Escolha certa: saiba quais comidas e bebidas minam sua saúde

Escolha certa: saiba quais comidas e bebidas minam sua saúde

Hoje é dia de mais um capítulo da série Escolha Certa e o momento de trazer uma lista de snacks, comidas e bebidas que minam sua saúde, mesmo vocês acreditando que tais itens sejam saudáveis. Muitos, eu já cortei há uns bons anos e sempre que vejo alguém consumindo, tento, sem dar uma de chata (mas dando, né? rs), explicar e convencer dos males que fazem ao corpo.

Tais alimentos não só engordam como nada agregam à sua saúde e, pior, se consumidos sem moderação podem trazer doenças como diabetes, colesterol e até câncer!

Mas chega de delongas, já sei que vocês estão curiosos. Vamos ver a lista dos malvados para sua saúde?

  1. Refrigerantes – TODOS e suas versões light, diet e normal! carregados de aditivos químicos para dar cor e sabor, e dependendo da versão uma verdadeira bomba atômica de açúcar!  Os aditivos em sua maioria podem são tóxicos para nosso organismo, propiciando o surgimento de diversas doenças, inclusive câncer. No Brasil, os refrigerantes do tipo cola possuem 67 vezes mais corante caramelo IV que os vendidos nos Estados Unidos. Esse componente já foi bastante estudado e está diretamente ligado a vários tipos de câncer, como o de intestino e de próstata.
  2.  Sucos prontos: algumas marcas podem conter até mais açúcares que os refrigerantes (pasmem, mas é verdade), pois além do açúcar natural da fruta, são acrescentadas quantidades exorbitantes de açúcar, fora os corantes e outras químicas para manter o frescor e a cor que um suco fresco tem. Eu sempre digo, melhor comer a fruta e beber água. Mas se for tomar, opte sempre pelo suco natural ou integral!
  3. Batata frita congelada ou servida nos fast foods: se você é do grupo acha que a batata da lanchonete faz mal só porque é frita, afinal, o que tem na batata de ruim é o óleo, certo? Errado! Algumas lanchonetes servem batatas que carregam nada mais nada menos do que 14 ingredientes. Dentre eles, vários que não são nada saudáveis. Saiba que quando pede fritas, na verdade, pede ao atendente o seguinte: “Por favor, me dê uma porção de batatas fritas com óleo de cártamo, dimetil polissiloxano (óleo de silicone), açúcar, dextrina, pirofosfato de sódio, ácido cítrico, com um pouco de goma xantana, sal  e bastante glutamato monossódico”. Vamos combinar que é pra perder o apetite né?
  4. Miojo ou Lamen: Muita gente não sabe, mas o miojo cozinha em poucos minutos porque já é pré cozido. Na verdade é frito, para assim poder chegar em suas mãos, seco e crocante. Além de ser carboidrato simples, sem grandes vantagens nutricionais, ainda passa por uma lavagem de óleo. Pra piorar, tem glutamato monossódico e inosinato dissódico, ambos substancias químicas para realçar o sabor (e viciar), que são altamente tóxicos e inflamatórios ao organismo.
  5. Embutidos, como salsicha e peito de peru: pra quem utiliza esses alimentos como fontes de proteínas sinto informar ser uma péssima escolha. Pra mim, não faz sentido o tanto de substancias químicas que eles contém como doses altíssimas de nitritos e nitratos, altamente cancerígenos, pra dizer o mínimo. E não pensem que o light é melhor, não. Só tem menos sódio.

    Calma, o vinho pode…rs (Foto: Casa Valduga)

  6. Nuggets: Outra pegadinha! Garanto que você acha que o problema é ser frito, né não? Ledo engano. Aqui, o óleo por ser frito nem é o maior dos problemas a sua saúde. O que chega ao seu prato é uma pasta de frango feita com todas as partes que não são apresentáveis (digamos assim), misturada com outros tipos de proteína, farinha e um monte de aditivos químicos para dar liga, crocancia e sabor. Não preciso repetir que essa química toda não faz nada de bom pra sua saúde, certo? – E, pra quem pensa na proteína, olha que interessante. Aqui no Brasil, a lei exige que os nuggets tenham no mínimo 10% de proteína e no máximo 30% de carboidrato, ou seja, é bem provável que algumas marcas tenham mais carboidrato do que proteína.
  7. Margarina: Pra mim não é nem comida, é na verdade uma invenção do homem para substituir a gordura de verdade, só que de um jeito muito mais barato. A manteiga nada mais é que a gordura do leite, ou seja, produzida naturalmente pela vaca. Já a margarina, é de origem vegetal, obtida a partir de processos industriais de óleos vegetais como de milho ou girassol. O problema aqui é que no processo de hidrogenação, uma boa parte das gorduras insaturadas (mais saudáveis do que as saturadas) se transforma em gordura trans. Por não ser encontrada na natureza, nosso corpo tem dificuldade em sintetizá-la e ela pode acabar se acumulando no organismo, implicando em doenças cardíacas. Eu expliquei nesse post sobre a importância de incluir gorduras na alimentação, nesse caso a manteiga é indicada. Evite a margarina, sempre!
  8. Temperos prontos, como tabletes de caldo: são péssimos para saúde, já que vem carregados de sódio e acompanhados de glutamato monossódico e inosidato dissódico, que é da mesma família do glutamato, ou seja, tem os mesmos malefícios . Se você usa o pó branco pra deixar o arroz “soltinho”, o caldo para o feijão “ficar mais gostoso”, o amaciante pra sua carne, saiba que está comendo uma bomba ou várias diariamente. O problema do glutamato é super sério. Diversos estudos mostram que a substância age como um transmissor de impulsos nervosos no cérebro (por isso vicia) e seu consumo tem sido associado com dificuldade de aprendizado, Mal de Alzheimer, Parkinson e, como já falei acima, vários tipos de câncer. De “Amor” e saúde no seu tempero, não tem nada!
  9. Bolachas recheadas: Me diga o que uma mistura de farinha branca refinada, açúcar e gordura hidrogenada trazem de bom pra sua saúde? Nada! Vale também para bolacha água e sal (como já falei nesse post aqui), bolacha maisena, club social etc. Essas bolachas ou biscoitos possuem grande teor de sódio e são carboidratos de péssima qualidade, com muito açúcar e carregados de gordura trans. Essa mistura de ingredientes pode provocar, dentre outras coisas, inchaço, prisão de ventre, diabetes, colesterol ruim (além de diminuir o bom) e, claro, obesidade. Se você é controlado (a) e se contenta com uma só, até vai, mas o problema é justamente esse: a falta de controle. Um pacote de bolacha recheada pode ter até mil calorias (quem aí para no meio do pacote?) e equivaler a oito pães franceses! Pra te inspirar pra ir pra cozinha, a Mari postou uma receita de biscoito saudável aqui.
  10.  Salgadinhos tipo Cheetos: Esse tipo de snack não deve ser consumido por ter muita gordura trans, sódio, muitos aditivos químicos e conservantes. Os salgadinhos também vem carregados de glutamato monossódico (esse veneno… de novo!). Outro grande problema é o teor de gordura, que varia entre 4,3 g e 6,1 g em uma porção de 25 g. – Comidas altamente processadas e com altos teores de gorduras, aumentam o risco de doença no coração, pressão arterial alta, colesterol elevado e inclusive alguns tipos de câncer, além de engordar.

A textura aerada do salgadinho e o fato dele derreter na boca é uma combinação perigosa para seu cérebro. Por isso é que vicia! Créditos da foto: mundo.r7.com

E aí, vamos ser mais conscientes, pensar mais em nossa saúde e evitar esses alimentos, principalmente, na alimentação das crianças? Lembrem-se de mim da próxima vez antes de cometer o próximo pecado capital…rs

Um beijo!

Gostou de saber os alimentos que eu evito a todo custo? Eu gostaria muito de ouvir a sua opinião! se você gostou, por favor, deixe um comentário, curta e compartilhe em suas redes sociais! 

(Se perdeu algum dos posts sobre vida saudável, clique aqui e confira.)

Créditos da foto de capa: Pinterest

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)