Como fazer aspargos empanados e assados?

Como fazer aspargos empanados e assados?

Os aspargos tem fama de serem caros aqui no Brasil, mas de vez em quando encontramos aquela promoção, sendo possível colocá-lo em nossa mesa através de uma receita deliciosa! Versáteis na hora de preparar, podem ser cozinhados na água, no vapor, na manteiga ou até grelhados e, combinam com diversos pratos como carnes vermelhas, peixes, frutos do mar, saladas e até como o ingrediente principal no risoto.

Nossa sugestão é servi-los como aperitivo, deliciosamente empanados e assados e, acompanhados da nossa maionese caseira de alho assado, que ensinamos semana passada. Aproveitando a data, que tal prepará-los crocantes para o almoço do Dia das Mães?

Aspargos empanados + maionese caseira = ❤

Ingredientes

1 maço de aspargos (25 aspargos)
1 e 1/2 xícaras de farinha Panko (ideal para empanar e assar)
1 xícara de parmesão ralado
Raspas de 1 limão siciliano ou 1 colher (sobremesa) de Lemon pepper
1 xícara de farinha de trigo
3 ovos batidos
Azeite para untar assadeira

Modo de preparo

Corte a ponta mais grossa dos aspargos e, ao invés de quebrar cada aspargo individualmente e deixar com tamanhos irregulares, prefiro colocar os aspargos lado a lado e cortar as pontas com o mesmo tamanho como na foto. Depois, com um descascador de legumes, descasco uma fina camada do aspargos. Feito isto, reserve.

Monte uma estação de trabalho para empanar com 3 pratos: um com farinha de trigo; um com ovos batidos e; outro com farinha panko, parmesão e lemon pepper. Empane os aspargos nesta sequência e os coloque em uma assadeira forrada com papel manteiga untado com azeite.

Asse em forno pré-aquecido a 180 graus por 40 minutos ou até que estejam dourados. Vire-os na metade do tempo para dourar por igual. Sirva-os acompanhados da maionese de alho assado. – Não uso sal, já que o parmesão é salgado. Caso prefira salgar, coloque o sal na farinha de trigo ou na farinha panko.

Atenção: O tempo no forno pode variar para mais ou menos. Caso o seu forno tenha, use a opção grill para dourar o aspargos por igual.

Sobrou farinha farinha Panko? Que tal preparar abobrinha empanada?

E só cortar em rodelas não muito finas e empanar como o aspargo, assar por aproximadamente 40 minutos.

Abobrinha empanada = ❤

Temos uma receita deliciosa de quiche com presunto parma e aspargos aqui e mais outras inspirações para o almoço do Dia das Mães aqui!

Produção culinária e fotos: Marianne Rogatto, mãe coruja do Théo 😉

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)