Conserva de cebola roxa

Conserva de cebola roxa

Quer aprender a fazer conserva de cebola roxa de forma fácil e rápida? Além de ficar pronta em minutos, são necessários apenas três ingredientes. Cebola roxa, sal, assim como, suco de limão. Viu que simples?

Se prefere a cebola branca é só a substituir na receita, por exemplo. Eu, particularmente, gosto mais da versão da conserva de cebola roxa. Deliciosa e repleta de sabor é perfeita para acompanhar as mais diversas preparações. Sanduíches, hambúrgueres, carnes, assim como, frango grelhados ficam ainda mais apetitosos, mas não só eles. Que tal incrementar o churrasco, a salada ou até os pratos mais simples?

Nosso tão amado arroz com feijão e ovo frito de gema mole, por exemplo, vai muito bem acompanhado de um toque de conserva de cebola roxa.

ENFIM…

já perceberam que combina com tudo e é uma baita ajuda naqueles dias sem muita inspiração na cozinha. Além disso, a cor espetacular que aos poucos vai ficando faz bonito na mesa e no prato. Afinal, dificilmente alguém resiste a esta deliciosa tonalidade rosa.

A conserva de cebola roxa com limão é básica, porém é super aromática e até quem torce o nariz para cebola. Além de poder mudar a cebola roxa por branca, é possível substituir o suco de limão por de laranja. Ou até mesmo uma mistura de suco de limão com de laranja. Ou seja, tudo pode, mas tome cuidado para não distorcer tanto.

Entretanto, aqui vai mais uma dica. Caso queira mais camadas de sabor, incremente com outros temperos, tais como, pimenta, grãos de mostarda, louro, zimbro, alho, tomilho ou outro ingrediente de sua preferência. O importante é deixar marinando por no mínimo 30 minutos.

Todas estas variáveis são válidas, mas hoje vamos de conserva de cebola roxa. O preparo como falei é fácil, rápido, colorido e delicioso. 

CONSERVA DE CEBOLA ROXA

INGREDIENTES

  • 2 cebolas roxas cortadas em fatias finas
  • Suco de 1 limão Tahiti
  • 1 colher (chá) de sal

MODO DE PREPARO

Corte a cebola em fatias finas e as coloque em um pote esterilizado. Adicione sal e misture, assim como, adicione o suco do limão. Misture mais um pouco e deixe marinando por no mínimo 20/30 minutos. Consuma em até 3 dias. 

DICA

COMO ESTERILIZAR POTES DE VIDRO NO FORNO DE MICROONDAS

Coloque 4 colheres (sopa) de água no recipiente de vidro já lavado, ligue o microondas por 2 minutos, escorra a água e deixe o vidro secando de cabeça para baixo sobre papel toalha. 

Para esterilizar as tampas metálicas coloque em  uma panela com água e ferva por 5 minutos, retire e seque com papel toalha. 

VOCÊ SABIA?

A cebola é o ingrediente para tempero mais popular do mundo, sendo uma das três hortaliças mais importantes, ao lado do tomate e da batata. O responsável por trazer a cebola para o nosso continente foi Cristóvão Colombo, em sua segunda viagem para o Haiti.

Na Idade Média o legume era usado como moeda para pagamento de aluguel e um bom presente de casamento. Ainda hoje, brâmanes (da casta sacerdotal da Índia) e seguidores ou jinismo não podem ingerir cebolas por conter aliáceos que são considerados afrodisíacos.

LEIA NO BLOG TAMBÉM

Cebola roxa recheada com cuscuz marroquino

Torta de couve flor com cebola roxa

Ceviche de coco verde com cebola roxa

Panzanella com cebola roxa

Salada de grão de bico com cebola roxa e especiarias

Poke com salmão e cebola roxa

Produção culinária e fotos:

Marianne Rogatto ♥

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)