas de plástico são lançadas nos oceanos todos os anos. Essa quantidade é suficiente para cobrir toda a costa ao redor do mundo com cinco sacos de lixo cheios de plástico. [8]
Fato #9 Existem mais micro esferas plásticas no oceano do que estrelas na Via Láctea ! [9]
Fato #10 Se a produção de plástico não for controlada, a poluição por plástico superará o peso dos peixes que habitam os oceanos até 2050.[10]

Para as referencias acima, visite  http://advances.sciencemag.org/content/3/7/e1700782

DICAS DE COMO REDUZIR O CONSUMO DE PLÁSTICO?

REPENSE E DIMINUA (OU CORTE TOTALMENTE) O USO DE CANUDOS PLÁSTICOS

Me responda: Você usa canudo na sua casa? Além disso, por que tem que tomar suco de canudinho no restaurante? Se tiver crianças ou se realmente gostar de usar o acessório, escolha opções sustentáveis como canudos de ferro ou de vidro resistente. Eu já comprei os meus e ando com um na bolsa. Não custa nada!

Aqui no Brasil uma opção linda é da MentaBr. A tendência está crescendo bastante, tanto que até criaram um Dia Internacional sem canudo, olha só:

internacional canudo

USE SACOLAS PLÁSTICAS REUTILIZÁVEIS (DE PLÁSTICO REFORÇADO OU DE TECIDO)

Dispense as sacolas dos supermercados, até porque além de serem descartáveis, são cobradas em cidades como São Paulo, por exemplo. Eu deixo uma no carro, sempre a mão, até pra fazer a minha parte e servir de como reduzir o consumo de plástico. 

NÃO MASQUE CHICLETES!

Na verdade, o que está mascando é plástico, Ou seja, vai demorar 25 anos para se decompor. Além disso, é cheio de corante, bem como recheado de outras químicas. Tem uma empresa que está reciclando chicletes e fabricando tênis. Olha aqui (tênis feito de chiclete) 

PREFIRA COMPRAR PRODUTOS VENDIDOS A GRANEL 

Use e abuse de cereais, grãos, castanhas, farinhas e frutas secas a granel, mas leve sua própria embalagem. Essa prática está se tornando bastante popular no mundo. Vários supermercados não fornecem mais a embalagem.

Aqui em São Paulo, já temos alguns lugares funcionando assim. A rede Pão de Açúcar tem inclusive um projeto chamado Reutilizar #paraserfeliz onde disponibiliza diversos produtos para venda nas embalagens que os clientes trazem de casa. Além disso, há potes de vidro que estão a venda. Ou seja, não ter embalagem significa preço mais barato dos produtos.

reutilizar

Foto: oficial Pão de Açucar

UTILIZE SEU PRÓPRIO COPO OU GARRAFA REUTILIZÁVEL

Mesmo quando consumir bebidas fora de casa. Os copos retráteis do projeto #menosumlixo são lindos e super fashionistas! Não preciso nem dizer para manter um copo e uma xícara no escritório e não utilizar os copos plásticos, né? Aquele cafezinho no copo descartável pode ser cancerígeno, pois esse tipo de copo não é BPA free. Você sabia disso?

TROQUE O ISQUEIRO PELOS TRADICIONAIS FÓSFOROS

São biodegradáveis e feitos de restos de madeira. Ou seja, muito melhores que isqueiros. Mas não os use para fumar, né? rs

AVALIE O USO DE FRALDAS DESCARTÁVEIS 

Repense e tente pelo menos alternar o uso das fraldas descartáveis com as fraldas biodegradáveis, assim como com as feitas de tecido, aquelas que eram usadas antigamente. Estima-se que 7.6 bilhões de fraldas são descartadas só nos Estados Unidos todos os anos, por exemplo.

Fraldas de tecido e biodegradáveis, além de serem sustentáveis são ou mais práticas ou muito mais econômicas. Ou seja, muito melhor inclusive para o seu bolso.

PARA SUA SAÚDE E SAÚDE DO PLANETA, TROQUE COMIDAS INDUSTRIALIZADAS POR COMIDA DE VERDADE! 

Afinal tudo vem embalado em… plástico! Não compre iogurte pronto, faça o iogurte caseiro que é muito mais saudável. Além disso, não compre suco pronto, faça suco da fruta fresca. Você ganha nutrientes, mas não produz lixo.

DÊ PREFERÊNCIA PARA PRODUTOS E COSMÉTICOS NATURAIS

Uma forma de como reduzir o consumo de plástico é optar por cosméticos caseiros como usar a borra do café como mascara rejuvenescedora e clareadora, assim como uma mistura de mel com açúcar cristal no lugar do esfoliante. Para terem ideia, esfoliantes industrializados são péssimos nesse sentido, pois usam esferas de plástico em sua composição para fazer o atrito com a pele. Além disso, suas minúsculas esferas não são filtradas, tornando-se um dos piores poluentes dos mares.

Um estudo mostrou que 36% dos peixes do Canal da Mancha estão contaminados pelas micro partículas). Se você tiver receio de usar produtos caseiros, opte por marcas conscientes com a causa. A Lush por exemplo, é pioneira. Vende produtos naturais e sem embalagem, como por exemplo shampoo e condicionador em barra (embalados só no papel). Um luxo!

Lush

TROQUE SEU BARBEADOR DESCARTÁVEL PELO BARBEADOR TRADICIONAL (AQUELE MESMO DA ÉPOCA DO SEU AVÔ)

Além de serem muito mais eficientes e durarem mais, as lâminas são 100% recicláveis. Caso não se acostume, use barbeador elétrico. Olha só este vídeo que tá rolando por aí! Safety razor 

TROQUE A ESCOVA DENTAL POR UMA FEITA DE BAMBU

Uma outra boa dia de como reduzir o consumo de plástico. Os dentistas recomendam a troca da escova de dentes a cada 3 meses. Você já fez a conta de quantas escovas vai usar durante sua vida, por exemplo?  Use escovas de bambu. Eu já tenho as minhas, compradas nos Estados Unidos por menos de 2 dólares cada.

USE ROUPAS FEITAS DE FIBRAS NATURAIS

Evite os tecidos sintéticos, pois essas roupas ao serem lavadas soltam fiapos e fibras feitas de componentes plásticos, os quais são lançados aos oceanos. Ou seja, como consequência, são engolidos pelos peixes ou terminam se acumulando sobre os corais.

EVITE TALHERES DESCARTÁVEIS

Sempre que possível opte por talheres reutilizáveis. Hoje em dia existem diversas opções de talheres portáteis que, no caso das meninas, são leves e muito práticos de levar na bolsa. Eu por exemplo, tenho meu próprio hashi.

hashi e1524517730777

    • Foto: acervo pessoal

OPTE POR PRODUTOS EMBALADOS EM PAPEL OU VIDRO

Se houver opção, evite o plástico, sempre. Tanto o vidro quanto o papelão são reutilizáveis e facilmente recicláveis. Custa um pouco mais caro, mas vale a pena!

DIMINUA O USO DE CÁPSULAS DE CAFÉ

Sim, pois infelizmente as capsulas são feitas de alumínio e plástico. Em Hamburgo, na Alemanha, o governo proibiu o uso dessas capsulas em seus escritórios. Achei o máximo! Tenho optado pelos cafés que vem em filtro de papel, como este aqui. Você pode comprar e usar com seu café preferido:

  • filtro café
    Foto: Mercado Livre – 50 unidades por aproximadamente R$ 35,00

Gostou das dicas? Se você for nível hard em termos ecológicos e quer saber de mais atitudes sustentáveis, dá uma lida nesse artigo. Traz 100 passos para cortar de vez o plástico da sua vida.

https://myplasticfreelife.com/plasticfreeguide/

E se ainda tiver dúvidas sobre o impacto do plástico nos oceanos, veja este vídeo. É triste, mas também aterrorizador ao mesmo tempo. Numa primeira olhada, parece que ele está mergulhando entre peixes coloridos…só que não!

E aí? Inspirado (e convencido) a adotar uma vida com menos plástico? Será que as dicas de como reduzir o consumo de plástico foram úteis pra você? Espero que sim!

Eu gostaria muito de ouvir a sua opinião! Se você gostou, por favor, deixe um comentário, curta e compartilhe em suas redes sociais! (Se perdeu algum dos posts sobre vida saudável, clique aqui e confira.)

Créditos das fotos (inclusive foto de capa): Pinterest

Mais lidas
Clube de Vantagens

Cupons e descontos exclusivos para leitores

Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

GARDENS <br data-lazy-src=
Demais Autores
Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?