Dicas para chegar (muito) bem aos 40 anos!

Dicas para chegar (muito) bem aos 40 anos!

Quem quer dicas para chegar (muito) bem aos 40 anos? Se você me acompanha por aqui, sabe que já passei dos 40 faz um tempinho. Hoje, no alto dos meus 43 anos, sinto que estou muito bem. Melhor até do que em algumas fases da minha vida, incluindo a fase dos 20 anos.

Por isso, estou aqui para dividir alguns truques e hábitos que, independentemente da vida que levou/leva, podem ser adotados já. Hoje! Agora! Para que tenha saúde e muita disposição depois que entrar na fase dos enta… quarenta, cinquenta, sessenta… rs

O meu objetivo neste blog é falar com pessoas normais, que trabalham, que tenham uma vida corrida, filhos, marido, bichos de estimação, projetos paralelos. Ou seja, que gastam grande parte do tempo equilibrando os pratos. Àqueles que querem ter liberdade pra comer aquela sobremesa e beber um vinho no fim de semana, mas também querem perder aqueles quilinhos adquiridos nas férias que nunca mais foram embora. Acreditem, é possível!

Entretanto, temos que encarar o fato de que depois dos 40 os resultados são mais lentos, sendo necessário fazer escolhas! Além disso, tem que investir tempo e determinação para garantir uma vida saudável com 40, 50, 60. Infelizmente, não dá pra escapar. Em algum momento, a conta chega. Por isso, vamos fazer tudo o que temos a mão para que ela chegue daqui a muuuitos anos.

Outra coisa que eu queria dizer antes de ir ao ponto. Esse post não é só pra mulherada, não. Todos os meus humildes conselhos se aplicam aos leitores homens também! Por isso, bora lá homarada. Tem que ficar esperto pra não ser deixado para trás. Enquanto elas são chamadas de lobas, vocês querem adotar o chapéu de tiozinho? Não, né? rs

Mas então vamos ver as dicas?

MONITORE DE PERTO SUA SAÚDE

Há 20, 30 anos as pessoas raramente passavam dos 70 anos. Atualmente, o cenário mudou. Cada vez mais, é comum vermos respeitáveis senhores puxando ferro na academia, no alto dos seus 60, 70, 80 anos e até mais. Meu sogro, de 82 me dá uma surra do tênis e joga toda semana. Além de fazer aulas de ginástica e alongamento, dá suas caminhadas na Avenida Sumaré. Um exemplo de vitalidade! Mas para tanto, é necessário ficar de olho na saúde e verificar qualquer indício de doenças ou problemas.

POR ISSO, FIQUE ESPERTO E:

  • Faça check ups anuais para avaliar sua saúde e detectar qualquer problema. Diversas doenças mortais podem ser totalmente tratadas se detectadas no inicio.
  • Monitore de perto seus hormônios. Não é somente a mulherada que sofre com a menopausa. Cada vez mais é comum ver os homens com sérios problemas causados pela falta de testosterona. Hormônios desregulados, além de afetarem seu humor, temperamento e sono, podem trazer diversas doenças junto. Avalie anualmente a necessidade de fazer reposição hormonal.
  • Mantenha as vacinas em dia. Há controvérsias, eu sei, mas na minha humilde opinião, vacinas são importantes e extremamente necessárias. São pouquíssimos os casos de problemas com reações a alergia. Na contramão, são enormes os benefícios da vacinação em massa quanto a erradicação de doenças. As principais vacinas para adultos são: da gripe, das hepatites A e B. Além, delas, a tríplice, que protege contra difteria, tétano e coqueluche. Tem também a vacina contra o HPV e a antipneumocócica. Também recomendo a da febre amarela, exigida inclusive para vários destinos fora do país.

MEXA-SE: NUNCA É TARDE PARA COMEÇAR!

Se sempre foi sedentário, comece já. Se já treina, tenha em mente que é normal ter uma queda no desempenho. Por isso, mantenha-se motivado. Depois dos 40 é necessário avaliar a troca do foco. Foco que digo é qualidade de vida, manter-se ativo e disposto. Claro que não mais quebrar recordes, ter a barriga chapada ou pódio em todas as provas de corrida. Vamos com calma…rs

Depois dos 40, a recomendação é uma combinação de exercícios que juntos trabalhem o corpo todo, isto inclui alongamento, flexibilidade, força, assim como resistência. A base dos exercícios nessa fase da vida deve ser aeróbica. Isso é importante para evitar lesões musculares e dar ênfase no treinamento cardíaco! Mas como?

A caminhada, como esperado, é uma das atividades mais democráticas. Para quem pratica corrida, lembre-se de que as articulações, bem como a coluna precisam estar em dia. A natação é outra ótima opção. Combinar com Pilates e Ioga são o combo perfeito.

Outro fator triste é a perda muscular. Infelizmente, a partir dos 30-35 anos é natural começar a perder massa muscular a uma velocidade de 1-2% ao ano. Façam as contas, é de matar! Por isso, é imprescindível fazer exercícios para evitar essa perda de massa magra. Afinal, ninguém quer ficar magro (a) mole, né?

CUIDE DOS SEUS JOELHOS

Muito importante é cuidar dos joelhos. Quem aí não tem um amigo que sofre de dores no joelho? Que mesmo sem ter 40 anos, já não pode mais jogar futebol ou andar de bicicleta porque sente dor? Depois dos 40, é muito importante ter cuidados especiais com as articulações em geral. Procurar um médico ortopedista para avaliar os joelhos pode te deixar surpreso. Depois de uma certa idade é comum que a cartilagem das articulações fique gasta. Como consequência, determinados esportes devem ser evitados, principalmente, para quem tem problemas nos joelhos. Às vezes, um tratamento simples, pode resolver.

FIQUE DE OLHO NA BALANÇA

Melhor dizendo, fique de olho na sua composição corporal. Isso sim é muito mais importante do que o peso da balança. Relembrando, às vezes o peso aumenta, mas a notícia pode não ser ruim, e sim ser positiva. Você ganhou massa muscular! Provavelmente, perdeu gordura (massa gorda). Como a gordura pesa menos que a massa muscular, você está pesando mais. Por isso, é mais importante olhar o caimento das roupas e o espelho a balança em si. Se tiver acesso, faça testes de composição corporal periodicamente, mente, pra poder acompanhar melhor seus percentuais de massa magra e gorda.

INCLUA ALIMENTOS ANTIOXIDANTES DIARIAMENTE NA SUA DIETA

Sou a louca dos antioxidantes. Além de combater os radicais livres, aumenta a longevidade, evita o envelhecimento celular, assim como traz qualidade de vida. Inúmeros estudos científicos comprovam que uma dieta rica em antioxidantes é capaz de prevenir doenças cardíacas, derrames e diversas doenças relacionadas ao envelhecimento.

O que não falta aqui no blog são dicas de alimentos antioxidantes (links no fim do post). Meus preferidos são: gengibre, todas as frutas vermelhas (morangos, cerejas, amoras, mirtilhos enfim todas as berries), chás de jasmin, chá verde, chá branco, especiarias como curcuma (que uso nos ovos todos os dias) e o meu amado e viciante café.

CUIDE DA SUA PELE

Protetor solar todos os dias! Faça chuva ou faça sol. Ou você quer ficar em forma, magro, disposto, com saúde, mas todo enrugado, dando na cara a idade que tem? Pelo amor, né? Um cuidado básico é proteger a pele do sol, e dos raios UVA, UVB, emitidos pelas luzes brancas dos ambientes internos. Sabia que aquela luz do escritório está te envelhecendo? Ela também é emitida pelas telas de computador e celulares.

Além de usar protetor solar de manhã, não esqueça de reaplicar durante o dia. O efeito dura geralmente 3 a 4 horas. Por isso, é importante reaplicar. Além do formato em creme, já existem sprays e até bastão que podem ser aplicados em qualquer lugar (sem melecar as mãos) e por cima da maquiagem. Não tem desculpa!

GARANTA UM SONO DE QUALIDADE

Um bom sono é fundamental para a saúde geral. Melhora nosso raciocínio, nosso humor, bem como a recuperação muscular e longevidade. São inúmeros os benefícios de uma boa noite de sono. Depois dos 40 anos, é ainda mais importante. Estudos indicam que o tempo ideal de sono entre os 40 e os 59 anos é de sete a nove horas por noite. Portanto, se faz parte daquele grupo de pessoas que dorme mal, sofre de insônia e acorda se sentindo cansado, é hora de consultar um médico.

Algumas dicas básicas que pode tentar antes de ir ao médico são: desligar computador e celular uma hora antes de se deitar, tomar um chazinho (bebida quente, aquece os órgãos internos e isso acaba relaxando a musculatura de forma geral, além do efeito psicológico, né?). Além disso, separe alguns minutos para ler um pouquinho, abaixe a intensidade das luzes e evite realizar exercícios entre 2 a 3 horas antes de se deitar. Tome um banho quente, sem pressa e aplique um creme fazendo massagem corporal

Ouça uma música calmante (adoro ouvir mantras), faça alguns minutos de meditação. Evite comidas apimentadas e condimentadas à noite, e claro, evite cafeína! Agora, se nada disso adiantar, procure um médico.

CUIDE DO INTESTINO

Também já comentei bastante por aqui sobre a importância da saúde dos nossos intestinos. Ele é tão importante que vem sendo chamado de segundo cérebro. Isto por conta do tamanho impacto desse órgão no funcionamento geral do organismo humano. Mas não dá pra falar de intestino sem falar de probióticos e prebióticos (post pra quem não sabe bem do que estou falando).

Nosso intestino é habitado por trilhões de bactérias, vírus e fungos que precisam conviver de forma harmoniosa para garantir a correta absorção dos alimentos. Não adianta ter uma dieta mara se o seu intestino não está equilibrado. Os nutrientes acabam passando reto. O que impacta diretamente o perfeito funcionamento do nosso sistema imunológico, do coração, do nosso metabolismo e até nosso humor (quem aí não fica chato quando não visita o banheiro? rs).

Fato é.. se sofre de constipação, procure ajuda médica. Vá a uma nutricionista. Existem profissionais especializados na saúde intestinal. A boa notícia é que com algumas mudanças na dieta já verá grandes melhorias.

AVALIE A NECESSIDADE DE INCLUIR SUPLEMENTOS

Quando estiver perto de completar ou se já estiver na faixa dos 40 anos, é preciso investir ainda mais numa dieta saudável para evitar problemas de saúde que surgem com o passar da idade, assim como para manter uma boa qualidade de vida. Alguns suplementos são bem comuns para pessoas nessa idade, mas atenção. Não saia tomando sem orientação médica. Tomo diariamente meus comprimidinhos, todos após recomendação.

Além de jogar dinheiro fora, tomar suplementos sem prescrição podem fazer o efeito contrário e ainda te trazer doenças!

VITAMINA B12  

Conforme envelhecemos, essa vitamina vai deixando de ser completamente absorvida. Mas como é muito importante para a circulação sanguínea e o bom funcionamento do cérebro, não deixe de estar em dia com ela.

CÁLCIO

Além de ser fundamental para saúde óssea, beneficia o bom funcionamento do coração. Quando não ingerimos a quantidade ideal de cálcio por dia, nosso corpo automaticamente “rouba” este nutriente das áreas onde ele está mais concentrado, ou seja, nossos ossos. Garanta uma saúde longe da osteoporose!

VITAMINA D

A deficiência dessa vitamina é associada a diabetes, doenças cardíacas, esclerose múltipla e câncer de mama. Uma excelente fonte de vitamina D é o sol. Tomar um banho de sol pela manhã, quando os raios ultravioleta ainda estão fracos é fundamental para a absorção da vitamina. Outra coisa importante é que a falta de vitamina D impacta negativamente na absorção de cálcio. Ou seja, não adianta tomar cálcio se a vitamina D estiver deficiente. O consumo diário dos dois deve ser equilibrado.

MAGNÉSIO

Tem como importante função regular a pressão arterial, que é geralmente um problema para quem tem mais de 40 anos. Deficiências em magnésio têm sido associadas a doenças cardíacas, diabetes e inflamação. 
Estudos também comprovaram que uma dieta rica em potássio para mulheres na menopausa pode diminuir os desconfortos decorrentes nesta fase. 

ÔMEGA 3

É muito normal ter carência desse nutriente. Sua falta aumenta o risco de doença cardíaca e declínio da capacidade cognitiva. Estudos também comprovaram que ajuda a baixar a pressão arterial e os níveis de colesterol LDL (“ruim”), reduzindo o risco de doenças cardíacas.

WHEY PROTEIN

Garantir o consumo ideal de proteína no seu dia a dia é fundamental para manter a massa magra, já que após os 30 anos é natural haver perda de massa magra conforme envelhecemos. Tem post completinho sobre Whey e suas vantagens aqui.

Bom queridos leitores, resumidamente, meu recado para quem quer chegar e passar dos 40 tinindo é: mexa-se, faça um esporte, pratique musculação, incremente sua dieta com alimentos antioxidantes, durma bem, cuide de seu intestino, trate bem seus joelhos e suas articulações e proteja sua pele. Tais cuidados farão a diferença, vocês vão ver!

POSTS RELACIONADOS AO TEMA

Comidas e bebidas que estão minando sua saúde
5 Suplementos alimentares que você precisa conhecer
Lições de saúde dos povos mais longevos do planeta
31 dicas para um ano mais saúdavel
Alimentos que melhoram sua imunidade

GOSTOU DA DICA?

Gostou do post e da dica? Gostaria muito de saber a sua opinião! Deixe um comentário, curta e compartilhe em suas redes sociais. Se perdeu algum dos posts sobre vida saudável, clique aqui e confira.

Créditos da foto de capa: melhorcomsaude.com.br

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)