Curiosidades da Russia: o que deve saber antes de ir, escrito por uma russa

Curiosidades da Russia: o que deve saber antes de ir, escrito por uma russa

A Copa da Russia bate a porta e não poderia deixar os leitores do blog na mão. Como nunca fui ao país, pedi a uma ex colega russa de PwC (e que tem marido brasileiro) me ajudar. Prontamente, ela escreveu este texto de curiosidades da Russia para não cometerem nenhuma gafe ou passar perrengue. – Tania Abroskina e família, muito obrigada pela ajuda!

Alguns tópicos me chamaram a atenção por termos uma impressão completamente diferente aqui no Brasil, mas eu estou com dó mesmo é de que se chama Rui. Para construir as dicas abaixo, a Tania conversou com o marido brasileiro, lembraram e analisaram todos as gafes (ou erros) que aconteceram entre as famílias quando em visita no país do outro.

O RECADO MAIS IMPORTANTE

 

Dentro do contexto de coisas para você não fazer quando estiver na Russia, o mais importante é: não beijar! – Segundo a Tania, até hoje o seu pai cumprimenta todos os brasileiros de longe e praticamente foge/desaparece na hora da despedida. Tudo isso para evitar os milhões de beijos dados e, que não são comuns em seu país (ri alto imaginando a cena!).

LISTA DO QUE VOCÊ PRECISAR SABER OU NÃO DEVE FAZER NA RUSSIA

1 – SEU NOME É RUI? CUIDADO!

Se você se chama Rui, não se apresente como tal, pois a pronunciação deste nome é igual a um palavrão muito forte em russo. Para matar a curiosidade de vocês, antes que vão pesquisar em outro lugar, Rui significa caralho russo (desculpa pelo palavrão). Isso que dizer que se você é Rui, se apresente com outro nome ou pelo sobrenome e peça para os seus amigos, família e afins não te chamarem pelo seu nome. – Claro que sempre terá um sacana que berrará Rui e você no reflexo deve atender, mas fica esperto. Que fase, né c…Rui? rs

2 – VESTIMENTA EM RESTAURANTES E CAFÉS

No país, há um dress code social e pode ser que muitos restaurantes e cafés te barrem caso esteja de havaianas nos pés, tênis ou roupa esportiva. A minha dica é sonde antes o território. – Pode ser que na Copa do Mundo da Russia tais estabelecimentos sejam flexíveis, mas não vá com este pensamento (minha opinião), já que não estará no Brasil e não tem aquele tal jeitinho, ok?

Há uma exceção neste quesito quando falamos da cidade de Sochi, por se tratar de uma cidade praiana.

3 – NA RESIDÊNCIA DE UM RUSSO

Se for na casa de alguém, não esqueça de tirar os sapatos na entrada. O costume tradicional é não usar sapatos de rua em sua casa. Os russos tem sempre um par de sapatos extra em casa para convidados, não se preocupe.

4 – COUCHSURFING

Caso utilize o serviço de couchsurfing, leve sempre uma roupa para utilizar somente em casa. É uma prática não usar a roupa que se usa na rua em casa.

5 – CONVITE PARA CONHECER A CASA DE UM RUSSO

Caso seja convidado para conhecer a casa de alguém, leve flores, mas sempre em número ímpar. Números pares de flores se levam apenas em velórios ou cemitérios. Não se esqueça de contar! Mulheres russas sempre contarão a quantidade de flores que receberão.

6 – FAMA DAS NOVELAS BRASILEIRAS PELA RUSSIA

O povo russo tem muito carinho pelo povo brasileiro e muita gente na Russia já assistiu várias novelas antigas, como Escrava Isaura e o Clone. Este pode ser um assunto em comum para começar as conversas. Fica a dica aos noveleiros de plantão.

7 – PAULO COELHO

Mesmo que Paulo Coelho não seja tão popular no Brasil como é no resto do mundo, vários russos conhecem bem os livros dele. Outra dica para puxar assunto.

8 – LEITURA

Os russos adoram ler e, por conta disso, verá que eu todos os lugares terá alguém com o livro na mão, especialmente no transporte público.

9 – TRANSPORTE PÚBLICO

Por falar no assunto, é comum sempre os russos cederem seu assento a mulheres, idosos e crianças. Então, sempre aceite se alguém liberar o seu lugar e faça o mesmo, caso esteja na situação inversa.

10 – SOBRE BEIJO ENTRE RUSSOS

Os russos dão entre um e dois beijos SÓ e SOMENTE SÓ em amigos de muito tempo ou muito próximos. Então…não tente ou queira beijar todo mundo que você acabou de conhecer. Isso por não acabar bem e virar uma tremenda gafe!

11 – VODKA

Tome muito cuidado com estereótipos e brincadeiras sobre a vodka. Você descobrirá que a bebida que os russos mais tomam na verdade é o chá quente no frio e no calor. A piada que os russos se acabam na vodka é ofensiva e não será um ice break em um primeiro contato. É melhor abordar temas como cultura, literatura, jogadores de tenis ou futebol.

Além disso, nunca tente embebedar ou competir com um russo. O tal do overdrink, pela regra natural da genética, te deixará com vergonha alheia de si. Eles conseguirão beber muito mais que você!

12 – IDIOMA – SERÁ QUE ROLA FALAR INGLÊS NA RUSSIA? PREFIRA O ESPANHOL!

Na Russia se fala russo e, obviamente, eles não tem nenhuma obrigação em falar inglês. Embora o ouça pelas ruas em épocas de eventos internacionais, existe uma maior chance de se virar melhor em espanhol. Tal idioma tem sido muito mais popular entre os russos nos últimos anos.

13 – COMIDA / PRATOS RUSSOS

Os russos adoram comer e, cada refeição é cheia de pratos diferentes. Se quer provar algo muito diferente, tente rassolnilk (sopa de picles), schi “щи» (sopa de repolho) ou medovik ( bolo de mel tradicional). O pão tradicional na Russia é o “boridinsky” e tem um gosto forte. Por lá, o povo costuma comer tudo com pão, tanto que durante as refeições sempre terá um pão vindo junto com o seu prato.

A comida japonesa é muito popular na Russia, mas não se assuste ao ver no cardápio de um restaurante japonês pizzas e opções de comida chinesa ou outro tipo de comida oriental.

14  – CAFÉ OU CHÁ

Caso queira chamar alguém para tomar um cafezinho é melhor convidar para tomar chá. Há uma variedade enorme de chás na Russia e uma sobremesa de acompanhamento será sempre uma boa pedida.

15 – NOMES RUSSOS

Outro cuidado a ser tomado são com os nomes russos. Na maioria das vezes você deve falar errado nome de pessoas famosas como a Sharápora. Muitos brasileiros pronunciam Sharapóva, mas a sílaba tônica é no no segundo “a” e não no “o”.

16 – COMO É O TÍPICO RUSSO?

Assim como no Brasil, não há um esteriótipo do russo. O povo tem muitas caras por conta das misturas de etnias. Caso veja uma mulher com olhos puxados, ela pode ser russa do Cazaquistão ou Tartaristão, por exemplo. 

Você encontrará muçulmanos, budistas, católicos e, russos loiros e altos, bem como, morenos, baixinhos e com cabelos cacheados. Há todos os tipos de religião e grupos étnicos.

17 – COMPROMISSOS, HORÁRIOS E PONTUALIDADE RUSSA

Se falar para um russo “Vamos marcar um encontro?”, já se pressupõe que tenha o dia e o lugar para tal encontro, pois na língua e na mentalidade russa as palavras tem um poder muito grande, ou seja, se falar para algum russo “a gente tem que ir ao lugar X ou sair para o lugar Y”, ele já vai querer saber detalhes como horário e o ponto de encontro.

Por falar em horário, é super importante chegar no horário marcado, é uma questão de respeito com o próximo (não deveria ser nenhuma novidade, correto?). O russo vai te esperar no máximo por 15 minutos (é uma lei social deles) e nenhuma desculpa, por mais fundamentada que seja, não vai aliviar. Ele vai embora, mesmo!

18 – SARCASMO RUSSO

O russo é um ser muito sarcástico, mas dificilmente entenderá o tal quando traduzido para outra língua. O sarcasmo pode perder sentido e ficar solto no ar.

19 – SENSO DE DIREÇÃO E METRÔ EM MOSCOU

As cidades na Russia são enormes e tem bastante transito, mas o transporte publico te leva até qualquer lugar. O Metrô em Moscou parece um labirinto e confunde até os moscovitas, que sempre verificam o mapa para se acharem.
Por exemplo, quando um russo falar que o estádio da Copa ou qualquer outro ponto é pertinho, isto significa que terá que andar tranquilamente uns 40 minutos, no mínimo. Na cabeça dele, isso é perto. Além disso, um russo também sempre vai apontar alguma direção para você se for perguntado na rua, mesmo sem ter ideia para onde está indo ou onde o lugar que quer ir fica. O recomendado é ter o Yandex (o Google russo) baixado e em seu celular, é o melhor navegador da Russia.
Para estes assuntos de direção é ótimo estar conectado para não passar apuros. Compre aqui seu chip internacional, com internet ilimitada e entregue em casa clicando aqui.

20 – OS DIFERENTES SIGNIFICADOS DE “OI”

Hoje mesmo falando com uma amiga brasileira, soube que quando de sua estada no Egito, um russo a olhou na praia e disse algo similar em pronúncia com “Oi!” e ela respondeu em português “Oi” achando que fosse brasileiro. Só que, segundo ele, o tal do “Oi” em russo, significa interesse, paquera e afins (manja quando passa em obra? rs).

A situação foi em uma praia e ela ficou sem entender em um primeiro momento o que o ser de luz queria. O cara acabou explicando pra ela em inglês que estava a paquerando, mas de um jeito mais para o tal do “Oi, gostosa” e ela acabou o xingando. No fim, os dois se acertaram e foram tomar chá juntos, mas como amigos…rs

Claro que perguntei para Tania se fazia sentido o que o moçoilo disse. A resposta foi que faz algum sentido, mas no contexto de reação ao ver o corpo dela. “Oi” não se usa na paquera, é utilizado mais no sentido de te pegar de surpresa, inesperado ou quando algo caiu e quebrou. Uma vez, a Tania estava no Parque do Ibirapuera e um cara de bike apareceu do nada e quase bateu na bicicleta dela. Como reação ela falou alto “Oi” (no sentido russo) e o cara sorriu e respondeu “Oi” (no sentido brasileiro). Olha a confusão…hahahaha
Então, sim, este tal do Oi pode ser algo engraçado na comunicação dos brasileiros na Russia. Ainda bem que não se parece com nenhum palavrão, como Rui, por exemplo.

Bom, é isso! Espero que as dicas incríveis da Tania Abroskina e família te ajudem na Russia.

GOSTOU DAS DICAS SOBRE A RUSSIA? SEJA MAIS UM LEITOR PARCEIRO E AJUDE A GENTE TAMBÉM!

Precisa reservar seu hotel? Se você reservar sua hospedagem aqui no blog (através deste link do Booking) ou qualquer outro serviço através destes links de seguro viagem com comparativochip internacional de celular entregue em casa ou aluguel de carro parcelado e sem IOF, além de não te custar nada a mais, ajudará na monetização do conteúdo, através de uma pequena comissão que receberemos. – Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking, entre novamente pelo link do blog para fazer a nova reserva. O o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva.

Isto fará com que sejam cobertos, em partes, os custos de manutenção e proporcionará que viajemos cada vez mais, trazendo cada vez mais estas e outras informações bacanas e úteis.

OBRIGATORIEDADE E IMPORTÂNCIA DE CONTRATAR UM SEGURO DE VIAGEM PARA EUROPA

Uma viagem à Europa não pode ser feita de forma alguma desprotegido. Além de ser obrigatório, há diferenças de costumes, alimentares etc, mesmo entre os países europeus. Uma comida não bem aceita ou qualquer outra eventualidade pode acontecer. O blog tem uma parceira com a Next Seguro Viagem, que faz um comparativo de preços e coberturas de diversos seguros viagem em um lugar só, facilitando a sua vida na hora de cotar e ainda com desconto de até 30% nos planos. Se você é leitor do blog ou deste texto, clique neste link da Next Seguro Viagem e digite na tela de pagamento o código NPD22 no campo “Voucher ou cupom de desconto” e clique em “aplicar”. Fazendo isso, terá um desconto adicional no valor do seguro viagem escolhido. É importante que coloque em letras maiúsculas e sem acentuação o código para o sistema te dar o desconto.

Créditos das fotos: pixabay.com

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)