Como fazer purê de batata doce roxa

Como fazer purê de batata doce roxa

Já pensou em fazer purê de batata doce roxa? Para quem ama batatas, esse purê surpreende pela cor e sabor. Ao invés de cozinhá-las na água, prefiro assar no papel alumínio. Com isso, não há perda de nutrientes e a cor permanece.

Esse método de assar as batatas no papel alumínio também é ótimo para fazer nhoque, pois as batatas ficam mais sequinhas, além de usarmos menos farinha para dar o ponto.

Entretanto, para ficar ainda mais saboroso, asso as batatas com dentes de alho inteiros com casca, sal e lemon pepper, que nada mais é do que raspas de limão e pimenta do reino. Fácil de encontrar em mercados que vendem produtos a granel, mas caso não encontre, pode adicionar raspinhas de limão por cima da batata. Este toque cítrico faz toda a diferença.

O purê de batata doce sempre faz sucesso, sendo um delicioso acompanhamento para carnes. Experimente servi-lo com legumes salteados ou refogados de cogumelos.

PURÊ DE BATATA DOCE ROXA

INGREDIENTES

    • 2 batatas doces roxas médias descascadas e cortadas em rodelas
    • 5 dentes de alho com casca
    • 2 colheres (sopa) de manteiga
    • 1/2 xícara (chá) de leite integral
  • sal e lemon pepper a gosto

MODO DE PREPARO

Faça um pacotinho com papel alumínio. Nele, coloque a batata doce roxa em rodelas, assim como, os dentes de alho com casca. Regue com azeite, tempere com sal e lemon pepper ou pimenta do reino moída na hora a gosto. Feche bem o pacote para não escapar vapor.

Leve para assar em forno pré aquecido a 180 graus por aproximadamente 40 minutos. Mas faça o teste com um garfo para ver se estão cozidos antes de tirar do forno. Assim que pronto, tire o alho da casca. É só apertar para sair a polpa.

Coloque os dentes de alho, assim como, a batata doce roxa em uma panela. Depois, adicione o leite e a manteiga, mexa bem até que fique bem cremoso. Se preferir use um espremedor de batatas.

OPÇÃO DE PURÊ RÚSTICO (PARA INTOLERANTES A LACTOSE)

Essa é uma opção para os intolerantes a lactose. Apenas não adicione a manteiga, assim como, o leite. Quando a batata e o alho estiverem assados, disponha em uma travessa e amasse com um garfo. Acerte os temperos e está pronto.

Aqui tem a receita do alho assado com mais detalhes.

Toda a beleza da batata doce roxa que brotou!

ALTERNATIVA PARA A BATATA DOCE ROXA

A batata doce roxa não é tão fácil de encontrar. Esta receita também poder ser preparada com a batata doce branca ou laranja, por exemplo. Mas é claro que também é possível fazê-lo com a nossa batata inglesa de todo dia.

Produção culinária e fotos: Marianne Rogatto ❤

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)