Como fazer homus bi tahine (pasta de grão de bico)? Receita vapt vupt!

Como fazer homus bi tahine (pasta de grão de bico)? Receita vapt vupt!

Procurando como fazer homus bi tahine (pasta de grão de bico)?  

Aprendi a fazer esta delícia com minha avó, filha de sírios, da região de Damasco. Por isso, todo meu amor por esta receita de pasta de grão de bico com tahine, alho e limão. Vocês sabiam que homus bi tahine é o verdadeiro nome do prato do que chamamos apenas de homus aqui no Brasil? 

Na verdade, a palavra homus isolada significa grão de bico e tahine é a famosa pasta de sementes de gergelim. A marca registrada do homus bi tahine é sua cremosidade e sabor, perfeito como entrada ou acompanhamento. Um prato simples, sem complicações e muito nutritivo.

Como fazer homus (pasta de grão de bico)? 

Antes de começar a falar sobre a receita e o preparo, duas considerações para facilitar. Escreverei somente homus em vez de homus bi tahine. Além disso, uma dica de preparo. Na receita é possível usar o grão de bico cozido. Aquele que encontramos em qualquer supermercado para descomplicar ainda mais o preparo. O ideal é usar um processador, mas caso não tenha, com um mixer ou  liquidificador e um pouco de paciência dá para fazer em poucos minutos. Vamos lá?  

INGREDIENTES

  • 3 embalagens de grão de bico cozido, aproximadamente 600 gramas. Caso não tenha o processador, aqueça o grão de bico cozido. Quente fica muito mais fácil de triturar.
  • 100 gramas de tahine (pasta de gergelim)
  • 1 dente de alho descascado
  • Suco de 1 limão tahiti
  • 1 colher (café) de cominho (opcional)
  • Folhas de hortelã frescas (opcional)
  • Azeite extra virgem para finalizar
  • Sumac para finalizar (opcional)

MODO DE PREPARO

Escorra a água do grão de bico. Reserve essa água, bem como, alguns grãos para a finalização. Fica muito gostoso essas duas textura de grão de bico. No processador, adicione o grão de bico cozido, o tahine, alho, suco do limão, cominho, uma pitada de sal, assim como, a metade da água reservada. Ligue o processador e deixe processando por no mínimo 6 minutos. Entretanto, caso esteja muito grosso e difícil de bater, acrescente mais da água reservada. Experiente e, caso necessário, adicione mais sal.

Transfira o homus para um prato. Espalhe com ajuda de uma colher, coloque os grãos de bico inteiros que você deixou reservado por cima do homus e regue com azeite. Polvilhe com sumac e decore com folhas de hortelã.  

Sirva em temperatura ambiente. Entretanto, saiba que pode armazenar o homus na geladeira por no máximo dois dias. Mas não se esqueça de cobrir com filme plástico para não ressecar.

JÁ EXPERIMENTOU SUMAC?

O sumac é um arbusto que cresce como planta selvagem por todo o Oriente Médio. Foi usado pelos romanos antes dos limões chegarem na Europa.

Também conhecido como sumagre ou sumak, o sumac é uma especiaria de aroma exótico e sabor ácido. Puxado para o cítrico, lembra uma mistura de páprica com limão.

A ARTE DE COMER E OS ÁRABES

Para os árabes, o ato de comer e de oferecer comida são demonstrações de afeto. A culinária para eles é uma arte refinada, com muitos aromas, sabores e especiarias. Uma típica refeição árabe começa com o mezze, onde são servidos pães, vegetais em conserva, grãos, bem como, frutas secas, castanhas e antepastos. Uma “refeição social”, para que todos apreciem as iguarias e o prazer de estarem juntos sem pressa. Ao oferecer uma refeição árabe, receba seus convidados dizendo Sahtain, que significa “duas vezes saúde”. Eles devem responder al bak, ou seja, “para o seu coração”.

TEMOS OUTRAS DELICIOSAS RECEITAS DA CULINÁRIA ÁRABE NO BLOG!

Molho Taratour – dentro da receita
Kibe de peixe

Produção culinária e fotos: Marianne Rogatto 


Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)