A arte de dizer não

A arte de dizer não

Sim, é uma verdadeira arte dizer não nas mais diversas situações. Por incrível que pareça é mais fácil dizer não a um ente querido a dizer não a um chefe ou colega de trabalho. Tudo isto por conta do nível de intimidade, do receio da reação ou até mesmo do aspecto negativo que isto pode acarretar na sua carreira.

Entretanto, saiba que em muitas situações dizer não é extremamente favorável a sua saúde mental, carreira e até mesmo a sua evolução. Afinal, não é tudo que devemos aceitar, mas também não é tudo que devemos recusar. É necessário medir as circunstâncias e as consequências.

Com a experiência de vida e maturidade profissional, entretanto, é mais fácil sabermos a melhor hora de dizer sim ou não. Certo?

Claro que não! Somos humanos e seres humanos são tomados de emoções a todo momento. As coisas se tornam mais maleáveis quando estamos bem conosco. Afinal, quando se está feliz, tudo flui mais fácil. O que é dizer mais um sim, certo?

Claro que não! Não é porque está em uma boa fase que vai dizer sim pra tudo e pra todos. Afinal, pra ser e se manter feliz é preciso ter inteligência emocional. E parte desta inteligência é fazer o discernimento entre o que dá ou não dá.  

Na contramão, em muitas situações, pensamos mesmo que internamente para o lado negativo. Palavras como impossível, não dá, assim como, nem pensar fazem a festa. Elas se tornam ainda mais latentes quando não estamos em uma boa fase. Não é mesmo?

Sim, é mesmo. O pessimismo é algo que corrói e emana muito mais forte, mesmo que inconscientemente. 

MAS AFINAL QUANDO DIZER NÃO?

Se for uma situação simples é muito fácil dizer não ou absorvê-lo. Não se reunir com alguém de última hora em algo nada urgente, negar encontrar alguém por pura preguiça, assim como, não fazer algo por falta de orçamento, por exemplo, são estes tipos de situações.

Entretanto, dizer que não vai entregar algo urgente de última hora, recusar um convite para viajar com amigos tendo grana ou até mesmo negar encontrar alguém pra discutir algo em que está errado é bem complicado. Nestes tipos de situação é mais do que necessário ter inteligência emocional. É necessário se perguntar várias vezes se realmente o não é a resposta mais adequada. 

Pra saber qual é a melhor resposta entre o sim e o não em uma situação delicada, o que aconselho é pensar fora da caixa. É olhar o seu lado e o de quem está do outro lado. Ser inflexível por pura birra é a mais clássica manifestação de imaturidade. 

Um não deve ser dito com consistência para que possa ser respeitado e ser entendido por quem o recebe. Se impor em alguma situação cujo sim é impossível e, que há argumentos pra isso é algo que o outro lado da mesa entenderá. Pode ser que não entenda no momento do não, mas certamente ao longo do tempo. 

Por isso, não tenha medo de dizer não quando for necessário. Uma boa negativa às vezes é a melhor solução para uma série de situações ou problemas. 

Quer explorar com mais propriedade os nãos da vida profissional? Quer discutir estas tais negativas com alguém que não tem nada a ver com a situação, mas que tenha experiência do melhor momento do sim e do não? Que tal fazer uma mentoria de carreira comigo? Para saber mais, clique aqui.

GOSTOU DA DICA? VAI VIAJAR E QUER ECONOMIZAR? PLANEJE SUA VIAGEM POR AQUI! 

Além de não te custar nada mais, terá boas vantagens e ainda ajudará na monetização do conteúdo do blog. Para cada transação realizada, receberemos uma pequena comissão. Entretanto, caso tenha que cancelar e fazer uma nova reserva, entre novamente pelos links acima. Infelizmente, os sites acima desconsideram a comissão quando isso acontece porque não conseguem rastrear a origem.

Obrigada por ajudar quem te ajuda na hora de planejar e fazer sua viagem!

 
 
 

 

hkjh

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)