Oktoberfest Munique – datas, onde ficar entre outras dicas

Oktoberfest Munique – datas, onde ficar entre outras dicas

A Oktoberfest Munique é sem sombra de dúvida uma das festas mais populares do mundo. São mais de 200 anos de história, tendo sua primeira edição em 1810. Naquele ano, a ideia inicial celebrar por alguns dias o casamento do Príncipe Luís I da Baviera com a Princesa Teresa da Saxônia e fechar o evento com uma corrida de cavalos. Entretanto, o evento real fez tanto sucesso, que para nossa felicidade repetiu-se por anos, tomando uma proporção gigante. Já não há mais cavalos e a cerveja, depois de muitos anos, virou a estrela absoluta da Oktoberfest Munique.

Desde àquela época a festa acontece praticamente no mesmo lugar, no enorme Theresienwiese (ou Wiesn). O nome na tradução livre significa jardim/gramado de Teresa e foi nomeado assim por conta do casamento da nobreza. Quem quer ter um gostinho da festa no Brasil vai à Blumenau, mas claro não é a mesma coisa. Nem mesmo em festas similares na própria Alemanha.

OS NÚMEROS DA OKTOBERFEST MUNIQUE

Segundo conversa que tive com o órgão de turismo da cidade durante um almoço por lá, Munique recebeu mais de 7 milhões de pessoas somente no último ano. Foram consumidos aproximadamente 7 MILHÕES de litros de cerveja, 95 mil litros de vinhos, bem como, mais de 1 milhão de litros d’água.

É claro que teve muita comida também! Foram consumidos mais de 550 mil frangos, 140 mil linguiças de porco. Além disso, mais de 44 mil kgs de peixe, 75 mil joelhos de porco e por aí vai. Em relação à estrutura, foram 14 grandes tendas, outras 20 menores e cerca de 110 mil assentos em um espaço similar a 60 campos de futebol. WOW!

DATAS DA OKTOBERFEST MUNIQUE EM 2018

As datas da Oktoberfest Munique 2018 são 22 de setembro a 7 de outubro.

Mas porquê a festa começa em setembro se o nome do evento é outubro? Então… setembro ainda é um mês mais quente (nos padrões alemães) e, por isso, a festa foi antecipada. A ideia é aproveitar os dias mais quentes do início de outono. Captou?

QUAL É O VALOR DA CERVEJA NA OKTOBERFEST MUNIQUE 2018

O preço do caneco de cerveja na Oktoberfest 2018 variará entre EUR 10,70 E 11,50. Pesquise o valor de cada cerveja nas tendas grandes e pequenas neste link daqui.

O preço oscila a cada ano, mas sempre serão servidas pelas 6 cervejarias de Munique. O tipo da cerveja é a Märzen, que é produzida em março exclusivamente para a Oktoberfest. Produzida em março (Märzen em alemão), o seu grande diferencial é a baixa fermentação, sendo mais forte e escura que as demais cervejas produzidas pelas mesmas cervejarias em outras épocas. Por isso, vá com muita calma nos goles para não ficar zureta rapidinho.

Como a Märzen é produzida para a Oktoberfest Munique, dificilmente a encontrará entre março e e meados de setembro para provar. Pelo que entendi, ela é até proibida neste período.

Ahhhh! Por falar em cerveja e goles, lembra do que mostrei no Instagram (@naopiradesopila) durante a viagem? A cerveja na Alemanha não é servida estupidamente gelada, mas sim gelada tendendo a temperatura ambiente. Não adianta pedir outra mais gelada, já que para os alemães a temperatura está correta e no ponto para apreciar. Segundo eles, copo ou caneca de cerveja muito gelada é pra lá de esquisito, além de gelar o dedo, fica desconfortável. Todos ficam com esta lembrança quando viajam ao Brasil.

Bom, cada povo com seu costume. E é claro que não podemos discordar na terra da cerveja, ainda mais em Munique…rs

DICA PARA FICAR NAS TENDAS

Como a entrada para a Oktoberfest é gratuita, chegar cedo é o melhor conselho que posso dar para quem quiser ficar sentado, ainda mais nas melhores tendas. O cedo é 9:30 da MANHÃ, de verdade…rs

Por que ficar nas tendas? É ali que são servidas as bebidas e comidas. Se a tenda não tiver lugar para sentar, você terá que esperar (provavelmente por muito tempo) para entrar, mas não é garantido. Caso a tenda que queira esteja cheia, ela fecha e só voltar a reabrir quando a turma começar a sair para outros entrarem.

Não adianta entrar na tenda e tentar pedir uma cerveja se estiver de pé, por exemplo. Dificilmente irão te servir, já que não tem um lugar fixo onde pode . Pode ser que consiga, que dê um jeitinho, que alguém peça por ti? Pode, mas não é nada certo.

Por isso, estar no Theresienwiese (ou Wiesn) não significa que conseguirá beber e comer por lá. Cá pra nós, seria uma enorme frustação, né? Cuidado para o Day Family, que é o dia que fica mais barato para as famílias e, consequentemente, mais cheio. Se possível, tente ir à Oktoberfest durante as manhãs dos dias de semana. É claro que a cidade estará cheia, mas o evento menos cheio, certamente.

Dá pra reservar seu lugar antecipadamente em uma tenda? Sim, até dá, mas pode ser que tenha uma dificuldade no momento de fazer a reserva por conta do idioma, mas tente. Facilitará e, muito a vida!

Outra coisa super importante: Leve DINHEIRO! Esta é a única forma de pagamento da Oktoberfest Munique. Ah, mas eu esqueci ou só ando com cartão. Sinto muito…

ONDE COMPRAR ROUPAS TÍPICAS PARA OKTOBERFEST  E QUANTO CUSTAM?

Rodei a Alemanha no mês de agosto e vi as famosas roupas da Oktoberfest em várias outras cidades, além de Munique. Claro que na cidade verá muito mais variedade delas, mas se achar em outra cidade antes do evento, creio que seja melhor comprar, até por conta da demanda.

Pelo que vi nas lojas, encontrará roupas típicas da Oktoberfest com todos os tipos de qualidade e preços. Mas… o valor oscila entre 30 a 300 euros. É muita distorção, não? Sim, muita, até por conta da qualidade e história que há por trás de cada peça. Entretanto, comprará um bom traje típico por 50 euros (caso não inflacionem na época da festa).

E O QUE FAZER EM MUNIQUE?

Ir à Munique na época da Oktoberfest não significa que ficará só nas tendas, nos brinquedos e outras atrações que tem no Theresienwiese, certo? A cidade é linda demais para não tirar ao menos um dia para conhece-la. Por isso, aqui vão alguns dos principais pontos no burburinho para turistar em um menos de dia e com calma:

  • Marienplatz – pra mim, a praça mais bonita de todas as grandes cidades alemãs que conheci. O prédio da prefeitura, que mais se parece uma catedral é paixão até a milionésima vista. O ideal é visitá-la próximo às 11:00, já que diariamente os sinos tocam, os bonecos se movimentam etc por dez minutos. Vale a pena!;
  • Alter Peter – bem coladinha à Marienplatz está a Igreja de São Pedro. Suba os seus mais de 300 degraus (taxa para subir – EUR 3) e veja uma das melhores vistas da cidade do topo. Prepare-se para babar!;
  • Frauenkirsche – Nas redondezas também é parada obrigatória. Tem uma lenda que diz que há uma pegada do diabo dentro desta igreja, que demonstra a sua fuga quando soube que era uma igreja (há outras histórias também). Realmente tem uma pegada ali, coloquei até o meu pé. Naquela posição, você tem uma vista bem interessante do altar e das amplitudes da construção;

SÓ COM ESTAS 3 ATRAÇÕES VOCÊ SE APAIXONARÁ À PRIMEIRA VISTA PELA CIDADE…

  • Residenz – Para os fãs de palácios e obras de arte, um museu para ir! Além de estar no burburinho é de uma beleza ímpar!
  • Odeonplatz – Outra praça linda e famosa também por ser palco dos discursos de Adolph Hitler. Foi aqui que tentou fazer uma tentativa de golpe no passado;
  • Hofgarten – Os jardins do então Residenz é algo a visitar, principalmente em dias de sol. Além de lindo, tem uma vibe maravilhosa. Ao menos no verão, durante os finais de semana, casais se reúnem por lá para simplesmente dançar. É muito legal e dá aquela vontade de entrar na dança também!
  • Englischer Garten – o mair parque do mundo tem algo inimaginável! Algumas fortes correntes que mais se parecem onda é o cenário perfeito para os surfistas da cidade pegarem a sua onda. Aloha! Por lá também muitos se reúnem para fazer um piquenique, tomar sol, algumas cervejas e por aí vai. Durante o verão é muito comum as pessoas nadaram e se deixarem levar pela correnteza, além de algumas ficarem peladas tomando sol no jardim. Calma, isso não é imoral. Para os alemães, a nudez não é encarada como promíscua como para muitos.
  • Viktualienmarkt – bateu fome, quer só beliscar ou tomar uma cerveja? Aqui é o lugar! Local que tem várias tendas com comidas típicas da Bavaria e um biergaten ficar, aprceciar uma boa comida, acompanhada de uma cerveja muniquense.
  • Museu da BMW e Parque Olímpico – lugares mais afastados, mas que vale a visita, caso tenha tempo neste dia que tirar para turistar por Munique.

Claro que tem muitas outras coisas, mas pelo menos estes lugares são paradas obrigatórias!

ONDE FICAR EM MUNIQUE?

O ideal é ficar próximo de Marienplatz para não perder muito tempo com locomoção. O metrô e trem em Munique tem um tempo de espera que pode atrapalhar o seu dia. Indicarei três hotéis que atendem tipos distintos de público. Vamos a eles?

Mandarin Oriental – Além de ser super bem localizado e dispensar apresentações e comentários, o Mandarin Oriental Munich conta com um rooftop incrível, onde é possível ter uma vista imperdível da cidade. Se não bastasse, o Matsuhisa, restaurante que é assinado pelo premiado chef Nobu Matsuhisa te levará a uma experiência gastronômica pra lá de incrível!

Leto Motel – Calma! Não é motel, é hotel mesmo. O Leto Motel City Ost é bom, novíssimo, barato e tem tudo que precisa muito perto, inclusive a estação de trem e metrô. É ideal para quem vai só para dormir, mesmo e não precisa de um frigobar. Não é próximo ao centro, mas chega rapidamente (20 minutos) com transporte público.

Deutsche Eiche – Apesar de não ser homossexual, não posso deixar de lado meus leitores LGBT. Por isso, entre as indicações está o Deutsche Eiche, hotel gay friendly referência em Munique. Sabia que Freddie Mercury se hospedou por lá? Como dizem meus leitores gays, o hotel é babado. Tem até sauna masculina para os mais ousados…rs

São três indicações completamente extremas, mas que valem muito a experiência. Caso queira checar outras opções com preços bons em Munique, dê uma olhada neste link com hotéis, inclusive com desconto.

Espero que se apaixonem por Munique, assim como eu me apaixonei. E…Prost (Tim tim em alemão)!

OBRIGATORIEDADE E IMPORTÂNCIA DE CONTRATAR UM SEGURO DE VIAGEM PARA EUROPA

Uma viagem à Europa não pode ser feita de forma alguma desprotegido. Além de ser obrigatório, ainda há diferenças de costumes, alimentares etc. Uma comida não bem aceita ou qualquer outra eventualidade pode acontecer. O blog tem uma parceira com a Next Seguro Viagem, que faz um comparativo de preços e coberturas de diversos seguros viagem em um lugar só, facilitando a sua vida na hora de cotar e ainda com desconto de até 31% nos planos.

Dessa forma, se você é leitor do blog ou deste texto, clique neste link da Next Seguro Viagem e digite na tela de pagamento o código NPD22 no campo “Voucher ou cupom de desconto” e clique em “aplicar”. Assim, terá ainda um desconto adicional no valor do seguro viagem escolhido. É importante que coloque em letras maiúsculas o código para o sistema rastrear e te dar o desconto.

GOSTOU DAS DICAS? SEJA UM LEITOR PARCEIRO E NOS AJUDE TAMBÉM!

Reserve sua hospedagem através deste link do Booking ou qualquer outro serviço através destes links de comparativo de seguro viagemchip internacional de celular ou aluguel de carro sem IOF. Além de não te custar nada a mais, ainda ajudará na monetização do conteúdo. Receberemos uma pequena comissão que fará com que sejam cobertos, em partes, os custos de manutenção e proporcionará que viajemos cada vez mais. Assim, traremos cada vez mais estas e outras informações bacanas e úteis.Caso cancele a reserva por ter encontrado melhor preço no Booking.com ou em outro de nossos parceiros, por favor, entre novamente pelo link do blog para fazer sua nova reserva. Infelizmente, tais sites desconsideram noa comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. 

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)