Onde ficar no Guarujá, melhores praias e os cuidados que precisa ter!

Onde ficar no Guarujá, melhores praias e os cuidados que precisa ter!

Procurando onde ficar no Guarujá e quais são as melhores praias? Chegou no lugar certo! Como uma frequentadora assídua da cidade, nada mais justo que compartilhar estas dicas com vocês. 

Claro que já deveria ter feito isto antes, mas é aquele tal negócio. Será que é interessante dar esta dica por aqui? Como está fácil o acesso pra mim, já que tenho apartamento lá, acho que não é útil ao leitor. Entretanto, percebi que estou muito enganada. A partir do momento que me pedem pra falar sobre, é interessante sim.

Antes de ir ao que interessa, uma observação importante. Há algumas praias em que a segurança é prejudicada e recomendo que não fiquem dando bobeira. Entretanto, é inegável que são as praias com melhor infraestrutura do Guarujá. Por isso, muitas pessoas preferem ficar em tais pontos. Claro que não é algo assustador, mas é preciso ter cuidado e não ficar distraído com celular e carteira. 

Tais praias são a Praia da Enseada e a Praia das Pitangueiras (na parte próxima ao Shopping La Plage). Tá certo que são as praias com tudo e mais um pouco, como disse, mas a Enseada, por exemplo, já foi palco de relatos de assalto de alguns amigos próximos. Quem tem apartamento, casa e afins nestas praias podem ficar bravos comigo, mas preciso dar este recado.

ENTRETANTO, VALE ENFATIZAR…

que não são todos os lugares que são perigosos. É mais especificamente no entorno do Shopping La Plage no caso das Pitangueiras, ok? Nesta praia, há muitas ruas que ando com tranquilidade, inclusive a noite.

Recado dado, vamos as indicações de onde ficar no Guarujá seguindo uma linha lógica de mapa. Claro que as praias abaixo são as praias em que o acesso é livre todo o tempo e não estão localizadas necessariamente em condomínios. Falarei desta particularidade mais pra frente. 

ONDE FICAR NO GUARUJÁ PRAIA POR PRAIA

PRAIA DE PERNAMBUCO

Com uma faixa estreita de areia e muitas ruas esburacadas, a Praia de Pernambuco é famosa, não somente pela sua beleza, mas também pelo seu glamour. Claro que as ruas não serão arrumadas tão cedo, até para restringir o acesso em massa. Mas mesmo assim, não tem jeito, ainda que com poucas vagas para os carros, a turma frequenta a praia mesmo assim.  

É aqui que estão muitos casarões, assim como, um dos condomínios mais clássicos e desejados da cidade, o Jardim Acapulco. É neste condomínio que Neymar Jr. tem a sua casa no Guarujá. Na Praia de Pernambuco está o Sofitel Jequitimar Guarujá, também conhecido como o hotel do Silvio Santos…rs. Trata-se de um resort 5 estrelas a beira mar. Quem quiser ficar com conforto e acordar olhando um belo mar, este é o lugar!

Além dele, há outras opções com preços mais modestos ou não, mas bem avaliados por seus hóspedes. Entre elas estão Canto das Laranjeiras Villa, Suítes Guarujá Guesthouses, assim como a Pousada Eldorado Guarujá. Confira outras opções de hospedagem na Praia de Pernambuco através deste link.

PRAIA DA ENSEADA

Por mais que eu fale sobre o desconforto da falta de segurança na Enseada, sei que muitos ainda optam por ficar por aqui. Sem dúvida, as melhores opções de hospedagem estão nesta praia. Não posso negar. Por isso, não tem como deixá-la omissa neste texto.

Destaque para o icônico 5 estrelas Casa Grande Hotel Resort & Spa, que há muitos e muitos anos é um dos símbolos não só do Guarujá, mas do litoral paulista quando o assunto é hotel de luxo. Fui a muitas festas no hotel, principalmente, nos anos 90, em que o Guarujá estava na crista da onda. 

Além deste clássico, alguns bons hotéis merecem sua atenção, tais como, Transamerica Prime Guaruja, Hotel Vicino Al Maree o Nobile Hotel Guarujá.

PRAIA DAS PITANGUEIRAS

Imediatamente após a Praia da Enseada, está Pitangueiras. Nesta praia tem um mar de prédios, que foram construídos há muitas décadas. Quando você está na orla e olha para os prédios frente mar, se depara com salas enormes. Muitos judeus, libaneses e afins possuíam apartamentos por ali, mas hoje tudo se misturou muito. O espírito da Praia das Pitangueiras também é misturado. Por ali, encontrará um verdadeiro centro comercial, o Shopping La Place, bons restaurantes e bares, trazendo uma vida noturna agitada para a praia. 

A partir das Pitangueiras, as opções mais confortáveis de hospedagem reduzem, mas ainda há algo para indicar. Entre as indicações estão o clássico Ferraretto Guarujá Hotel, que é muito utilizado por quem vai a trabalho, principalmente, na cidade de Cubatão. Este é sem dúvida um dos hotéis mais antigos da cidade, mas também bem avaliado pelos seus hóspedes. 

Na transição entre a Enseada e as Pitangueiras, tem um hotel que eu particularmente não conheço, mas que é bem recomendado. Trata-se do Grand Hotel Guarujá. Aqui tenho uma restrição. Não subam lá no topo do Morro do Maluf, onde o hotel fica localizado à noite. Pode ser perigoso, ok?

PRAIA DAS ASTÚRIAS

Famosa pelas colônias de férias que tinha, a Praia das Astúrias é daquelas com faixa de areia extensa e mar mais calmo. Os pais adoram trazer seus filhos à esta praia. Durante a temporada, fica muito tumultuada, exceto em seu canto extremo esquerdo.

Antigamente, gostava muito de ficar nela, mas depois parei de frequentar. Por ser loteada de prédios, hotéis e pousadas são mais restritos por aqui. Por isso, caso fique na Praia das Astúrias, opte por um apartamento. Confira algumas boas opções clicando aqui

PRAIA DO TOMBO

A Praia do Tombo é o meu quintal de casa e queridinha no Guarujá. Apesar de ser a praia dos surfistas pelas boas ondas, por aqui circulam famílias e pessoas que tem apartamento na praia. São poucos que se propõem a se locomover da Praia da Enseada até o Tombo, por exemplo. 

Por se tratar de uma praia pequena em faixa de areia, as opções para ficar também são restritas como o Strand Hotel, que é uma ótima e a beira mar, além do Canto das Laranjeiras. Caso nenhuma das opções não te agrade, opte por apartamentos na região através deste link.  

Estas são exatamente as principais praias do Guarujá para quem vai pegar uma praia durante um final de semana ou feriado. Claro que existem outras, mas não necessariamente você irá. Se me perguntar quais são as melhores praias do Guarujá, nem todas acima estarão na minha lista. Por isso, farei uma lista apartada.

QUAIS SÃO AS MELHORES PRAIAS DO GUARUJÁ

Entre as minhas queridinhas estão:

  • Praia do Tombo – praia de surfista e de família também. Você conseguirá ter uma bela vista dela a partir do Morro da Caixa D’Água. Mulheres, evitem ir solas. Para o resto, não fiquem dando bobeira com carro.  
  • Praia de Pernambuco – o por do sol é maravilhoso e a praia bem calma.
  • Praia do Iporanga – Apesar de ser de difícil acesso, vale a tentativa de ir. Entretanto, uma observação. Para chegar até Iporanga é necessário estar de carro, já que a entrada é feita através de um condomínio fechado de casas no meio da estrada. Mas atenção, para entrar é necessário passar pelo controle de acesso do condomínio e ter vaga no estacionamento de visitantes. Se lotar o estacionamento, você entrará somente se algum carro que estiver lá dentro sair. É muito comum ver uma fila enorme de carros no acostamento esperando a sua vez. Por isso, chegar entre 7:00 e 7:30 é uma boa alternativa se não quiser ficar horas na fila. Leve o seu cooler, cadeiras e guarda sol, já que não infraestrutura lá dentro para quem é visitante. Mas tem muito bons banheiros e chuveiros.  

  • Praia de São Pedro – no mesmo esquema da Praia do Iporanga, a Praia de São Pedro é uma das queridinhas dos surfistas. Por lá também há limite de entrada de carros, mas mais vagas que Iporanga. Em qualquer uma destas praias, é essencial chegar muito cedo, como disse acima. Mas vale muito a pena, são lindas!
  • Praia das Conchas – na mesma entrada de Iporanga, mas com estacionamento a parte, é a menor delas e que gosto muito de ir. 

Caso não consiga entrar em nenhuma delas, tente entrar em outros condomínios fechados que tenham acesso a praia.

ALÉM DELAS…

  • Praia do Sorocotuba – apesar de estar também em um condomínio, mas de prédios, para chegar até a praia precisa camelar, caso não tenha apartamento no Sorocotuba. São muito mais de cem degraus que pra chegar, você tira de letra, mas para voltar é uma missão. A praia é minúscula, mas linda. Vale o esforço, principalmente em um dia de céu azul. Já aviso que ficará com inveja do pessoal do condomínio que sobe e desce até a praia de jipe, tem guarda sol e cadeiras de praia à disposição. A gente tem que levar tudo…rs

A Praia do Éden há alguns anos entraria nesta lista, mas como tem tido muitos casos de assalto onde ficam os carros, não a recomendo. Só vá até esta praia (mesma estrada do Sorocotuba) se colocar o carro no estacionamento pago, ok?

RELAÇÃO ENTRE AS MELHORES PRAIAS DO GUARUJÁ E ONDE FICAR

Na minha opinião, caso queira ficar em praias bonitas e não tão lotadas, busque ficar na Praia de Pernambuco, que é o local mais próximo para ir as praias secretas do Guarujá. A Praia do Tombo também é uma excelente opção, mas em feriados como Réveillon e Carnaval fica muito cheia, mas claro, bem mais vazia que as suas vizinhas Enseada, Pitangueiras e Astúrias. 

Pessoal, não tenham medo de ir ao Guarujá. Somente evitem os locais que eu comentei acima e sejam felizes. Eu adoro o Guaru e sempre que tenho uma oportunidade vou pra lá, nem que seja pra fazer beach office.

ESTÁ EM SANTOS E QUER IR A UMA PRAIA DIFERENTE NO GUARUJÁ?

A Praia do Sangava é um boa opção para quem quiser pegar praia em um lugar bonito no Guarujá, sem ter que atravessar a balsa. Explico o passo a passo para chegar lá em outro texto. Clique aqui para ler. 

Quer saber quais são as minhas praias prediletas no Litoral de São Paulo, leia aqui

PREFERE FICAR EM UM APARTAMENTO?

Opções de apartamento para ficar durante um certo tempo é que não faltam. Entretanto, tem que ter muito cuidado ao fazer a sua reserva. Tem muita informação que parece ser correta, mas não é. Por isso, indico que pesquisem em um site que realmente tenha avaliações reais. Clique aqui e escolha a sua acomodação. 

GOSTOU DA DICA? QUER ECONOMIZAR? PLANEJE SUA VIAGEM POR AQUI! 

Além de não te custar nada mais, terá boas vantagens e ainda ajudará na monetização do conteúdo do blog. Para cada transação realizada, receberemos uma pequena comissão. Entretanto, caso tenha que cancelar e fazer uma nova reserva, entre novamente pelos links acima. Infelizmente, os sites acima desconsideram a comissão quando isso acontece porque não conseguem rastrear a origem.

Obrigada por ajudar quem te ajuda na hora de planejar e fazer sua viagem!

 

 

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)