Pappardelle com molho de cogumelos e presunto cru crocante

Pappardelle com molho de cogumelos e presunto cru crocante

Já ouviu falar em pappardelle?

Pra quem não conhece, pappardelle, é um tipo de massa com tiras compridas, semelhante ao fettuccine e ao tagliatelle. Entretanto, é mais larga. Seu nome deriva do verbo pappare em italiano, que significa devorar. Por isso, é o nome perfeito para minha massa predileta!

O pappardelle combina muito bem com molhos encorpados, como o que vamos preparar hoje. Na receita, creme de leite fresco, presunto cru crocante e cogumelos shitake. Mas também fica ótimo se feito com mix de cogumelos. Além de deliciosos são fonte de proteínas, fibras e minerais. E não para por aí! Tem poucas calorias, são antixoxidantes e antivirais, absorvendo muito bem todos os sabores e combinando com diversos temperos. Que tal experimentar nossa receita e incluir os cogumelos na sua dieta? 

RECEITA DE PAPPARDELLE COM MOLHO DE COGUMELOS E PRESUNTO CRU CROCANTE

INGREDIENTES

  • 1 pacote de pappardelle
  • 300 ml de creme de leite fresco
  • 4 colheres (sopa) de azeite
  • fatias de presunto cru
  • 1 bandeja de cogumelo shitake (Aproximadamente 200g)
  • 1 cebola picada
  • 1 dente de alho picado 
  • 1 colher de chá de folhas de tomilho
  • 1 xícara de caldo de caldo de legumes
  • Sal e pimenta moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Cozinhe o pappardelle conforme instruções do fabricante e reserve.

Em uma frigideira adicione uma colher (sopa) de azeite. Arrume as fatias de presunto cru e frite até que fique crocante, ou seja, cerca de 5 minutos. Retire da frigideira e coloque sobre papel toalha e reserve. Na mesma frigideira, adicione o restante do azeite, bem como, a cebola picada e refogue até dourar. Adicione o alho, tomilho e os cogumelos em fatias. Refogue por mais dois minutos.

Adicione o caldo de legumes, sal, bem como, pimenta e, deixe cozinhando em fogo baixo por cerca de 6 minutos. Ou seja, até que os cogumelos estejam macios e o líquido tenha reduzido pela metade. Adicione creme de leite fresco e misture bem. Deixe cozinhando por mais 5 minutos ou até que o molho esteja encorpado. Desligue o fogo.

Adicione o pappardelle cozido e misture levemente para o molho envolver a massa. Pique o presunto cru crocante e adicione ao molho.

VOCÊ SABIA?

Os cogumelos não são vegetais, mas sim fungos. Pertecem ao reino funghi, que se alimenta de matéria orgânica.

Mix de cogumelos Nutritivismo

Produção culinária e fotos: Marianne Rogatto ❤

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)