Economia, politica e mundo.

Economia, politica e mundo.

No texto de hoje, trarei uma atualização sobre o que está acontecendo na economia, politica e mundo.

O início de julho traz desaceleração nos preços ao consumidor, o que demonstra que a inflação está retomando o comportamento anterior a paralisação dos caminhoneiros. A volta a normalidade vem mais rápido do que o esperado, trazendo surpresas relativamente positivas nas prévias da inflação. O Índice de Preços ao Consumidor, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe) calculado para o município de São Paulo registrou alta de 0,63% na primeira quadrissemana de julho, enquanto o Índice Geral dos Preços de Mercado (IGP-M) subiu 0,41%.

No front eleitoral, a decisão favorável ao ex presidente Lula emitida pelo desembargador plantonista Rogerio Fraveto do Tribunal no domingo, 08/07, trouxe um desconforto para o Tribunal Regional Federal (TR-4), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Superior Tribunal Federal (STF). Entretanto somente as próximas pesquisas eleitorais que poderão dizer se esse episódio do TR-4 trará mais votos ou não para o ex presidente ou para o candidato que será lançado pelo PT.

Já atividade econômica desacelerou menos do que esperado pelos economistas. Medido pelo volume de vendas de varejo, o recuo foi de de 0,6% enquanto os economistas esperavam retração na casa dos 0,8%. Esse resultado de Maio vem de um misto de retomada da economia (primeira quinzena) e a greve dos caminhoneiros (segunda quinzena). O resultado mostra que o impacto no varejo foi muito inferior quando comparado a produção industrial que recuou mais de 10%.

Na semana passada, os EUA impuseram tarifas de 25% para cerca de U$ 50 bilhões de produtos chineses. Nessa semana, enquanto Donald Trump desembarcava em Bruxelas para a reunião da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), a Casa Branca decidiu tarifar em 10% mais de seis mil produtos chineses. Essa imposição da Casa Branca foi feita devido aos EUA acharem que não foi suficiente a retaliação da semana passada para que os chineses mudassem suas práticas de comércio.

Ainda não houve nenhuma resposta a essas retaliações por parte dos chineses. Contudo, mercados globais começam a especular hipóteses de reposta envolvendo os Treasuries e o Petróleo, uma vez que a China é a segunda maior compradora desse ultimo.  

A guerra comercial entre os dois países ainda não foi suficiente para provocar o nosso Banco Central a voltar com os leilões de SWAP, entretanto se esse estresse se prolongar teremos volatilidade no câmbio.

Um abraço,

Fon

Crédito da imagem de capa.

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)