O que fazer e como chegar em Jericoacoara? – A terra do sol poente e dos bons ventos – by Tatiana Arrais
22/09/2011 4 comentários

O que fazer e como chegar em Jericoacoara? – A terra do sol poente e dos bons ventos – by Tatiana Arrais

Jericoacoara, carinhosamente conhecida como Jeri, é um verdadeiro oásis no nordeste brasileiro. Um paraíso escondido entre as dunas e moldado pelos ventos cearenses. Lugar que encanta e fascina pelo clima, beleza e simplicidade que nos encanta com suas dunas gigantescas, lagoas de água cristalina,  areia branquinha, vento sempre presente, manguezais e praias espetaculares. Sem dúvida nenhuma, um dos meus paraísos prediletos aqui no Brasil.

O mais belo pôr do sol

Jeri para mim é inigualável e não me canso de visitar. Por ter morado três anos em Fortaleza, e me tornar frequentadora assídua desta maravilhosa vila de pescadores, fui convidada pela nossa linda flor para falar um pouco sobre este paraíso, e, compartilhar as experiências deste lindo lugar também conhecido como  a terra do sol poente e dos bons ventos!!!

Jeri é super calma e um colírio para os olhos. Nos meses de agosto a outubro (a época dos ventos fortes) atrai gente do mundo todo, especialmente os amantes do kitesurf e windsurf. É como se estivéssemos onde o vento literalmente faz a curva. E foi este vento que moldou a natureza e beleza deste lugar… Para se ter uma idéia da força do vento, olhem a foto abaixo :

Se venta por lá? Perguntem para esta árvore…rs

Chegar em Jeri não é tarefa fácil : de Fortaleza, são mais ou menos 300km (em estradas cearenses = 5 horas dirigindo) até Jijoca.

Para quem vai de carro, vale lembrar que Jijoca é o último ponto de abastecimento. Para quem não possui ou não alugou carro 4×4, também oferece vários estacionamentos.

De Jijoca à Jeri, as opções são:  alugar serviços de van, 4X4, ou, se preferir, ir em uma jardineira (quase um pau de arara) e encarar mais 50 minutos entre as dunas até chegar em Jeri… É cansativo, mas vale a pena… o visual compensa tudo!!!

Jardineira à caminho de Jeri

Reserve pelo menos 4 dias para curtir as maravilhas deste lugar… Fuja dos pacotes que oferecem Jeri em apenas 2 dias, e, não deixe de aproveitar as dicas abaixo:

1. Acompanhada ou sozinha sempre uma boa opção: Jeri é um daqueles lugares que você se diverte indo com os amigos,  sozinha ou com um bela companhia. Aproveite para conhecer e conversar com as pessoas locais (os nativos e aqueles que largaram tudo e hoje vivem por lá). Povo simples, alegre, com fala mansa e que acolhe muito bem todo mundo. Nessas, você faz amizade, acaba sendo convidada (o) para um belo café da tarde com tapioca, e ainda pode ser chamada (o) para fazer parte da tripulação da jangada que parte às 5h da manhã para a pesca diária… Experiência única e indescritível… e como costuma dizer o povo cearense : “JERI: PENSE NUM LUGAR BOM!!!”

Eu com moradores de Jeri. Gente fantástica, alegre e receptiva.

2. Duna Pôr do Sol: diariamente, as 17h00, todos fazem o mesmo caminho: sobem na Duna pôr do sol, para, como o próprio nome diz, assistir o lindo pôr do sol que só Jeri tem. Lá o sol não se põe, ele se exibe: dando um show de beleza, cores e formas no céu… um verdadeiro espetáculo. Lindo e apaixonante.  Após este show, forma-se na beira da praia a tradicional roda de capoeira que também é imperdível!

Duna Pôr do Sol

 

Roda de capoeira em Jeri

3. Pedra Furada: esculpida pela natureza através das ondas do mar, virou um símbolo de Jericoacoara. Não é fácil chegar até ela. A caminhada dura uns 40 minutos e você pode fazer pela praia (com a maré baixa) ou pelo Morro do Serrote. Minha dica é: vá pela praia logo cedo e aproveite a maré baixa, e volte pelo Morro do Serrote, que tem belas paisagens e um visual LINDO da Vila…

Pedra Furada


4. Preá : Reserve um dia para conhecer esta praia, que fica bem pertinho de Jeri. E como chegar até lá? Existem vans, D20 e jardineiras  que saem da rua principal de Jeri com destino ao Preá com preços bem mais acessíveis do que alugar um buggy. Preá também é uma vila de pescadores maravilhosa, encanta pelos fortes ventos que conseguem ser mais fortes do que os de Jeri. Por isso, hoje o Preá  virou  um tipo de “Meca” para os praticantes de kitesurf. O lugar é lindo, com gente bonita e você pode ter aulas de kitesurf e windsurf. Não perca esta oportunidade é bom demais!!!

Kite no Preá

5. Lagoa Azul e Lagoa Paraíso: Imagine lagoas com águas  doces e cristalinas no meio das enormes Dunas de Jericoacoara… sim, elas EXISTEM  e se formam durante o período de chuvas (que normalmente ocorre de fevereiro a maio). A Lagoa Paraíso fica em Jijoca, já a Lagoa Azul fica no município de Cruz… todas bem perto de Jeri… Para chegar até lá, assim como no Preá, opte pelas opções ( jardineira e vans) que saem da rua principal de Jeri : bem mais em conta para quem vai sozinho… se está com um grupo, vale alugar um buggy.

Bora mergulhar nesta lagoa cristalina de água doce?!

6. Tatajuba: Além de possuir uma lagoa também de água doce e maravilhosa, Tatajuba é aquele lugar onde conhecemos o poder da natureza : uma vila inteira que foi soterrada pela areia através da força dos ventos… vale conhecer… para chegar até lá, só mesmo de 4×4 ou buggy…

7. Vida noturna de Jeri : Os horários em Jeri são bem atípicos… A noite  e a gastronomia de Jeri são bem  variadas e agitadas. O “esquenta”, normalmente ocorre lá pela 1h da manhã na rua principal com carrinhos que oferecem diversas opções de bebidas e os mais variados tipos de caipirinha… O que não pode deixar de visitar é o point obrigatório pós balada em Jeri, a Padaria Santo Antônio, que funciona somente das 2h às 6h da manhã, com fornadas (simplesmente sensacionais) de pão de côco, queijo e banana…que são tudo de bom!!!

Rua Principal de Jeri. Detalhe: Jeri possui somente 5 ruas…

P.S.: Leve uma lanterna : a noite as ruas não possuem iluminação… então, se não deseja dar de frente com um calango ou uma perereca, fica a dica!

P.S.2: em Jeri, o sol é forte , muito forte…  é difícil encontrar uma sombra. Ou seja : sol no côco o dia inteiro. Proteja-se! use protetor solar (tô parecendo o Pedro Bial falando…) e bonés/chapéus são fundamentais …

P.S.3: Estão construindo um aeroporto em Jeri, alguns gostaram, pois isso facilitará a ida até lá… eu, particularmente , na minha humilde opinião, acho lamentável… vamos torcer para que preservem a natureza deste belo lugar 😉

Escrevendo este post me bateu uma saudade enorme de Jeri…Êhhhh terra boa!!!! Quem sabe da próxima vez arrasto a nossa flor, a soberana deste blog, para ir comigo e também deixar a sua opinião aqui… O que acham?!

Overview de Jericoacoara – com a música tema do lugar. Já vai decorando 😉

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)