Búzios e Arraial do Cabo ou Paraty e Angra dos Reis?
22/03/2018 2 comentários

Búzios e Arraial do Cabo ou Paraty e Angra dos Reis?

Búzios e Arraial do Cabo? Paraty e Angra dos Reis? Ou quais são as melhores entre uma e outra?

Já que sou também rata de praia do litoral do Estado do Rio de Janeiro, vira e mexe as pessoas me perguntam qual é a melhor escolha de dobradinha: Búzios e Arraial do Cabo ou Paraty e Angra dos Reis? Além disso, qual é a melhor entre Búzios e Arraial do Cabo ou entre Paraty e Angra dos Reis? A escolha pode ser difícil para muitos, mas para mim, a resposta é praticamente automática. Búzios, de longe e Paraty, a passos bem largos!

BÚZIOS OU ARRAIAL DO CABO?

MOTIVOS PRA ESCOLHER BÚZIOS

Motivos para escolher Búzios não me faltam e incluem a educação do povo, sua vibe, excelente gastronomia, limpeza das ruas e das praias, além de ser o lugar mais badalado entre todas estas opções. Não é a toa que Brigitte Bardot se encantou com aquela até então pacata vila de pescadores e suas belezas naturais. A única coisa não tão legal de verdade em Búzios é a temperatura da água. Dependendo do dia é congelante, mas isso não é um problema quando os termômetros por lá passam dos 30 graus. A gente sente até aquele tziiiiiiiii…rs

ONDE FICAR EM BÚZIOS?

Há muitas charmosas pousadas e hotéis aconchegantes em Búzios. Entre eles, prefira ficar em João Fernandes ou na Praia da Armação de Búzios se quer ficar bem centralizado. Entre as opções em João Fernandes que já fiquei e gosto estão a Pousada Bahiamarela, que tem um café da manhã espetacular e uma vista de João Fernandes e do por sol de babar, bem como, a Pousada Porta do Céu e sua vista privilegiada.

Sem um visual tão imbatível, mas com localização ótima estão as pousadas de Armação. Entre elas, a Pousada Pelicano.  Entretanto, caso queira ter o que chamo de The View, minha dica é Vila D’Este em Humaitá. Amo esta pousada, mas pesa um pouco mais no bolso (e vale a pena!).

Se quer sossego, a Praia da Ferradura é a minha preferida. Por ali, estará perto do burburinho, mas não o suficiente para ir a pé a Rua das Pedras, por exemplo. Considere a Apuã Ferradura, assim como, a Búzios Prime.

Se gosta de agito, considere Geribá, mas uma atenção. O trânsito para ir e vir pra lá é pesado, principalmente, durante o verão e na parte da tarde. Isto também porque o pessoal de Arraial do Cabo e Cabo Frio fazem o tal do bate volta até Búzios. Por aqui, considere o Chez Pitu Hotel. para não passar perrengue para estacionar o carro ou qualquer outra pousada na praia, mas que tenha estacionamento.

MOTIVOS PRA ESCOLHER E NÃO ESCOLHER ARRAIAL DO CABO

Se tiver a intenção de ficar em Arraial do Cabo, procure ir na baixa temporada para não passar perrengue, por favor. Arraial é linda e deve ser conhecida, com toda certeza! Praias como a do Farol e As Prainhas vão te fazer babar absurdamente. O mesmo acontece com a Praia do Forno, desde que não tenha nenhuma sujeira pelo caminho. Aqui, um cuidado. A trilha para chegar até ela não é das melhores em infraestrutura. Por isso, não a recomendo para idosos, pessoas desastradas ou casais com crianças pequenas. Prefira chegar até lá de barco.

Muitos podem me perguntar: Por que não Arraial do Cabo, já que as praias são mais bonitas? Pois é, me corta o coração falar. As duas últimas vezes em que estive em Arraial (2016 e 2017) fiquei triste com o descaso durante os dias de verão. Dizem que na baixa temporada as coisas mudam, mas não posso enganar meus leitores recomendando como destino para ir durante o verãozão, por exemplo. O descaso que eu digo aqui é em relação a sujeira que os turistas deixam, aos pancadões entre outras coisas. Fora que a infraestrutura é bem inferior a de Búzios. Clique aqui para entender melhor.

Mas é claro que na alta temporada é super válido ir à Arraial do Cabo em passeios de barcos partindo de Búzios, por exemplo. De novo, evite o alto verão para não se decepcionar, como eu. Outra coisa importante para quem vai de carro é saber por onde ir entre outras dicas. Escrevi um texto sobre, basta clicar aqui para ler antes de ir!

ONDE FICAR EM ARRAIAL DO CABO?

A infraestrutura de hotéis e pousadas em Arraial do Cabo é mais escassa que Búzios, mas há boas opções. Não recomendo que fiquem longe da Praia dos Anjos. O melhor de Arraial é deixar o carro e fazer tudo a pé, sempre que possível. Claro que para ver o por do sol, que fica no Pontal do Atalaia você precisará subir a ladeira de carro, mas de novo. Evite o verão porque o lugar lota de uma forma que tem gente que para em fila dupla. Ou seja, fica infernal transitar. Também não recomendo ir a Praia Grande nesta época porque é praticamente missão impossível estacionar na rua, caso não queira pagar o preço inflacionado dos estacionamentos. A Prainha, que é a porta de entrada de Arraial na alta temporada é abarrotada. Apesar de linda, pode não ser a sua opção de praia no verão.

Concluindo, a Praia dos Anjos é a melhor opção pra mim. A Pousada Canto da Baleia será o melhor custo x benefício. Os hóspedes viram verdadeiros fãs!

PARATY OU ANGRA DOS REIS?

MOTIVOS PARA ESCOLHER PARATY

Os motivos para escolher Paraty ficam por conta de seu charme que arranca suspiros, sua melhor infraestrutura que Angra, além de ser mais fácil encontrar opções boas e baratas de hospedagem. A única coisa ruim em Paraty é que as praias não são tão legais, rolando um deslocamento de carro, escuna ou barco. Em Angra, ocorre o mesmo, mas não tem a mesma infra que tem a sua vizinha.

ONDE FICAR EM PARATY?

Prefira ficar disparadamente na região Centro Histórico e em uma pousada que tenha estacionamento. A exemplo de Búzios e Arraial do Cabo, estacionar em Paraty também é uma saga, principalmente, na alta temporada. Alguns preferem ficar na Praia do Jabaquara, mas para se locomover até o centro é ruim. A não ser que goste bastante de andar e queira economizar uma grana.

Além de respirar constantemente todo o charme de Paraty, em seu Centro Histórico estão as pousadas mais clássicas e com estilo imperial. Claro que você não é obrigado a ficar em uma pousada que já foi um casarão, mas é uma delícia. Apesar de eu não gostar de hostel, até darei a dica de um que os colegas ficaram e é muito bom.

Entre as minhas indicações, a badalada Pousada do Sandi, que é um clássico em Paraty, além da Porto Imperial. Uma dica, se certifique se o estacionamento que a pousada menciona é privativo. Às vezes, há menção de estacionamento, mas é o da rua. Não caia nesta furada.

Uma hospedagem mais simples é o Che Lagarto. O hostel tem um clima bem legal, piscina, além de ter jantar a um preço bem convidativo. Por falar em jantar, vá ao Pipo por mim. Ele fica nos fundos da Pousada do Sandi. Não vá ao Paraty 33 por mim também. A relação custo x benefício não é das melhores.

MOTIVOS PARA ESCOLHER E NÃO ESCOLHER ANGRA DOS REIS

Podem me perguntar: Por que não Angra já que é famosa pelo glamour? Bom, o glamour de Angra está nos passeios de barco ou lanchas privativas que circulam pela região, nas casas enormes com seus piers a beira mar, mas o centro da cidade não é bonito e é perigoso. Quanto as praias, possuem o mesmo problema que a sua vizinha, já que tem que passear de escuna ou pegar o carro. Tem que ir razoavelmente longe para ter acesso as mais praias belas. Claro que têm boas praias por perto, mas aquelas arrebatadoras não estarão por perto de seu hotel ou pousada, caso não possuam praias privativas.

Eu mesma já fiquei em um hotel bem bacana em Angra e que tinha uma praia privativa, mas era dentro de condomínio, sem ter aquela liberdade de escolher o que comer entre diversos tipos de culinárias e perambular a noite pra ver gente, por exemplo. Já Paraty é o oposto e muita famosa pela sua gastronomia, que tem muito do dedo dos gringos que por lá fixaram residência.

ONDE FICAR EM ANGRA DOS REIS?

Claro que a minha recomendação será ficar em um hotel que possua praia privativa. Considere a charmosa Pousada Mestre Augusto, a Pousada Jamanta, assim como, o Angra Beach Hotel. Gostei bastante da praia privativa do Angra, o hotel tem meia pensão e quartos estilo flat. Entre os hotéis com bom custo x benefício e acessíveis, na linha da praia com areia privativa, o indico, mas na alta temporada pode ser tumultuado o restaurante no jantar. Além disso, para chegar a praia, há um inconveniente. Precisa pegar um transporte gratuito do hotel, que te levará até lá. Mas a praia é linda!

REGIÃO DOS LAGOS OU COSTA VERDE?

Se me perguntarem a preferência entre a Região dos Lagos e a Costa Verde, escolho de olhos fechados a Região dos Lagos. Não é só porque Búzios e Arraial do Cabo estão por lá. Mas por conta da beleza das praias, pelo ambiente mais seguro entre outros encantos. No meu caso, a única perda real que tal região tem para outra é quanto a proximidade de São Paulo. Paraty é coladinha em Ubatuba, litoral norte de São Paulo.

Se estiver com dúvidas entre uma região ou uma cidade e outra, espero ter clareado. Esta é a minha opinião, com base nas n vezes que já fui em ambas regiões. Confesso que acabo indo mais à Paraty e arredores pela proximidade de São Paulo, mas não interfere muito. Só me deixa ainda mais com saudades de Búzios e suas belas praias.

Independentemente do destino que escolha, é importante saber que tudo ficará mais fácil se fizer a viagem de carro. Caso tenha planos de alugar um, recomendo reservar na Rentcars através deste link, que traz um comparativo de várias locadoras de carro, podendo parcelar e isento de IOF.

SE ESTIVER PERTO DE SÃO PAULO…

CONFIRA MINHA LISTA DAS MELHORES PRAIAS DE SÃO PAULO

GOSTOU DA DICA? QUER ECONOMIZAR? PLANEJE SUA VIAGEM POR AQUI! 

Além de não te custar nada mais, terá boas vantagens e ainda ajudará na monetização do conteúdo do blog. Para cada transação realizada, receberemos uma pequena comissão. Entretanto, caso tenha que cancelar e fazer uma nova reserva, entre novamente pelos links acima. Infelizmente, os sites acima desconsideram a comissão quando isso acontece porque não conseguem rastrear a origem. 😉

Obrigada por ajudar quem te ajuda na hora de planejar sua viagem!

Isto fará com que sejam cobertos, em partes, os custos de manutenção e proporcionará que viajemos cada vez mais, trazendo mais conteúdo bacana para vocês.

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)