Tendências Fitness

Tendências Fitness

NOVIDADES E TENDÊNCIAS FITNESS

É comum ouvirmos em todo começo de ano sobre as novidades e tendências de comportamento, principalmente, quando o assunto é moda, viagens, assim como decoração. Uma série de matérias saem em revistas e blogs por todos os cantos. Nos deixa até perdidos, não é mesmo?

Entretanto, com a crescente conscientização das pessoas sobre a importância de uma vida saudável, essa moda também chegou no mundo fitness.

Quer saber quais são as apostas e tendências deste mercado? Vem comigo!

ALIMENTAÇÃO

VEGETARIANISMO, VEGANISMO, PLANT BASED

Tendência crescente nos últimos anos, mas é destacada como a grande aposta para 2019. Eu mesma completei um ano sem carne vermelha e frango este mês de janeiro.

Diversas pesquisas e estudos apontam para os benefícios da alimentação vegetariana e vegana. Recentemente uma pesquisa feita pela USP concluiu que pessoas que tem em sua alimentação regular proteínas vegetais, tem 60% menos risco de problemas cardíacos em relação as pessoas que consomem proteína animal.  Além da questão de saúde, a decisão também é influenciada por princípios éticos e sociais em relação aos animais e ao meio ambiente.

Você sabia que a criação de gado para abate e produção de produtos de origem natural é um dos maiores poluidores do planeta? Sabia que são destruídas grandes áreas de floresta para criação de área de pasto? Além disso, o gado em si produz um volume gigante de gases (dióxido de carbono e metano), responsáveis pela destruição da camada de ozônio. Estudos da organização mundial PETA demonstram que a criação de gado para abate polui mais do que toda a frota de automóveis do mundo.

Movimentos como o #segundasemcarne alertam que a produção de um quilo de carne bovina demanda a utilização de 15 mil litros de água. Por isso e por outros motivos, a água é um dos recursos cada vez mais escassos no planeta. Tudo isso faz com que diariamente cada vez mais pessoas passem a aderir ao vegetarianismo e veganismo. Entretanto, a indústria já está de olho nesse mercado que só tende a crescer. Cada dia que passa, cresce a oferta de produtos vegetarianos e veganos. Além disso, é visível a corrida dos restaurantes para atender esse público cada vez mais exigente.

Pirâmide alimentar adaptada para uma dieta 100% baseada em legumes, frutas, verduras e grãos. Foto: pinterest

DIETA INTUITIVA

As pessoas estão cada vez mais conscientes de suas necessidades e isso reflete nas suas escolhas. Dietas restritivas estão saindo de moda, justamente por ser praticamente impossível manter-se fiel por muito tempo. A partir do momento que conhecemos nosso corpo e as nossas necessidades, fica mais fácil tomar decisões sobre o que comer e quando. Eu mesma, após vários anos seguindo dieta, sempre com acompanhamento de nutricionista, hoje em dia me alimento instintivamente. Claro, estou sempre aprendendo e buscando informações, mas não tenho intenção de voltar a fazer uma dieta restritiva. Algo que me priva de comer determinados alimentos e também me “escraviza” com horários determinados. Hoje só me alimento se estou com fome.

ALIMENTAÇÃO VIVA

Tendência conectada com o crescimento da alimentação plant based, se baseia no consumo dos alimentos crus, por isso é também conhecida como “raw food”. Estudos mostram que ao cozinharmos a comida, perdemos as enzimas naturais por causa do calor, dificultando a digestão e a absorção de todos os nutrientes. Além disso, o corpo acaba sendo sobrecarregado ao ter de produzir uma quantidade maior de enzimas para poder digerir os alimentos.

Outros motivos que tem levado tantas pessoas a aderirem a dieta crua incluem além dos benefícios à saúde em geral, perda de peso, e propriedades antienvelhecimento (alô longevidade!).

Eu sempre que posso, dou prioridade para os alimentos in natura, como cenoura, repolho, beterraba e os brócolis! Técnicas de germinação e brotação também são bastante utilizadas nesse tipo de alimentação. Parece complicado, mas não é! Consiste basicamente em hidratar a semente e esperar que ela germine ou brote, seguindo seu caminho natural. Quer alimento mais vivo que esse, brotando?

ALIMENTOS FERMENTADOS E PROBIÓTICOS

Cada vez mais tem se dado mais atenção a saúde do intestino, que passou a ser considerado nosso segundo cérebro tamanha sua importância no funcionamento geral do organismo! E para que ele esteja funcionando perfeitamente é fundamental  estar com a flora intestinal saudável e equilibrada.

É aqui que entram os alimentos fermentados e probióticos, pois são cheios de bactérias do bem, que vão garantir a boa absorção dos nutrientes e uma imunidade 100%. Imagine um Yakult turbinado com 100x lactobacilos? Já existe e é antiquíssimo, chama Kefir, que pode ser a base de leite ou de água. Prefere chá, busque experimentar o kombucha, alimentado fermentado que parece um refrigerante, só que mil vezes saudável!

Gosta de pimenta, o kimchi da culinária coreana leva fama de estar entre os alimentos mais saudáveis do mundo, é uma conserva a base de pimenta e acelga! A lista de alimentos é enorme, procure experimentar e incorpore a sua dieta! Você vai sentir os benefícios na pele, literalmente!

Fiz um post contando tudo sobre kefir e kombucha, meus preferidos aqui! e se alguém quiser as colônias, deixa um comentário que eu tenho para doar.

DELIVERY SAUDÁVEL

As marmitinhas vieram pra ficar! Foi um caminho lento, mas o delivery evoluiu e finalmente chegou ao mundo saudável. Ele que antigamente se resumia a pizza, comida chinesa e habbib´s, aos poucos foi incorporando cada vez mais tipos de comida, saindo das lanchonetes, chegando inclusive aos restaurantes refinados, e hoje atende plenamente os gostos mais caprichosos. É possível encomendar marmitinhas totalmente personalizadas com base na sua dieta, por um preço razoável e com toda a comodidade do serviço delivery! Em casa, como somos apenas eu e meu marido, sai mais em conta do que cozinhar, por isso utilizo bastante, mesclo as porções prontas com os alimentos frescos, pois dá para comprar as porções separadas, por exemplo, feijão, mix de grãos, e as proteínas e você faz o mix que preferir! Então em casa eu encomendo mensalmente comidinhas fit, feitas com ingredientes orgânicos, sem uso de químicas e aditivos como corantes e conservantes e muuuito saborosas! Quer saber onde? Deixa um comentário q eu respondo rs!

EXERCÍCIOS

TREINOS COM APLICATIVOS

A esta altura do campeonato todos já sabemos que é perfeitamente possível realizar um treino eficiente, sem depender de lugar nem de professor, contando com a ajuda de um aplicativo fitness. Eu mesma já escrevi um post só sobre este assunto, indicando vários aplicativos. E o sucesso dos aplicativos é muito fácil de entender… vivemos em um mundo em que todos procuram por praticidade e independência, e quando estes dois fatores são aliados com economia financeira, pronto. Está explicado o sucesso!

Eu sempre treinei com medidor de frequência. Usei esse Garmin por anos!
Foto: Acervo pessoal

O Nike training segue sendo um dos aplicativos mais famosos, oferencendo mais de uma centena de opções de exercícios, com fotos e vídeos bem explicativos, devidamente linkado as redes sociais (outro fator que impulsiona o uso dos aplicativos é a facilidade de compartilhar o desempenho). Aplicativos de ioga, meditação e corrida são os principais e podem ser encontrados em versões gratuitas e pagas.

GRAVIDEZ FITNESS

Outro efeito da massificação dos exercícios é o fato de que cada dia que passa fica mais comum vermos mulheres grávidas praticando exercícios. Já se foi aquela época em que as mulheres precisavam ficar em casa descansando e tinham uma série de restrições principalmente nos últimos meses da gravidez. Os benefícios de uma gravidez ativa vão desde o bem estar geral da mulher, até a garantia de parto normal e sua pós recuperação.

Bella Falconi diminuiu os pesos e a intensidade, mas treinou durante as suas duas gravidezes! Créditos da foto: Bella Falconi oficial

A manutenção dos exercícios é quase certa no caso das mulheres que sempre foram ativas, mas é sempre obrigatório diminuir o volume de treinos e cargas, e sempre ter liberação e o monitoramento médico. E é claro que algumas modalidades, como esportes de impacto, precisam ser suspensas durante a gravidez, pois colocam em risco a vida do bebê.

EXERCÍCIOS COM O PESO DO CORPO

Tendência que veio pra ficar mas que já vem mostrando a cara a algum tempo. Quem aí nunca viu aquele povo subindo e descendo escadarias, treinando nos ferros do parque ou fazendo exercícios livres em alguma praça da cidade? E é novamente a praticidade que faz com que essa prática seja uma tendência. Fazer exercícios que imitam os movimentos naturais do corpo, e utilizam o nosso próprio peso podem ser realizados em qualquer lugar, são tão eficazes quanto e são menos propícios a lesões, já que usam nosso próprio peso.

MINDFULNESS E A MEDITAÇÃO

Por aqui já falamos muito sobre a importância e os benefícios trazidos pela prática de meditação. Mas o que mudou nos últimos anos, é que diferentemente do que se acreditava antigamente, a meditação pode ser feita em poucos minutos e ser muito benéfica para a saúde mental e corporal. E com esta descoberta, é que a prática do “mindfulness” ou “atenção plena” passou a ser difundia. Essa prática consiste no fato de que precisamos viver o agora, nos desligar do passado e parar de nos preocupar com o futuro, e pode levar apenas um minuto para já ser eficiente. Quer saber mais? Expliquei e dei exemplos de exercícios aqui!

ROUPAS ESPORTIVAS INTELIGENTES (“WEARABLES”)

A tecnologia invade cada vez mais a nossa vida, isso é fato! Seu relógio controla seus passos? Você vai a praia e usa uma camiseta com proteção UV? Pois então, é sobre isso que estamos falando! Variam desde relógios inteligentes, pulseiras que monitoram batimentos cardíacos, roupas reguladoras de temperatura corporal e até tecidos que controlam a respiração! Todos esses acessórios auxiliam na melhora da performance esportiva, já que os usuários podem acompanhar seu rendimento.

E aí, sentiram falta de alguma novidade da qual eu não estou sabendo? Gostaram? Me contem, vamos dividir experiências!

LINKS RELACIONADOS

GOSTOU DO POST?

Gostou do post e das dicas? É muito importante saber sua opinião. Deixe um comentário, curta e compartilhe em suas redes sociais. Se perdeu algum dos posts sobre vida saudável, clique aqui e confira.

Créditos da foto de capa: digitalland.com.br

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)