Qual tempero usar? Escolha a erva aromática certa e confira seus benefícios!

Qual tempero usar? Escolha a erva aromática certa e confira seus benefícios!

Semana passada falamos sobre como conservar ervas frescas por mais tempo, hoje a dica é de qual tempero usar e qual a melhor erva aromática para determinado prato, uma dúvida que sempre paira no ar quando somos iniciantes na arte de cozinhar. Escolhi falar das ervas aromáticas mais populares na culinária, com o que combinam e quais são seus benefícios à nossa saúde.

Manjericão

 

 

Combina com: molhos, tomate, massas, pizza, cogumelos, sopas e sucos. Fica mais forte com o cozimento, mas indico que use na finalização dos pratos.

Benefícios: É desintoxicante, tem cálcio, ferro e ômega-3

 

 

Hortelã

 

Combina com: sucos, saladas, legumes, frutas e carnes e é sempre presente na culinária árabe.

Benefícios: Tem cálcio, ferro, potássio, sódio e magnésio.

 

Tomilho 

 

 

Combina com: tomate, carnes, peixes, caldos e molhos para salada. No arroz, fica uma delícia. Com louro e salsa, compõem o Bouquet Garni, tradicional tempero da culinária francesa.

Benefícios: Anti-inflamatório, antioxidante e digestivo.

 

 

Sálvia

Um SALVE sálvia! Do latim salvare, significa salvar ou curar. – Quem precisa de remédio com sálvia em casa?

Combina com carnes, ensopados, caldos e legumes assados. É perfeita para aromatizar azeites e manteigas e fazer um molho delicioso! Basta derreter manteiga, juntar folhas de sálvia, refogar um pouco, adicionar sal e colocar na massa recém cozida. Fica perfeito!

Benefícios: Rica em acido fólico, magnésio, ferro, cálcio, manganês e cobre.

 

 

Alecrim

 

 

Combina com: legumes, pão (focaccia), carnes, peixes. Experimente colocar um raminho de Alecrim no seu azeite e veja a diferença.

Benefícios: ótimo para a memória e anti-inflamatório natural. Além de ser digestivo, também auxilia o corpo na absorção da glicose do sangue.

 

 

Salsinha

 

Combina com: tudo! Molhos, carnes, aves, peixes, saladas. O tabule não é nada sem ela.

Benefícios: ácido fólico, cálcio, potássio, fósforo, enxofre, magnésio e ferro.

 

Louro

 

 

 

Combina com: feijão, lentilha, ensopados, molhos, marinadas, sopas e aromatiza frutas cozidas.

Benefícios: excelente aliado na digestão das leguminosas.

 

 

Orégano

Todos estamos acostumados com o orégano desidratado,  aquele do pacotinho que muitos colocam na pizza. O orégano fresco também é delicioso, mais suave e menos amargo que a versão seca.

Combina com: saladas, na omeletes e molho de tomate.

Benefícios: o chá de orégano é um excelente expectorante.

 

Para encerrar este texto tão aromático, aqui vai uma receita fácil e deliciosa de fazer!

 

Manteiga de ervas

 

Ingredientes

  • 200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente;
  • 1 xícara (chá) de ervas frescas bem picadas. (Usei orégano, alecrim, manjericão, tomilho e sálvia);
  • 1 dente de alho bem picado;
  • Sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo

Em um recipiente, coloque a manteiga amolecida com as ervas picadas, o alho picado, o sal e a pimenta. Com uma colher misture bem todos os ingredientes. Prove até acertar o sal.

Você pode consumir na hora do preparo ou congelar. Para congelar, espalhe a manteiga por cima do plástico filme, faça um rolinho e feche bem dos lados antes de colocar no freezer. Quando for usar é só retirar e fatiar a quantidade necessária.

Combina com…

A manteiga de ervas, além de ser simples de preparar, é um delicioso quebra um galho na cozinha. Pode ficar armazenada no freezer, ser usada como molho rápido para massas, para os grelhados, legumes salteados e até no ovo frito. Vai fazer torradas? Passe a manteiga de ervas nas fatias e leve para o forno. Fica um espetáculo!

Validade: 30 dias no freezer

Como vocês perceberam, as ervas aromáticas frescas são nossas melhores amigas na cozinha porque além de trazer sabor e frescor aos pratos, são excelentes para a nossa saúde. Espero ter ajudado na dúvida de qual tempero usar na sua próxima aventura na cozinha.

Até semana que vem!

Um beijo da Mari

Produção culinária e fotos – Marianne Rogatto

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)