O que fazer em Verona, a cidade palco de Romeu e Julieta

O que fazer em Verona, a cidade palco de Romeu e Julieta

O que fazer em Verona, a cidade que é considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco? Além de se apaixonar por sua beleza, há muita coisa bacana para fazer na cidade palco de Romeu e Julieta, mundialmente conhecida com a Cidade dos Namorados. 

Verona é aquela típica cidade que em um dia de verão se visita os principais pontos, mas fica o gostinho de quero mais. Para curti-la, o ideal é dormir ao menos uma noite. Caso não dê, planeje muito bem o seu dia para que no final dele esteja em um dos cafés e/ou restaurantes de uma das praças tomando ao menos uma taça de prosecco italiano. 

Muitos turistas colocam Verona na rota por acaso, já que está no caminho entre Veneza e Milão. Outros muitos a colocam por estar próxima ao Lago de Garda. Apesar de ser uma ótima sacada, há muitas cidades além de Verona que valem a visita. Por isso, caso tenha tempo, avalie ficar ao menos uns dois dias neste pedaço. 

O QUE FAZER EM VERONA?

PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS E DE ATENÇÃO

PIAZZA BRÀ

Dependendo do caminho que fizer, passando um dos portões de entrada da cidade, dará praticamente de cara com a bela Piazza Brá. A maior praça de Verona é um belíssimo cenário repleto de cafés e restaurantes de um lado e muita história do outro. 

No contorno da piazza (praça em italiano) está a imponente Arena de Verona, que foi palco de muitas batalhas de gladiadores. Sim, muitas mortes ocorreram ali. Atualmente, a arena é só paz e amor. Shows e exibições acontecem por lá, principalmente, nos dias de verão. Fique de olho na programação.

Além da Arena de Verona, estão no entorno também, a bela construção do Palazzo della Gran Guardia, a estátua do Rei Vittorio Emanuele II e a Fonte dos Alpes. Tal fonte foi presente da cidade de Munique e é ponto preferido para quem quer relaxar em um dos bancos bem na sua frente. 

Não deixe também de fotografar I Portoni della Brà na chegada ou saída da praça. 

CASA DI GIULIETTA

Saindo da Piazza Brà, siga por uma das ruas de mármore rosa até chegar na Via (rua em italiano) Capello, vire a direita até chegar em um beco cheio de turistas. Eis que estará em um dos pontos mais visitados de Verona, a Casa di Giulietta.  

Esta foi a minha segunda vez em Verona e na Casa di Giulietta. Por isso, posso afirmar que algumas coisas mudaram por ali. Da primeira vez que fui, tinham vários bilhetinhos de juras de amor eterno enfiados entre os tijolos do beco. Hoje em dia, aqueles tijolos viraram uma parede lisa, abarrotada de juras escritas com canetinhas. Tal mudança se deu na incansável saga dos governantes da cidade tentarem inibir os turistas a escreverem suas declarações no beco. 

Assim que entrar no beco, verá uma multidão. É lá que está a famosa estátua da Giulietta. Reza a lenda que, ao colocar a mão em seu seio, o amor eterno é garantido. Por lá também está a entrada da casa e a famosa sacada do romance. Para quem quiser entrar na casa, precisa desembolsar EUR 6. O resto do acesso é gratuito. 

Endereço da Casa de Julieta: Via Capello, 23

TÚMULO DA GIULIETTA (TOMBA DI GIULIETTA)

Aos que quiserem ir mais a fundo na história, é possível visitar o suposto túmulo da Julieta (Giulietta) também. Já adianto que não fica próximo uma coisa da outra. Você gastará entre um ponto e outro cerca de quinze minutos caminhando (1,2 km). 

O que vale a pena no final é a visita ao museu em que está o túmulo (de pedra e localizado no subsolo). Caso não tenha muito tempo na cidade, não recomendo ir. 

Endereço do túmulo da Giulietta: Via Luigi da Porto, 5

CASA DI ROMEO 

Diferentemente da Casa di Giulietta, a Casa do Romeo (Casa di Romeo) não pode ser visitada por se tratar de uma propriedade particular do século XIV. Caso esteja com tempo sobrando e seja curioso, vale dar aquela passadela. 

Endereço da Casa do Romeo:  Via Arche Scaligere, 2

CITADELLA

Saindo do romance de William Shakespeare e seu Romeu e Julieta, há muitas outras belas coisas para ver em Verona. Dê um pulo em Citadella, um bairro histórico de Verona, que é delimitado por muralhas e dividem a parte medieval e romana da cidade. 

TORRE DEI LAMBERTI, PIAZZA DELLE ERBE e PIAZZA DEI SIGNORI

Se estiver em busca de um lugar para ver toda beleza de Verona do alto, não pode deixar de subir a Torre Dei Lamberti. Localizada dentro do Palazzo del Comune, é a torre mais alta da cidade com seus 84 metros. Para quem tiver folego, suba os seus 368 graus. Mas se não estiver tão em forma ou no pique, opte pelo elevador para os primeiros 243 degraus.  

Dependendo do lugar de onde venha, terá acesso à Torre Dei Lamberti via Piazza Delle Erbe. Tem tanta coisa nesta praça que precisa anotar para ter a certeza de que nada escapou do radar. Pelo fato de ser um pouco poluída com suas barracas de frutas, verduras, massas, souvenirs e afins todo cuidado é pouco. Entre os pontos de interesse estão as próprias barracas, Colonna del Mercato, a Tribuna, assim como, a Fontana di Madonna Verona, por exemplo. 

Com tantas atrações é praticamente mandatório uma parada na praça para ao menos um café ou prosecco para sentir o clima de tudo aquilo.  Recomendo a parada no Caffè Anselmi que tem uma comida e atendimento maravilhosos!

Passando pelo Anselmi, desça e saia na bela e menos agitada Piazza dei Signori. Lá está a estátua de Dante Alighieri, além de funcionar o mercado de Natal no final do ano. 

CHIESA DI SANTA MARIA ANTICA E OUTRAS IGREJAS

As igrejas de Verona são outro espetáculo a parte. Na sequência da Piazza dei Signori está a pequena bela Chiesa di Santa Maria. Bem na sua entrada, verá torres de arquitetura gótica que impressionam. É ali em frente que estão os túmulos da família Della Scala (Scaligero).  

CASTELVECCHIO E SUA PONTE SCALIGERO

Um dos lugares mais encantadores de Verona pra mim. O visual da Ponte Scaligero, com as muralhas do castelo e o Rio Adige é inesquecível. O imponente Castelvecchio foi construído nos anos de 1300 e pertenceu por muitos e muitos anos à família Della Scala, que dominou a região no passado através de um verdadeiro império territorial, assim como de poder. 

Entretanto, quem quiser entrar no castelo e visitar seu riquíssimo museu terá que desembolsar EUR 6,. Sinceramente, vale cada centavo, ainda mais se é um apaixonado por arte e história.

Estes são os principais pontos, que podem ser conhecidos em um único dia inteiro ou dividido em dois dias, sem pressa e com outras descobertas, assim como, uma experiência gastronômica dentro da Igreja de San Matteo. 

IMPORTANTE SABER…

VERONA CARD, VALE COMPRAR?

Se tem a intenção de visitar o Castelvecchio, subir a Torre di Lamberti, visitar a Arena, por exemplo, vale a pena sim comprar o Verona Card. O passe pode ser adquirido no centro de informações turísticas perto da Arena di Verona. Os valores são 20 e 25 euros para 24 e 48 horas, respectivamente.

Caso queiram mais informações, cliquem aqui que direcionei para o site oficial.

SEGURO VIAGEM É OBRIGATÓRIO NA EUROPA, SABIA?

Sim, é obrigatório o seguro viagem para Europa. Mesmo que não fosse, jamais recomendo sair de sua casa para uma viagem qualquer sem contratar o seguro. O NPD é parceiro de uma plataforma cujo atendimento pode ser feito via Whatsapp no exterior e tem sido muito bem elogiado por todos os leitores que eventualmente tenham tido sinistro em sua viagem. Mas a boa notícia é que leitores do blog tem vantagens! Além de ter um desconto adicional entre 20 e 50% com o cupom DESCNPD, você ainda ganha milhas Smiles. Clique aqui para saber mais!

FAZER AS COISAS A PÉ, DE CARRO OU TRANSPORTE?

O melhor é fazer tudo a pé. Os principais pontos são próximos. O segredo é mapear tudo antes para não ficar rodando de um lado para outro. Já cheguei de trem e de carro e, confesso que de carro a conta pode sair cara no estacionamento. Apesar de ter muitas e muitas vagas, 6 a 7 horas em um estacionamento próximo, pode te custar mais de 17 euros. 

ONDE FICAR EM VERONA?

Se chegar de trem, o ideal é ficar em um hotel que fique próximo a estação. Caso vá de carro, procure ficar em um hotel que tenha estacionamento, de preferência gratuito. Entretanto, o importante no final, nos dois cenários é ficar bem localizado. 

Entre as opções considere: Ark Hotel, Grand Hotel des Arts, Siberia Rooms, Stravagante Hostel, assim como, Hotel Giberti. Caso opte por um apartamento, entre as opções: La Casa di Fiorenza, Comforty, Nonna Gabriela, assim como, Grazia Luxury Home. Caso prefira outra opção, clique aqui e veja outras hospedagens. Mas sempre com a segurança de que terá a sua hospedagem garantida quando chegar ao destino.      

GOSTOU DAS DICAS? QUER ECONOMIZAR? PLANEJE SUA VIAGEM POR AQUI! 

  • Que tal reservar sua acomodação pagando o melhor preço? Confira opções com descontos de até 50% através deste link.
  • Sabia que o seguro viagem é obrigatório na Europa? Quer viajar tranquilo e ainda ganhar milhas da Smiles? Contrate o seu com atendimento pelo Whatsapp e pontuação Smiles a cada real gasto. Além disso, leitores do blog tem desconto cumulativo de 20 a 50% com o código DESCNPD. Clique neste link e garanta o melhor preço!
  • Vai para o exterior? Saia de casa conectado com chip internacional de celular entregue em casa. Para ter frete grátis, clique aqui e utilize o cupom: naopira para obter o benefício.
  • Alugue o carro para sua road trip com benefícios e economia. Nosso parceiro cobre o menor preço, te isenta de IOF e ainda parcela. Saiba os detalhes e obtenha tais benefícios através deste link. 

Além de não te custar nada mais, terá boas vantagens e ainda ajudará na monetização do conteúdo do blog. Para cada transação realizada, receberemos uma pequena comissão. Entretanto, caso tenha que cancelar e fazer uma nova reserva, entre novamente pelos links acima. Infelizmente, os sites acima desconsideram a comissão quando isso acontece porque não conseguem rastrear a origem.

Obrigada por ajudar quem te ajuda na hora de planejar e fazer sua viagem!

 

 

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)