Ambientes instagramáveis

Ambientes instagramáveis

Já escutou o termo ambientes instagramáveis? Sabe o que isso significa?

A palavra ou termo instagramável não existe no dicionário da língua portuguesa. Entretanto o termo, como deve desconfiar, está relacionado a um dos aplicativos queridinhos entre os heavy users do momento, o Instagram. Mas para defini-lo acabamos englobando todas as redes socias.

Ambientes instagramáveis são nada mais, nada menos, que ambientes decorados e interessantes. Ou seja, ambientes que despertam nas pessoas o desejo de fotografar e postar em suas redes sociais.

Atualmente, não é incomum ir a uma exposição, show, shopping e até mesmo festas de casamento e de aniversário e se deparar com espaços especialmente criados para que possa tirar selfies e fotos incríveis. Afinal, todo mundo vai querer compartilhar aquele momento. Se for em um cenário legal pra isso, melhor ainda!

ESPALHANDO POR AÍ

Para as empresas, proporcionar essa experiência de ambientes instagramáveis vai muito além de “mimar” o cliente. Eles querem mesmo chamar a atenção, assim como, interagir, engajar, criar um vínculo. Além disso, claro que também conseguir propaganda grátis nas redes sociais. Ou seja, quanto maior o número de pessoas fotografando e postando, mais a marca estará divulgada.

“Pessoas influenciam pessoas. Nada influencia mais do que a recomendação de um amigo” – Mark Zuckerberg, CEO do Facebook sobre Marketing boca a boca.

Crédito da foto: arquivo pessoal

DE OLHO NOS AMBIENTES INSTAGRAMÁVEIS

Aos viajantes, que tal ficar atento a esses espaços espalhados pelo mundo e incluir um pit stop para fotos perfeitas no seu roteiro? Nos Estados Unidos, por exemplo, já são comuns as lojas instagramáveis. Elas oferecem uma experiência única, divertida e com engajamento no universo online.

Em Miami, o Museu do sorvete (Museum of Ice Cream) foi criado sobre este conceito e tem feito o maior sucesso entre todos os visitantes. Por lá é contada a história do sorvete em um passeio por espaços lindos e interativos. Com isso, quem vai até o museu terá ainda mais o desejo de fotografar e compartilhar os ambientes instagramáveis criados justamente para isso.

Crédito da foto: globetrender.com

TAMBÉM TEMOS AMBIENTES INSTAGRAMÁVEIS EM TERRA BRASILIS…

No Rio de Janeiro, o Youtube Espace tem sido cenário para os geradores de conteúdo que frequentam o local. O local chama a atenção pelos espaços decorados e super descolados, o que rende ótimas fotos e vídeos.

Crédito da foto: brasil.googleblog.com

Já em São Paulo, locais como o @funcast.me recebem visitantes que querem produzir conteúdo para redes sociais. Por lá, há 25 cenários interativos para fotos. Caso queira fazer seus cliques, é preciso adquirir um ingresso, cujo preço varia de acordo com o tempo que quer ficar.

Crédito da foto: funcast.com.br

URBANIZE-SE

Se você é como eu, que adora um passeio outdoor, pode aproveitar os grandes cenários para fotos que tem se espalhado pelas grandes cidades.

Um exemplo é o Beco do Batman. Endereço do graffiti na tradicional Vila Madalena, bairro de São Paulo. Um verdadeiro Wall Art a céu aberto e super democrático. O endereço que já foi um beco abandonado, ganhou status de ponto turístico. Seus muros são cobertos de arte e pessoas disputando espaço para as fotos.

Crédito da foto: saopaulosemmesmice.com.br

Em Miami, Flórida, temos o Wynwood Walls, que é outra galeria a céu aberto que atrai milhões de pessoas todos os anos. O local exibe graffitis e intervenções urbanas de mais de 50 artistas de 16 países diferentes. Ou seja, um verdadeiro leque de opções de fotos urbanas.

O mais interessante em Wynwood Walls é a possibilidade de comprar os desenhos em forma de quadros em sua galeria. A Gardens falou sobre isso no texto em que fala sobre sua visita por lá no ano passado. Clique aqui para ler.

Crédito da foto: americanetmobile.com

Uma dica valiosa é programar sua visita, já que os grafites ficam dentro de um parque, tendo horário para abrir e fechar.

MEU MUNDO ARQUITETÔNICO

Recentemente rolou em São Paulo a Expo Revestir. Trata-se de uma feira de empresas do ramo de arquitetura e Design que utilizam o evento para exibir lançamentos, ditar tendências, assim como, trocar experiências e gerar novos negócios.

Estive lá e pude notar como essa tendência de ambientes instagramáveis estava inserida em vários stands da expo. Confesso que no começo me assustei ao ver tantas pessoas o tempo todo com seus celulares, fotografando, fazendo vídeos e stories. Tudo ao mesmo tempo.

A briga por espaço não era para tocar, conhecer ou ver de perto o produto exposto. Era para esperar o momento certo em que as pessoas saíam da frente para fazer a foto perfeita. Que loucura!

Mas passado, o susto, não resisti e entrei na onda também. Alguns ambientes instagramáveis eram tão lindos, que não dava pra não fotografar, fazer carão e querer compartilhar nas redes sociais rs. Confira aqui embaixo!

Crédito da foto: arquivo pessoal

SEGUNDAS INTENÇÕES OU NÃO

Em uma época onde a experiência tem mais valor do que o produto e, que as pessoas querem transformar tudo em um reality show, vale a pena pensar se também vai querer surfar essa onda. Na grande maioria dos casos, é muito benéfica para as empresas e marcas. Por isso, vale a pena pensar no assunto.

Claro que não precisa fazer ambientes instagramáveis em todo espaço. Mas, já pensou que pode começar pelo toilette? Se deu conta de como as pessoas amam tirar fotos neles?

Se quiser mexer em seu ambiente e o tornar instagramável, fale comigo. Será um prazer te ajudar com este projeto.

Confira o vídeo sobre o tema no meu canal:

QUEM SOU EU?

Muito prazer, sou Ana Paula Teixer!

Atuo em escritório próprio desde 2009, tendo larga experiência em projetos residenciais, corporativos e comerciais. Além deles, atuo também na área de design de interiores, cenografia e gerenciamento de obra.

Tal experiência e vivência fez com que o escritório se consolidasse, dando vida a Duetts Arquitetura & Design. Meu objetivo maior é melhorar os espaços e a qualidade de vida das pessoas.

Para me contactar, mande um email para anapaulateixer@duetts.com

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)