Berinjela a rolê

Berinjela a rolê

Hoje tem berinjela a rolê por aqui! Sempre muito bem vinda na minha cozinha, com seu agradável sabor amargo, madame aubergine é tão querida e amada que toda família tem sua receita predileta.

Presente nas mesas mundo afora, pratos como a moussaka originária da Grécia, o nasu dengaku originário do Japão, assim como, a caponata tão apreciada pelos italianos são preparações com berinjela irresistíveis e repletas de sabor.

Pequenas, médias ou grandes, alongadas, redondas e com variações de cores, tem para todos os gostos. As mais comuns por aqui são as pretas e roxas, mas encontramos também na cor branca e as listradas com roxo e branco. Ou seja, uma festa não somente para os olhos, mas também para o nosso paladar.

Agora imagina um rolê de berinjela grelhada com filezinho de peixe, muito limão, azeitona e tomate? Tenho certeza que vai te conquistar! O perfume na cozinha não deixa dúvidas, é realmente um prato delicioso.

Berinjela a rolê

Ingredientes

  • 1 berinjela grande;
  • 10 filezinhos de peixe branco sem pele (usei pescada do sul);
  • 2 cebolas;
  • 12 tomates cereja;
  • 12 azeitonas pretas (usei Azapa);
  • Suco de 2 limões;
  • 1 ramo de alecrim;
  • Folhas de louro fresco;
  • Azeite, sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

  • Tempere os filés de peixe com o suco de um limão, pimenta do reino e sal a gosto, mas reserve na geladeira;
  • Corte as cebolas em meia lua e os tomatinhos ao meio;
  • Corte a berinjela em fatias não muito finas. Uma berinjela média rende mais ou menos dezesseis fatias. Entretanto, é melhor grelhar todas, caso alguma desmanche.

Para facilitar o corte use uma boa faca ou uma faca de pão. Ela não vai escorregar, mas te dará mais firmeza no corte.

  • Esquente a grelha ou frigideira;
  • Passe azeite nos dois lados da berinjela. Tempere com sal e coloque para grelhar por alguns minutos, mas até dourar levemente.

Montagem

  • Pegar uma fatia de berinjela grelhada e colocar por cima o filé de peixe temperado e enrolar;
  • Em uma assadeira ou panela grande, colocar o azeite e as cebolas fatiadas. Acomodar os dez filés com berinjela, colocar as azeitonas, tomates, alecrim, assim como, o louro, sal, pimenta do reino e suco de um limão;
  • Regar com bastante azeite, mas cobrir com papel alumínio ou com a tampa da panela. Coloque em fogo médio/baixo por aproximadamente vinte minutos.

Se usar o papel alumínio, tenha cuidado com o vapor para não se queimar. Caso necessário, acrescente mais suco de limão. Caso queira um molho mais apurado, retire o rolê de berinjela da panela. Deixe em fogo baixo por mais cinco minutos.

Sirva com salada de folhas verdes e arroz.

SUBSTITUIÇÕES

Caso não goste de peixe, poderá substituir por carne moída, frango desfiado, ricota, assim como, por tofu, muçarela ou queijo coalho. Também é possível acrescentar molho de tomate.

DICA

Em alguns mercados e hortifrúti encontramos a berinjela já fatiada, o que facilita e muito o preparo do almoço ou jantar na correria da semana.

VOCÊ SABIA?

A berinjela é um alimento muito benéfico à nossa saúde. Ajuda na coagulação do sangue, é suporte para o sistema imunológico, assim como, participa do metabolismo do organismo. Além disso, auxilia na redução dos sintomas da TPM, protege o coração, contribui para a saúde dos ossos e é excelente para o nosso intestino. Tem vitamina C, K, B3, B5, B6, B9, magnésio, cobre, assim como, manganês, potássio e fibras.

Berinjelas asiáticas, ou japonesas, são compridas e estreitas. Têm menos sementes, além de serem menos amargas que as de formato mais arredondado.  

LEIA NO BLOG TAMBÉM

Berinjela a parmegiana

Cheesecake salgado

Sopa de berinjela com crosta de massa folhada

Crumble de legumes

Produção culinária e foto: Mari Rogatto

Crédito da foto de capa: pixabay.com/pt

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)