Molhos e Massas – Como combinar

Molhos e Massas – Como combinar

Você sabe como combinar molhos  e massas? Na Itália existem mais ou menos 300 variedades diferentes de massa, sem contar a infinidade de molhos, por aqui também temos muitas opções, fica mesmo difícil escolher e acabamos optando sempre pelas mesmas receitas, normalmente as mais tradicionais como espaguete, parafuso ou penne com molho de tomate ou molho branco. 

Fizemos uma seleção especial com algumas sugestões para o próximo almoço de domingo, aquele dia que o macarrão não pode faltar, mangia maccheroni! 

Pasta curta: massas pequenas em forma de concha, espiral, letrinhas, caracol, tubinhos, orecchiette, padre nosso, risi, orzo, ideal para sopas e saladas. Não

Pasta longa: massa compridas com mais de dez centímetros de comprimento como por exemplo o espaguete, tagliatelle, linguini, pappardelle, fettuccine, bigole, bavete e mafalde. 

Pasta ripiena: Nessa categoria  estão todas as massas recheadas como o tortellini, ravioli, cappelletti, fagottini, tortelli e agnolotti.  

Molhos & massas 

  • Aglio e olio –  molho com alho picado, azeite e sal. Combina com espaguete, espaguettini e linguine.
  • Ai frutti di mare – molho com frutos do mar. Combina com espaguete, capellini, fidelini e cabelo de anjo.
  • All’amatriciana – molho feito com bacon e tomates. Combina com bucatini, espaguete e maccheroni lunghi. 
  • Alla pana – molho preparado com creme de leite e ingredientes variados como pimenta, ervilhas, presunto cru. Combina com tortellini, penne e rigatoni.
  • Allo spezzatino – molho com carne refogada. Combina com fusilli, penne, rigatoni, pappardelle, maltagliati e outras massas em tiras.
  • Burro e sálvia – molho com manteiga e sálvia. Combina com todos os tipos de massa.
  • Carbonara – molho com bacon, queijo e ovos. Combina com com massas de tiras finas.
  • Pesto – molho feito com manjericão, nozes, parmesão e azeite. Combina com massas recheadas e massas simples como fettucine, tagliatelle, linguine e farfalle.
  • Ragù alla bolognese – o mais famoso molho de tomate com carne moída. Combina com massas de tiras largas, tagliatelle, pappardelle, lasanha e espaguete. 
  • Salsa cruda – molho cru, molho que não é cozido, com tomates, salsinha, manjericão e queijo parmesão. Combina com massas em tiras, pode ser o mafalde, tagliatelle e fettuccine. 
  • Salsa di noci – molho de nozes e ricota. Combina com fettuccine, espaguete, bavete. 
  • Sugo de pesce – molho de tomates com peixe. Combina com penne, rigatoni e bucatini. 
  • Sugo di pomodoro – molho de tomate, o mais querido no Brasil. Combina com todos tipos de massa. Aproveita para variar o tipo de massa. 
Fonte: Pinterest

Produção Culinaria e fotos: Mari Rogatto ♥️

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)