Borra de café – quais são os benefícios?

Borra de café – quais são os benefícios?

Outro dia comentei sobre os benefícios da borra de café para a pele no Instagram do @naopiradesopila e como muita gente mostrou interesse, resolvi fazer um post completinho aqui no blog.

Mas antes de tudo, uma observação. É importante sermos sustentáveis e ecologicamente corretos cada vez mais. Por isso, me esforço para utilizar tudo que compro de todas as formas possíveis, reduzindo a geração de lixo. É incrível descobrir o potencial multitarefa de várias coisas e objetos que fazem parte de nosso cotidiano e, que a princípio seriam descartados. A borra de café, por exemplo, é uma destas coisas.

O consumo responsável é um caminho sem volta quando percebemos que não existe jogar fora, não existe um lugar onde podemos fazer as coisas que não usamos mais desaparecerem da face da terra. Afinal, tudo precisa de um destino. Infelizmente, na maioria das vezes, nosso lixo termina no fundo do mar ou acumulado em montanhas de lixo em algum depósito.  Por conta de uma dessas reflexões, me deparei no tanto de coisas que podemos reutilizar de outra forma.

A borra de café que é tema deste post, por exemplo, pode ser reutilizada para fins cosméticos. Quer saber como? Vem comigo!

PROPRIEDADES

Sabia que o óleo do grão verde e o óleo da borra de café vem sendo muito utilizados pela indústria da beleza? Tudo por conta de serem cheios de polifenóis, triacilgliceróis, assim como, de esteróis e tocoferóis, além de outros componentes que atuam como anti-inflamatórios e antioxidantes. Segundo alguns estudos brasileiros, esses componentes atuam como hidratante e protetor da pele. Além disso, estimulam a síntese de colágeno e elastina, evitando danos na pele causados pelos raios solares, além de proporcionar elasticidade. Por conta de todos estes benefícios, o café está presente em diversas marcas de cremes faciais e corporais, como os cremes anti-celulite, por exemplo.

CONTRA CELULITE E COMO ESFOLIANTE

A cafeína possui poderes lipolíticos. Tantos que existem inclusive diversos estudos científicos que comprovam tais poderes quanto a queima de gordura. O café, por exemplo, é o campeão nesse quesito, já que é o alimento com maior quantidade de cafeína.

Uma xícara de café contém aproximadamente 100 miligramas de cafeína, enquanto que, uma xícara de chá contém aproximados 40 miligramas. Por isso, a borra de café torna-se um ótimo aliado na luta contra celulite. Aplicar a borra de café na região das “maledetas” pode ajudar bastante nesse sentido. Entretanto, não esqueçam do ataque coordenado. Alimentação + treino + muito água + massagem no local.

COMO USAR A BORRA DE CAFÉ NO CORPO?

A receita é muito simples! Faça uma mistura de borra de café com azeite ou óleo de amêndoas ou coco ou até qualquer óleo corporal. Mexa até que fique em uma consistência que facilite a massagem. Aplique com movimentos vigorosos e circulares diretamente na região afetada (coxas, bumbum, cintura). Deixe agir por uns 15 minutos. Há quem se enrole no papel filme, mas confesso que nunca experimentei.

Para os cuidado das mãos, o procedimento é ainda mais fácil. Simplesmente esfregue levemente a borra nas mãos ao lavá-las. Efeito imediato. Aproveite que a pele está livre das células mortas e aplique na sequência seu hidrante. Prontinho! Mãos lisinhas e delicadas.

PARA CHEIROS E SUOR

A borra também pode ser utilizada para eliminar cheiros indesejáveis nas mãos e nas axilas, por exemplo. Experimente e veja como ela elimina completamente qualquer cheiro.

Como usar: basta esfregar levemente a borra do café pura na região. Faça movimentos circulares e depois enxague bem em água corrente.

COMO CLAREADOR DA PELE E MANCHAS

O agente aqui também é a cafeína, que atua diretamente na regeneração celular.

Como usar: pode utilizar a mesma receita para o corpo, mas em vez de óleo, prefira um creme hidratante ou mel. Faça primeiro um teste aplicando um pouco atrás da orelha por 15 minutos. Se não arder, nem coçar, tudo certo.

Aplique na pele limpa e seca e deixe agir por 15 minutos. Se quiser faça movimentos leves para também funcionar como esfoliante. Enxague bem.  Para garantir o efeito, faça pelo menos 1 vez por semana, de preferência a noite para evitar manchas.

PARA CONTROLE DA OLEOSIDADE E TRATAMENTO DE ESPINHAS

A borra de café também é um poderoso remédio natural contra cravos e espinhas. Principalmente, quando aliado a outros ingredientes que potencializam seus efeitos, como a clara do ovo.

Como usar: faça uma mistura de 2 colheres de sopa da borra com 1 clara batida em neve e 1 ou 2 gotas de óleo de amêndoas. Aplique na pele limpa e seca e deixe agir por uns 10 minutos. Retire com água morna. Em casos mais extremos, pode ser aplicada até 2 vezes na semana.

PARA MELHORAR AS OLHEIRAS

A vitamina B presente no café é um grande aliado anti-inflamatório. Por isso, aplicar a borra de café na região afetada é uma solução caseira que pode ajudar aliviar a aparência das olheiras.

Como usar: faça uma mistura homogênea de mel com café até que fique em uma consistência de fácil aplicação. Aplique na região de forma delicada, para incentivar absorção. Você pode dar leves tapinhas na pele. Deixe agir entre 7 a 10 minutes e retire com água morna.

Se pesquisarem, encontrarão diversas receitinhas sobre o uso da borra de café. Deixo aqui um link de um vídeo da Yasmin Brunet, com duas receitas de esfoliação:

PARA AS RECEITAS É IMPORTANTE SABER QUE…

O café não pode ser descafeinado. De preferência, use o orgânico. Quando aplicar no rosto, sempre evite a área ao redor dos olhos. Para algumas receitas que precisam de maior quantidade, guarde a borra na geladeira por uns 7 dias até juntar o necessário.

A borra de café ainda pode ser usada como adubo, produto de limpeza e até repelente. Que tal adotar alguma destas dicas da próxima vez que for passar seu café? Além de contribuir para a saúde do planeta, vai economizar seu din din. Garanto que vai terminar o dia com a consciência tranquila e mais leve!

Créditos da foto de capa: purepeople.com.br

LINKS RELACIONADOS

Celulite: dieta e exercícios realmente acabam com ela?
Como diminuir o seu consumo de plástico?
Liberte-se do padrão de beleza imposto pela sociedade
Cosméticos saudáveis para você e o planeta
Pegada ecológica
Entrevista: Um ano sem lixo

GOSTOU DO POST?

Gostou do post e das dicas? É muito importante saber sua opinião. Deixe um comentário, curta e compartilhe em suas redes sociais. Se perdeu algum dos posts sobre vida saudável, clique aqui e confira.

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)