Onde fica San Andrés, o paraíso não é tão logo ali

Onde fica San Andrés, o paraíso não é tão logo ali

Procurando saber onde fica San Andrés? Muito provavelmente sua busca tem uma razão. Ou seja, deve ter visto fotos deste paraíso espalhadas pela internet e redes sociais, certo? Como já fui para este lugar lindo de morrer, hora de esclarecer a dúvida.

Famosa pelo seu mar de sete cores, a Ilha de San Andrés pertence territorialmente a Colômbia, mas está localizada no mar do Caribe. Juntamente com as ilhas de Providencia e Santa Catalina, San Andrés forma o que chamamos de Caribe Colombiano.

Pra chegar em San Andrés, não há voo direto saindo do Brasil. É necessário fazer uma conexão em Bogotá. Normalmente, a companhia aérea mais indicada para fazer este voo é a Avianca. Companhia aérea que também fará o trecho Bogotá até San Andrés.

Pode não parecer, mas é uma viagem longa. Alguns voos que saem de São Paulo a Bogotá, por exemplo, não amarram com uma boa conexão para ir à San Andrés no mesmo dia. Por isso, é provável que tenha que dormir uma noite em Bogotá.

Isto tem um lado bom. Se não conhece a capital da Colômbia é um excelente pretexto. Só não se assuste com o forte controle de segurança por conta das FARC. É muito comum ver pelo centro guardas com metralhadoras na mão, cães farejadores fazendo inspeção nos carros antes de entrarem no estacionamento dos prédios e por aí vai.

Lembro uma das vezes que fui a Bogotá da rigidez da polícia. O taxista nos levava para o hotel e, de repente foi parado em uma espécie de blitz. Foi revistado, assim como, o carro todo. Além disso, teve que fazer teste de embriaguez. Mas, de novo. Procure não se assustar.

VOLTANDO A SAN ANDRÉS – CURIOSIDADES SOBRE A ILHA

Agora que você já sabe onde fica San Andrés, vamos para algumas curiosidades. Com 26 km2 de extensão, a Ilha de San Andrés nem sempre pertenceu à Colômbia. Até 1803 pertencia a Espanha e há uma grande disputa territorial com a Nicarágua.

Além disso, pela proximidade com a Jamaica e por questões culturais e de raízes, muitos nativos de San Andrés não se consideram colombianos natos. Fiquei muito amiga de alguns deles. Por isso, tomei a liberdade de perguntar mais sobre a cultura, a relação com a Colômbia etc. 

Grande parte deles preferem falar o inglês ao espanhol. Consideram muito mais a Jamaica que a Colômbia, sendo que alguns nem se consideram colombianos. Com isso, o reggae é muito presente, assim como, o idioma inglês. Grande parte deles são fluentes na língua. É muito maluco isso, mas só conseguirá arrancar este sentimento de alguém da ilha depois que tiver maior liberdade. 

Tanto isto é uma verdade que a maior parte das praias e afins tem origem inglesa no nome. 

DICAS DE SAN ANDRÉS PARA LER ANTES DE IR

Este paraíso caribenho, onde fica San Andrés, tem cada vez mais conquistado os brasileiros. Por isso, não deixe de ler meu texto com dicas e mais dicas de San Andrés, Providencia e Santa Catalina. Foi escrito logo que voltei da ilha e tem muita informação. Clique aqui para ler. 

HOTÉIS RECOMENDADOS EM SAN ANDRÉS

Não inventa de ficar em outro lugar que não seja o Centro e arrredores. A corrida de taxi é carinha. Além disso, nada mais prático do que fazer tudo a pé. Entre as opções:

All inclusive: Decameron Isleño 

4 estrelas: Hotel Casablanca, Hotel Bahia Sardina, Sea Colors Hotel

Confira outras opções com boas avaliações dos hóspedes. Clique aqui e escolha o que melhor se encaixe ao seu perfil.

MAIS POSTS DE SAN ANDRÉS, PROVIDENCIA E SANTA CATALINA

QUAIS SÃO OS MEIOS E A MELHOR FORMA DE DAR A VOLTA À ILHA DE SAN ANDRÉS?

ECOFIWI – AVENTURA DE ANDAR DE CAIAQUE DE TRANSPARENTE

ONDE FICAR EM SAN ANDRÉS?

O QUE FAZER EM PROVIDENCIA?

CAYO CANGREJO – O LUGAR UAU DE PROVIDENCIA

ONDE FICAR EM PROVIDENCIA?

CARTAGENA DAS ÍNDIAS

GOSTOU DA DICA SOBRE ONDE FICA SAN ANDRÉS? QUER ECONOMIZAR? PLANEJE SUA VIAGEM POR AQUI! 

  • Que tal reservar sua acomodação pagando o melhor preço? Confira opções com descontos de até 50% através deste link.
  • Quer viajar tranquilo e ainda ganhar milhas da Smiles? Não saia de casa sem seguro viagem, mesmo dentro do Brasil. Contrate o seu com atendimento pelo Whatsapp, assim como pontuação de milhas Smiles a cada real gasto. Além disso, leitores do blog tem desconto cumulativo de 20 a 50% com o código DESCNPD. Clique neste link e garanto o seu baratinho.
  • Vai para o exterior? Saia de casa conectado com chip internacional de celular entregue em casa. Mas para ter frete grátis, clique aqui e utilize o cupom: naopira para obter o benefício.
  • Alugue o carro para sua road trip com benefícios e economia. Leitores do blog tem desconto de 6% na contração do aluguel online utilizando o cupom de desconto RENT6OFFNPD. Além disso, a RentCars cobre o menor preço, assim como, te isenta de IOF e ainda parcela. Saiba os detalhes e obtenha tais benefícios através deste link

Além de não te custar nada mais, terá boas vantagens e ainda ajudará na monetização do conteúdo do blog. Para cada transação realizada, receberemos uma pequena comissão. Entretanto, caso tenha que cancelar e fazer uma nova reserva, entre novamente pelos links acima. Infelizmente, os sites acima desconsideram a comissão quando isso acontece porque não conseguem rastrear a origem.

Obrigada por ajudar quem te ajuda na hora de planejar e fazer sua viagem!

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)