Home Staging: dicas para vender seu imóvel mais rápido

Home Staging: dicas para vender seu imóvel mais rápido

Você sabe o que é home Staging? Sabia que a técnica tem sido muito utilizada pelos proprietários de imóveis para vender ou alugar suas propriedades? Caso nunca tenha ouvido falar no termo home staging ou não faz a menor ideia de como tornar seu espaço mais atrativo, fique tranquilo. Estou aqui para ajudar com várias dicas para vender seu imóvel mais rápido. Antes de começar com o tema propriamente dito, uma reflexão. Quando pensamos em vender um imóvel, geralmente o passo a passo padrão seguido é:
  1. Fotografar o imóvel;
  2. Anunciar ou contatar imobiliárias e corretores;
  3. Mostrar o imóvel para os interessados
Além destes, algumas pessoas se preocupam ainda em renovar a pintura ou arrumar a bagunça antes das fotos. Caso se enquadre neste time, parabéns, está no caminho certo! Entretanto, para que seu imóvel saia na frente dos concorrentes, ganhe maior visibilidade nos anúncios e gere encanto nas visitas, precisará tomar ainda outras atitudes e cuidados. E é aí que entra o tal do home staging. A técnica é muito comum nos Estados Unidos, onde nasceu em 1972. Mas aqui no Brasil essa matemática de que vale a pena gastar para ganhar, ainda não entrou na cabeça de todo mundo.

JÁ ASSISTIU ALGUM EPISÓDIO DE IRMÃOS À OBRA?

Aposto que já deve ter visto aquele programa da Discovery Home and Health chamado Irmãos À Obra, com os gêmeos Drew e Josh. O que eles fazem no programa intitulado “Compra e venda” é exatamente home staging, entretanto, em uma escala mais drástica e com reforma prevista. Durante o programa verá que os irmãos dão um up no imóvel que está a venda para torná-lo mais atrativo. Enquanto rola a reforma, a dupla procura, juntamente com seu cliente, por outra propriedade. O objetivo é vender por um melhor preço o atual imóvel, utilizando esta grana para amortizar o custo do imóvel que será adquirido. Entenderam a jogada?

O QUE É HOME STAGING NA ESSÊNCIA?

Home em inglês significa casa, enquanto que staging significa encenação. Traduzindo para o nosso português, home staging nada mais é que criar um cenário de casa. Ou seja, é o ato de preparar um imóvel para venda ou locação no mercado imobiliário. Uma propriedade mais atraente gera um maior número de potenciais compradores, assim como pode gerar uma venda mais rápida e rentável. Seguindo este raciocínio, o passo a passo correto na venda de um imóvel é:
  1. Home staging;
  2. Fotografar o imóvel;
  3. Anunciar ou contatar imobiliárias e corretores;
  4. Mostrar o imóvel para os interessados.
Percebeu que agora o home staging assumiu o 1º lugar no passo a passo? Isso não é por acaso. Vai descobrir mais abaixo porque a técnica  merece essa posição de importância.

COMO APLICAR O HOME STAGING?

PASSO 1 – HOME STAGING: PREPARAR O IMÓVEL

Existem profissionais que podem te ajudar nessa etapa e é importante que os contrate, se possível. Eles saberão observar cada particularidade do seu imóvel, podendo destacar o que é importante e descartar o que não ajuda a vender. Tal profissional pode ser um arquiteto ou design de interiores, entretanto, por se tratar de algo bem específico, procure quem tenha conhecimento nessa área. Se prefere se virar sozinho e acha que tem jeito pra cuidar dessa questão, deixarei aqui alguns passos fundamentais. O importante é observar o que pode ajudar e/ou atrapalhar na venda, como por exemplo:

MÓVEIS: AVALIE A RETIRADA OU REALOCAÇÃO

É bom quando existem móveis no local, pois assim o possível comprador consegue ter noção do que cabe no espaço. Entretanto, não exagere na dose. Caso a propriedade esteja muito cheia de mobília ou com móveis muito grandes e pesados, talvez possa dar a sensação de que o espaço é menor do que realmente é. Repensar essas peças ou o layout (posicionamento) delas é o primeiro passo de um home staging bem sucedido.

Crédito da foto: Home Group

ESCONDA OS OBJETOS PESSOAIS 

Quando o possível comprador entrar no imóvel, precisará se identificar de alguma forma e se imaginar morando ali. Por isso, é importante que tente deixar esse ambiente o mais neutro possível. Porta retratos de família, objetos do seu time de futebol ou peças religiosas são itens que com certeza devem sair do alcance de olhos alheios.

Crédito da foto: Home Group

ORDEM NA BAGUNÇA

A primeira impressão é a que fica. Por isso, guarde sapatos, recolha roupas do varal, assim como, deixe a pia limpa e sem louças, organize bancadas dos banheiros e recolha os brinquedos das crianças espalhados pela casa. Ou seja, de acordo com o Home Stanging você precisa pensar que sua casa deverá ser apresentada como uma vitrine, então ela deve estar IMPECÁVEL!

Crédito da foto: Home Group

FIQUE DE OLHO NA DECORAÇÃO/CENÁRIO

Entrar em um imóvel e encontrar cortinas antiquadas, desbotadas ou sujas dão uma péssima impressão. Adquira itens novos de baixo valor, mas que deem um grande impacto visual como quadros, almofadas, cortinas etc. Coloque flores em um vaso e substitua toalhas dos banheiros por novas. As toalhas brancas são as melhores. Coloque uma fruteira (com frutas) na cozinha. Caso tenha alguma louça bonita, deixe alguns lugares postos a mesa para dar um charme. Vista as paredes com quadros ou telas simples, mas bonitas. Não precisa gastar horrores, mas lembre-se: Home Staging é gastar com itens pontuais e que realmente ajudarão na valorização do imóvel. Retire colchas ou capas dos sofás, caso utilize para evitar sujar o estofado. Deixe fora neste dia, pense na vitrine.

Crédito da foto: Home Group

LUZ É TUDO NO HOME STAGING

Iluminação é uma providência simples, mas com resultado imediato. Padronize os tons e potências das lâmpadas dos seus cômodos e troque lâmpadas fracas ou que estão com mau funcionamento. Costumamos indicar uma luz mais morna para ambientes onde se pede mais conforto, como salas e quartos. Já na cozinha, algumas pessoas preferem uma cor mais fria que ajude a identificar melhor a cor dos alimentos. O importante para a venda é não deixar em um mesmo cômodo, lâmpadas de cores diferentes, pois darão um aspecto bagunçado ao ambiente. Na visita, certifique-se que o ambiente estará bem iluminado. Abra todas as janelas para entrada de luz natural e deixe as luzes artificiais acesas.

Crédito da foto: Home Group

CONHEÇA SEU PÚBLICO

Sim, se o seu imóvel está localizado em algum bairro onde existe um público bem específico, então você pode se valer desse trunfo também. Vamos imaginar que sua propriedade imóvel fique perto de uma universidade. Você pode deixá-lo mais atraente para estudantes com uma decoração mais moderna e urbana, por exemplo. Além dos pontos acima, pode ser que seu imóvel também precise de uma bela pintura e, por fim uma boa faxina. Mas não pense que acabou. Na verdade, esta foi só a primeira parte, ou seja, a aplicação da técnica de home staging. Vamos para o próximo passo?

PASSO 2 – FOTOGRAFAR O IMÓVEL

Se tem aquele amigo fotógrafo, aproveite e o contrate pra tirar fotos profissionais. Assim, você vai ter um ótimo material e ainda vai dar aquela força pro amigo. Ou então, prepare sua câmera ou celular e escolha o melhor horário do dia, que é quando a luz entra pelas janelas. Você conseguirá uma cor mais bonita e poderá tirar muitas fotos e de muitos ângulos diferentes. Mas não acaba por ai não! Baixe algum editor de fotos e edite as melhores que tirou. Utilize recursos como clarear, recortar e, principalmente, alinhar nas imagens. Eu sou a louca do alinhamento! rsrs Sabe aquela foto em que a linha da parede ficou inclinada? Então, dá uma “desentortadinha” nela porque assim já vai melhorar muito. Calma, não precisa ser expert no assunto. Qualquer app de edição de fotos tem essa funcionalidade.

PASSO 3 – ANUNCIAR OU CONTRATAR IMOBILIÁRIAS E CORRETORES

É importante escolher bons parceiros. Não adianta seguir todos os passos do home staging se sua casa não for vista em vários canais. Certifique-se também que utilizarão as suas fotos, uma vez que, algumas imobiliárias gostam de fazer seu próprio levantamento fotográfico. Mas fique de olho na qualidade do material.

PASSO 4 – MOSTRAR O IMÓVEL PARA OS INTERESSADOS

Uma dica muito importante é dar espaço aos compradores. Por isso, não fique em cima da pessoa como abelha no mel. Mostre o espaço ou deixe o corretor mostrar, destacando os pontos positivos de cada ambiente. Afaste-se e deixe o interessado a vontade para olhar com calma. Dê privacidade para que possa conversar com a pessoa que estiver com ele (esposa, esposo, amigo). No final mostre-se disponível para tirar dúvidas ou mostrar novamente algum local que queira rever.

Pronto! Depois de entender melhor o conceito do home staging, percebeu como esses passos podem te trazer um resultado de venda com muito mais qualidade? E quando falamos em qualidade, também estamos falando de tempo e valor. Se já conhecia a técnica ou se gostou das dicas, conta pra gente! Se precisa de uma ajuda para dar um up em seu imóvel, entre em contato comigo através do email anapaulateixer@duetts.com. Terei o maior prazer em te ajudar. Agora, se conhece alguém que está precisando vender um imóvel rapidamente, mande esse post pra ele. Você também pode acompanhar essas e outras dicas de decoração todos os dias no meu perfil do Instagram @duetssarquitetura.

LEIA NO BLOG TAMBÉM

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)