Como alcançar as metas de vida saudável e sua rotina?

Como alcançar as metas de vida saudável e sua rotina?

Como alcançar suas metas de vida saudável?

Começo de ano, não tem como fugir deste tema. Planejamento não é importante somente para progredirmos na carreira ou para alcançarmos alguma meta específica.

Como em tudo na vida, precisamos ter em mente não só nossos objetivos, mas também planejar, bem planejadinho, como faremos para alcança-los. Por isso, sempre penso numa frase que diz: “Uma meta sem um plano é apenas um desejo”.

Todo ano você se propõe a fazer uma série de coisas, mas quando o ano acaba, para pra analisar e percebe que no fim, o resultado não foi dos mais positivos. O ano passou, e de novo, assim como todos os outros anos, chegou à conclusão de que poderia ter planejado mais, buscado  mais e claro,  concretizado mais. Claro, as vezes não tivemos um ano bom, várias coisas aconteceram que nos tiraram do foco, ou até mesmo, nos fizeram mudar de meta. Há também certos assuntos que não dependem só da gente, por isso, avalie os fatores externos para não acabar exigindo demais de você, e acabar se frustrando. Analise os erros para acertar este ano e entregar as metas que não cumpriu!

Pois é minha gente, além de sentar aqueles dez minutos e rabiscar as suas metas, é imprescindível que você também analise os erros do passado e pare para planejar detalhadamente o passo a passo para alcançar cada uma das metas, incluindo sempre que possível, parâmetros para análise e acompanhamento periódicos, afinal, o assunto é sério! Trata-se da nossa vida e dos nossos desejos!

E comece o ano tranquilo e confiante, afinal você tem um ano inteirinho para cumprir o que prometeu a si mesmo.

Então no post de hoje, vou compartilhar com vocês alguns truques que me ajudam no planejamento e alcance das minhas metas. Vamos lá?

PERDER PESO

Essa meta, com certeza, é um desejo de muita gente! Infelizmente a cada ano que passa, o problema da obesidade só piora e os índices do nosso país mostram uma piora inesperada, afinal somos um país tropical e temos verduras, legumes e frutas o ano todo, o que nos dá grande independência das comidas industrializadas. Perder peso, além de ser um objetivo ligado a saúde e longevidade, é um desejo diretamente ligado a auto estima!

A busca por um corpo saudável começa com a aceitação de que você precisa mudar seu estilo de vida. Afinal, comer ocupa grande parte do nosso tempo e se você é aquela pessoa que come o que aparece na frente, já comece tendo em mente que planejamento é um passo fundamental nessa mudança de vida. Algumas sugestões de mudanças que te ajudarão nesse objetivo:

·        Aceite que você passará vontades e terá de mudar seus hábitos alimentares. O que isso quer dizer? Chega de pizza toda semana. Chega de sobremesas em todas as refeições. Vai ser necessário cortar açúcar e aquele pão de queijo todo fim de tarde. Cerveja e refrigerante? Apenas esporadicamente!

ALÉM DISSO…

·        Que tal procurar um profissional para revisar sua dieta? Além de sair com uma dieta desenhada de acordo com a sua rotina e as suas necessidades, você acaba aprendendo com eles. Eu posso dizer que aprendi muito durante as consultas com nutricionistas. Consciência do que comer, do porque comer aquele alimento naquela hora, do porque determinado alimento não é saudável… Cada consulta um novo e diferente aprendizado!

·        Separe um tempo todo dia para preparar suas refeições. Se você levar seus lanches ao trabalho, é certeza de que não comerá fora da dieta! Faça uma lista de compras, providencie o que você vai comer durante a semana, prepare as refeições e já deixe porcionado para cada dia. Não tem erro!

·        Avalie os benefícios de levar marmita para o trabalho. Seja aquela que você mesma preparar ou aquela encomendada. Hoje em dia não faltam opções de refeições frescas e congeladas que podem inclusive ser personalizadas de acordo com seu gosto. Eu gosto muito de uma empresa chamada LivUp! Ingredientes top, na maioria orgânicos e que são congelados a vácuo, ou seja, não formam cristais de gelo, deixando a comida aguada. Hoje em dia não tem desculpa!

FAZER EXERCÍCIOS REGULARMENTE

Outra frase que eu sempre digo: O corpo é uma máquina feita para se movimentar, se não se mexer, vai enferrujar!

Incontáveis estudos científicos demonstram que fazer exercícios por 30 minutos todos os dias já é suficiente para você sair do estado sedentário e aproveitar dos inúmeros benefícios pra sua saúde. E o melhor! Estes 30 minutos não precisam ser realizados de uma só vez. O que isso quer dizer? Que você pode caminhar 10 minutos para o trabalho de manhã cedo, dar uma volta no quarteirão na hora do almoço, e caminhar outros 10 minutos com seu cachorro no fim do dia!  Isso já é suficiente para que seu corpo produza mais endorfina, já melhora seu condicionamento físico, traz vigor aos músculos.

Agora se você quer resultados mais rápidos tanto no sentido de se sentir mais ativo, mais disposto, quanto em relação a sua forma física, ou seja, quer emagrecer mais rápido, quer definir sua perna, ou perder a barriguinha, então é necessário um comprometimento maior.

QUE TAL?

·        Se matricular em uma academia? Ou comprar um plano de créditos para utilização em diversas redes de academia? Neste post eu conto como foi minha experiência com o GymPass e o Studio Pass.

·        Outra opção que eu também já experimentei e curti muito, é fazer parte de um grupo de corrida. Conhecer gente nova, aproveitar a natureza, conhecer os parques da cidade, e até participar de uma corrida de rua, são algumas das vantagens!

·        Experimentar uma modalidade de esporte diferente. Com certeza existe no mundo, alguma atividade esportiva que você se encontre e que goste de fazer. Jogar tênis, correr, jogar vôlei, praticar ioga, dançar funk, praticar alguma luta… enfim, se você não experimentar, não tem como saber!

·        Arrume um(a) companheiro(a) de treino. Ter companhia para treinar, dar e receber incentivo, empurrar um ao outro quando a preguiça aparecer, acompanhar a melhora do desempenho, aprofundar amizade e ainda se divertir? Bora convencer aquele amigo(a) a treinar junto!

BEBER MAIS ÁGUA

Pode parecer simples, mas essa também é uma meta muito comum a muitas pessoas!

Beber água é fundamental para o bom funcionamento das funções básicas do nosso corpo, mas vai além disso, cabelos, pele e unhas são vitrines afetadas diretamente pela falta de água. Se uma das suas metas é se exercitar mais, você necessariamente vai precisar beber mais água, pois a falta dela afeta o desempenho dos exercícios, e também a recuperação muscular, afinal a água é o veículo base para levar os nutrientes a todas as célular e órgãos. Dicas que me ajudam muito:

·        Levar literalmente para cima e para baixo, uma garrafa de água! E por favor, daquelas reutilizáveis né pessoal? Vamos pensar também na saúde do planeta e não gerar lixo comprando garrafas de plástico descartáveis.

·        Me comprometer a beber uma garrafa de manhã e outra garrafa entre tarde e noite. Um jeito fácil de você monitorar a quantidade de água ingerida durante o dia todo.

·        Não gosta de água pura? Faça chás ou incremente sua água com frutas. Uma fatia de laranja, um limão espremido, uma lasca de gengibre já faz aquela diferença. Eu gosto de tomar chás, então todo dia, saio de manhã com uma garrafa de 800 ml de chá, cada dia faço um diferente. Chá de hibisco e chá de gengibre são meus favoritos! E a vantagem? Aquele adicional de antioxidantes e nutrientes das ervas!

MANTER-SE MOTIVADO!

Quando pensamos em nossas metas de vida saudável, ainda mais no começo do ano, estamos com a motivação lá em cima. A gente lembra do verão e já estamos motivados. Mas fato é que , com o passar do tempo, o nosso entusiasmo inicial vai embora, e os hábitos de vida saudáveis acabam se tornando um grande esforço. Aquele nosso engajamento inicial vai esmaecendo. Nosso compromisso diário, passa a ser dia sim dia não, depois passa para três vezes por semana, e quando vemos, simplesmente acaba ficando na promessa.  Minhas dicas para se manter motivado:

·        Escolha metas de vida saudável periódicas e possíveis. O que que quero dizer com isso? Escolha metas que são alcançáveis a curto prazo, como por exemplo: hoje eu vou beber 1 litro de água, se hoje eu corri 2 km, até o fim da semana quero correr 2,5 km. Esta semana quero caminhar  pelo menos 3 vezes. E conforme você for alcançando estas metas, você vai aumentando o desafio. O alcance das metas, vai te trazer satisfação e confiança em alcançar a meta seguinte. Não tem erro!

ALÉM DISSO…

·        Substitua um mau hábito por um bom hábito. Essa também é batata. Quando você sabe que tem um hábito ruim e escolhe um substituto bom, isso funciona como um duplo incentivo. Quer um exemplo: que tal trocar aquele costume (automático) de chegar em casa, abrir a geladeira e pegar uma cerveja, por chegar em casa, colocar um tênis e dar uma volta no quarteirão para espairecer e talvez ainda tomar uma água de coco na padaria?

·        Encontre algo ou alguém que te inspire? Você pode, a principio, ficar desconfiado, mas acredite, estar cercado por referências positivas pode sim, aumentar seu foco e determinação. Quem aí nunca ouviu falar das musas fitness? Elas inspiram e incentivam muita gente! Mas atenção, busque pessoas com boas referências, bem assessoradas e tenha sempre em mente, cada pessoa tem seus limites, tem seu tipo de corpo. Busque a sua perfeição, não a perfeição do outro!

TENHA SEMPRE EM MENTE OS SEUS MOTIVOS!

O motivo pelo qual você escolheu suas metas deve estar sempre na sua mente. Afinal o motivo deve ser como um combustível, que te dá energia para seguir em frente e alcançar seu objetivo. Separe algumas ocasiões para revisar suas metas e se reconectar com suas razões, com os motivos que te levaram a se desafiar, assim você mantém o comprometimento e a motivação. Sabe aquela história da calça jeans? É disso que eu estou falando. De tempos em tempo, prove a calça, veja se evoluiu, acorde seus motivos! Quer outros exemplos? ter mais energia para brincar com seus filhos? Subir um lance de escadas sem ficar sem ar? O importante é manter-se conectado e consciente com seus propósitos.

Adotar uma vida saudável é totalmente possível, não espere amanhã para começar, comece hoje, agora, comece colocando no papel, planeje, coloque metas curtas e possíveis, vá criando hábitos aos poucos, seja consistente e não perca a motivação! Você consegue!

POSTS RELACIONADOS

HIIT – treinos curtos que queimam muuuuita caloria

Mindfulness – esteja presente, viva o presente!

31 dicas de vida saudável – uma para cada dia do mês!

Pensamento positivo – mude a forma como você encara seu dia a dia

Gratidão e seu poder de transformar sua vida!

Os melhores aplicativos fitness pra você turbinar seu treino

Gympass – planos de créditos para você usar em váaaarias academias

GOSTOU DO POST?

Gostou do post e das dicas? Gostaria muito de saber a sua opinião! Deixe um comentário, curta e compartilhe em suas redes sociais. Se perdeu algum dos posts sobre vida saudável, clique aqui e confira.

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)