Superioga: força e concentração para vida

Superioga: força e concentração para vida

Superioga nada mais é que um método que tem como base o Hatha Yoga, a origem a todos os outros tipos de yogas do mundo. Esse sistema surgiu há milhares de anos na Índia amplamente documentado no Hatha Yoga Pradipika, livro considerado a bíblia dos yogis, sendo seus preceitos desenvolvidos por Yogui Swatmarama. 

Superigo é uma prática que promete força e concentração para a vida. Eu mesma, comecei um curso de formação na modalidade e estou adorando!

O objetivo da prática é unir os opostos e trazer equilíbrio entre mente e corpo. Isto por meio das posturas, chamadas de asanas, dos exercícios de respiração (pranayamas), assim como, da meditação e do relaxamento.

O Superioga promove o fortalecimento físico e mental através de sequências que trabalham a flexibilidade, a consciência corporal e o poder de concentração. Entretanto, foi pensado para atender a todas as pessoas, assim como, todas as faixas etárias, sem restrições.

Seu idealizador, Paulo Junqueira, é educador físico, formado em Hatha Yoga, Yoga clássico, togaterapia e Vinyasa, com cursos no Brasil, India e França.

MAS O QUE É SUPERIOGA NA PRÁTICA?

O Superioga desenvolve o condicionamento físico através da combinação dos asanas (posturas), respiração combinada e repetições. Tudo isso em uma aula dinâmica e movimentada.

Essa mistura de elementos traz inúmeros benefícios relacionados ao condicionamento físico e mental. Desse modo, você terá ganhos de força, equilíbrio, concentração, resistência cardiovascular, flexibilidade, além de elevado gasto calórico. Eu simplesmente me apaixonei na 1a. aula!

As aulas são sempre diferentes, pois o método permite uma combinação infinita de séries. As quais são previamente montadas com base em um catálogo com mais de 90 asanas. Como resultado, o tempo voa, a aula é super fluida. Não há pausas entre as posturas e você se movimentará, de forma completa (corpo e mente).

superioga

QUALQUER PESSOA PODE PRATICAR?

Sim! Essa é uma das premissas básicas do Superioga. Poder ser praticado por todos, independentemente da idade, condições de peso ou experiência na prática. Essa preocupação em servir a todos foi uma das motivações do Paulo para desenvolver o método. Portanto, não se preocupe, é muito seguro.

Toda aula tem uma sessão inicial completa de alongamento e imersão (“estar presente e concentrado”). Assim, o risco de lesão durante a prática é praticamente zero. 

A concentração é fundamental, assim como, a combinação da respiração com cada movimento. Casar o ritmo do inspirar e do expirar com cada movimento é fundamental para garantir a execução perfeita. Desta forma, você garante a dose certa de força, equilíbrio, além da consciência corporal.

Todavia sempre é importante considerar que gestantes ou pessoas com qualquer restrições de saúde devem passar por avaliação médica. Somente assim terão certeza de que poderão praticar. Não se esqueça que segurança vem sempre em 1o. lugar. Fale com seu médico.

ONDE POSSO PRATICAR?

O Superioga está disponível em várias cidades do Brasil e do mundo. Já existem vários professores formados na prática dando aulas em diversas academias e studios espalhados por aí.

Em São Paulo, por exemplo, você encontrará Superioga na Spin&Soul dos Jardins, assim como na BodyExpression, no bairro de Indianópolis. Além disso, é possível realizar aulas online em qualquer lugar do mundo.

superioga

No site oficial do Superioga, através de um programa de assinatura mensal, é possível ter acesso a diversos vídeos demonstrativos. 24 horas, 7 dias da semana, para praticar quando quiser.

DICAS PARA PRATICAR

  1. Use roupas leves e confortáveis. Não precisa de tênis, a pratica é feita descalça;
  2. Se puder leve seu próprio yogamat (eu prefiro);
  3. A prática é melhor se feita de estômago vazio. Caso não consiga, dê preferência a refeições leves e líquidas;
  4. Tente chegar uns minutos antes da aula para entrar no clima e se concentrar;
  5. Dê aquela passadinha básica no banheiro;
  6. O silêncio é fundamental. Por isso, evite conversar e lembre-se que a prática requer concentração;
  7. E claro, desligue o celular.

Quer saber mais? Acompanhe meu progresso no curso através do Stories de nosso Instragram. Estou sempre postando sobre as aulas. Quem aí se arriscaria a ter uma aula comigo como professora?

Namastê!

GOSTOU DO POST?

Gostou do post e das dicas? É muito importante saber sua opinião. Deixe um comentário, curta e compartilhe em suas redes sociais. Se perdeu algum dos posts sobre vida saudável, clique aqui e confira.

POSTS RELACIONADOS

5 tipos de aula de yoga para todos os gostos! 
Tendências fitness 
Como alcançar suas metas de vida saudável? 
Qual fazer primeiro: aeróbio ou musculação?
Musculação – 5 razões para não ter medo de levantar peso

Créditos das fotos: arquivo pessoal


Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)