Como preparar Salmão en Croute?

Como preparar Salmão en Croute?

Sabe aquele prato que impressiona e deixa todo mundo com água na boca? Assim é o Salmão en Croute (ou Salmon en Croute). O termo “en croute” indica que o alimento foi embrulhado totalmente ou parcialmente em massa folhada e depois cozido no forno.

Além de ser delicioso, o melhor de tudo é que para a receita de salmão em croute usamos poucos ingredientes e o preparo é bem simples. Não existe nada mais prático que preparar os alimentos no forno, não é mesmo? Facilita muito o dia a dia, as possibilidades são infinitas e o timer ajuda a não esquecer o assado e correr o risco de queimar…rs – Na minha casa, tem sempre algo na assadeira perfumando a cozinha. Legumes, carnes, frango, arroz ou massas ficam caramelizados e com aquela casquinha delicia que todo mundo pede bis!

E aí, vamos acender o forno?

Receita do Salmão en Croute

Ingredientes

1 filé de salmão sem espinhas com a pele/800g
500 g de massa folhada
5 colheres (sopa) de tapenade – veja abaixo como preparar
6 rodelas de tomate
150 g de muçarela de búfala
Folhas de manjericão
Azeite
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
Gema de ovo para pincelar
Sementes de papoula (opcional)

Receita de Tapenade e modo de preparo

200 g de azeitonas pretas sem caroço
1 dente de alho
50 g de alcaparras
50 g de filé de anchovas
50 ml de azeite
Raspas de 1 limão siciliano

Em um processador de alimentos, coloque as azeitonas, as alcaparras, as anchovas, o alho e aperte a tecla “pulse” algumas vezes. Adicione o azeite, as raspas do limão até ficar com uma consistência espessa. Caso não queira preparar, você encontra a tapenade pronta em alguns supermercados e empórios.

Modo preparo do Salmão en Croute

Pre aqueça o forno a 200 graus. Em paralelo, abra a massa folhada em uma superfície polvilhada com farinha de trigo até que ela fique no tamanho de uma assadeira média. Acomode a massa folhada na assadeira, coloque o filé de salmão por cima da massa com a pele virada para baixo, passe azeite e tempere com sal e pimenta.

Cubra o salmão com a tapenade, coloque as rodelas de tomate, as folhas de manjericão e distribua os pedaços de muçarela de búfala, regando com mais azeite. Junte as laterais da massa folhada fechando toda a volta, pincele com a gema de ovo e polvilhe as sementes de papoula na massa folhada. Asse por aproximadamente 30-40 minutos, até que a massa folhada esteja bem dourada.

Produção culinária e fotos: Marianne Rogatto

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)