A importância das amizades

A importância das amizades

Muita gente subestima o valor das amizades verdadeiras em detrimento da família, mas diversos pesquisadores e estudiosos afirmam que os amigos podem ter o mesmo papel ou até superior ao de irmãos e primos, a depender da profundidade da relação e do grau de sintonia entre as pessoas.

Há pessoas cuja família é desunida, desestruturada, ou que rejeita alguns de seus membros devido à orientação sexual ou prática religiosa, e ela precisa fortalecer novos laços, novas estruturas que podem acontecer de maneira variada. Há quem se ligue a uma tia, uma avó, enquanto outros encontram suporte em companheiros de trabalho, amigos de infância e até animais.

Os amigos são um forte apoio emocional, uma relação de confiança onde se encontra valores emocionais, estéticos, morais, culturais e até financeiros. Um acaba ajudando o outro porque se reconhecem como iguais e sabem que a recíproca será verdadeira. Por isso, quando ocorre uma cisão, costuma-se dizer, popularmente, que uma traição de amigo é pior que a de um companheiro ou esposa.

O pensador John Donne afirmou, certa vez que: “Nenhum homem é uma ilha isolada”. Ele precisa do convívio social para desenvolver suas habilidades e inter-relações. Mesmo com as redes sociais, é imprescindível que os relacionamentos saiam do virtual e partam para o “Mundo real”.

Os amigos nos fazem mais felizes, tornam a experiência da vida mais relevante. Dividir, relembrar o passado, diminuir a solidão, tudo isso é importante para todo mundo. As amizades da infância nos tornam mais resistentes aos problemas, inclusive é importante combater o bullying, ele é muito mais grave do que se imagina. Não o subestime!

Uma mudança de vida, emprego, relacionamento, aumento da família, tudo isso gera incertezas, dúvidas existenciais, faz com que as pessoas se sintam inseguras, mas a estabilidade que uma amizade verdadeira tem faz com que qualquer um saiba que não importa o que aconteça, você sempre terá um porto seguro. Encontre um amigo verdadeiro e saberás sua importância.

Crédito das imagens: pixabay.com

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)