Como fazer picanha na panela de pressão com cerveja?

Como fazer picanha na panela de pressão com cerveja?

Picanha na panela de pressão e ainda com molho de cerveja? Sim, é possível fazer a rainha do churrasco de outra forma. Por isso, varie o cardápio e a prepare de um jeito diferente. O motivo? Além de ser uma carne muito saborosa, é um verdadeiro desperdício usá-la somente nos dias de churrasco.

A receita de picanha na panela de pressão é perfeita para um almoço de domingo, rende bem e ainda não dá trabalho pra fazer. Além de ter o preparo prático, com o molho de cerveja, não corremos risco de ficar com uma carne dura e ressecada. Na verdade, ela fica suculenta com um molho encorpado e delicioso.

Caso não queira preparar a receita com picanha por conta da gordura, bem como, do valor do corte da carne, não tem problema. É possível fazer com cortes como lagarto, coxão duro, maminha ou alcatra. 

RECEITA DE PICANHA NA PANELA DE PRESSÃO COM MOLHO DE CERVEJA 

INGREDIENTES

  • 1 pela de picanha de aproximadamente 1,2kg;
  • 1 folha de louro;
  • 1 ramo generoso de tomilho;
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva;
  • 1 cenoura grande em cubos grandes;
  • cebolas médias, mas picadas em cubos grandes;
  • 2 latas de cerveja, escolha a sua preferida;
  • 3 dentes de alho descascados e inteiros;
  • 4 colheres de sopa de molho inglês;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto;
  • Salsa picada a gosto para finalizar 

MODO DE PREPARO

  1. Faça cortes quadriculados na gordura da picanha sem perfurar a carne. Passe o azeite na picanha, tempere com sal, pimenta e com um pouco do tomilho.
  2. Aqueça a panela, coloque a picanha com a gordura para baixo e sele todos os lados. A carne irá caramelizar e o sabor ficará infinitamente melhor. Retire a picanha da panela e reserve.

  1. Remova o excesso de gordura e volte a panela para o fogo. Acrescente a cebola, o alho, cenoura, louro, o restante do tomilho, assim como, o alho. Refogue por uns 2 minutos, adicione a cerveja e o molho inglês. Volte a picanha para a panela e deixe ferver o caldo. Mas prove  e coloque mais sal, caso necessário. Tampe e, assim que a panela pegar pressão, cozinhe por 35 minutos no fogo médio. Desligue o fogo e aguarde toda a pressão sair.
  2. Abra a panela, retire a carne e reserve. Coa o molho, aperte bem para extrair todo o suco, mas volte o caldo para a panela até reduzir pela metade. Enquanto isso, fatie a picanha e coloque na travessa que irá servir. Assim que o molho estiver pronto, regue a picanha fatiada, assim como, salpique com salsinha picada. Sirva com farofa, purê de batatas e salada.

DICAS ADICIONAIS

Gostou do sabor, mas o molho ficou muito gorduroso? Antes de servir, coloque o molho em um Bowl e deixe na geladeira. A gordura irá solidificar e ficará na parte de cima do molho. Retire com ajuda de uma colher, descarte, bem como, volte o molho para a panela para aquecer. Pronto, molho sem gordura! 

O molho ficou ralo? Dilua uma colher (de chá) de amido de milho em um pouco de água. Adicione ao molho, misture e deixe ferver até engrossar.

Produção culinária e fotos: Marianne Rogatto ❤

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)