Trem na Alemanha: como funciona e como economizar?

Trem na Alemanha: como funciona e como economizar?

Será que andar de trem na Alemanha é muito complicado? Como será que funciona? Dá pra comprar antes? Onde valido o ticket? Estas são perguntas muito comuns para quem pensa em utilizar o transporte para transitar pelo país. 

A primeira dica que dou é prestar atenção em todos os detalhes. Utilizar trem na Alemanha como forma de transporte é a forma mais simples de ir de um lado para outro, caso não queira alugar um carro. Entretanto, se não estiver atento a horários, plataformas, tickets utilizados etc pode ser que passe por algum perrengue. 

Se a sua maior preocupação for com a mala, já comece a se despreocupar. Agora, prepare o bolso. O ticket de trem é caro e pesa bastante no orçamento da viagem, principalmente, com a cotação do euro alto do jeito que está. Mas vamos por partes, no detalhe, para que fique quase um expert em trem na Alemanha antes mesmo de chegar na terra do chucrute. Bora?

TREM NA ALEMANHA

Antes de começar as dicas propriamente ditas, entenda quem está por trás do transporte ferroviário alemão.

QUAL É A EMPRESA DE TRANSPORTE QUE OPERA NA ALEMANHA?

A principal empresa é federal e chama DB, que significa Deutsche Bahn. Além de transportar pessoas, é responsável pelo transporte de carga e linhas de ônibus. Se for de Frankfurt a Munique de trem, embarcará em trem da DB, por exemplo. 

Além dela, há outras empresas locais que operam na malha ferroviária, entretanto, se fizer rota pelas grandes cidades, pode ser que não utilize nenhuma delas. Para entender o tamanho da DB, que transporta mais de 7 milhões de pessoas diariamente, dificilmente não verá o logo da DB ou sinalização pelas ruas das grandes cidades.

COMO É ANDAR DE TREM NA ALEMANHA?

Andar de trem na Alemanha é uma das formas mais fáceis de transitar de um ponto para outro no país e fora dele. Além disso, te possibilita a fazer um roteiro bacana, passando pelas principais cidades, sem precisar alugar carro, por exemplo. 

Entretanto, é necessário tomar alguns cuidados para evitar perrengue. Apesar de não ter catraca para entrar nas estações, assim como, validação do ticket de trem antes de entrar na plataforma e no trem, não pense que andará de trem se pagar ou que não há controle. Tentar burlar o sistema poderá gerar uma dor de cabeça descomunal a vocês. 

Duvido que algum leitor do Não Pira faria isso, mas é sempre bom falar sobre este e outros temas. Por isso, vamos por partes.

COMO COMPRAR O TICKET DO TREM NA ALEMANHA?

Há diversas formas de comprar o ticket de trem da DB. Pode comprá-lo no ato da viagem em um guichê ou nas máquinas existentes da estação. Além disso, pela internet. Entretanto, um conselho de amiga para que poupe dinheiro. Compre seu ou seus tickets de trem com bastante antecedência, de preferência pela internet.

Quando falo com antecedência é no mínimo de um mês. O melhor dos mundos é com três meses de antecedência, mas sei que nem sempre é possível. Há uma considerável diferença no valor do ticket quando compra antes ou às vésperas da viagem. Um ticket de Frankfurt a Berlim comprado na véspera poderá custa mais que 150 euros, por exemplo. Caso compre um tempo antes, poderá até achar promo por 70 euros ou menos. 

Já deu pra perceber que é uma facada o valor do ticket individual de trem na Alemanha, né? 

NÃO COMPRE TICKETS INDIVIDUAIS

A melhor dica que posso dar é evitar comprar tickets individuais durante a sua estada no país. Procure comprar seus tickets por período e número de viagens, que é…

UMA FORMA DO ESTRANGEIRO ECONOMIZAR

Estive no país durante o verão passado e vi na internet que havia um ticket de trem com direito a viagens ilimitadas durante uma quantidade de dias. Caso comprasse pela internet, o valor seria mais em conta que comprar em um dos guichês. O problema é que tal ticket chegaria na minha casa em três semanas. Ou seja, completamente inviável, uma vez que, já estava na Alemanha.

Entretanto, como tinha mais quinze dias por lá e viajaria para Berlim, Dresden, Munique e por aí vai, optei por comprar o passe diretamente em um guichê de atendimento.  Mas há uma informação importante…

NEM TODAS AS ESTAÇÕES VENDEM

Pois é! Descobri este fato quando fui à estação de Mannheim e fui informada de que nem todas as estações vendiam o ticket múltiplo a estrangeiros. A alternativa foi ir até Heidelberg comprar o tal bilhete.

MAS ATENÇÃO, É NECESSÁRIO TER O PASSAPORTE EM MÃOS

Este tipo de bilhete é vendido somente a estrangeiros que residem fora da Europa, Turquia e Rússia. Por isso, no ato da compra é mandatório estar com seu passaporte em mãos. Você precisará apresentá-lo ao atendente.

OLHE NO SITE SE NÃO HÁ NENHUMA PROMO

Mas antes de comprar, dê uma olhada no site da DB se há alguma promoção rolando. Ano passado, o ticket estava com 20% off na época que estava lá e aproveitei o desconto. Entretanto, alguns descontos são válidos somente para internet. Atente-se a este detalhe também.

ANTES DE COMPRAR O BILHETE MÚLTIPLO…

Olhe o valor da passagem de cada trecho que utilizará, some e compare com o passe múltiplo. Dependendo, pode ser que não valha a pena. Assim que fizer a comparação e, perceber que comprar individualmente sai mais barato, não deixe para comprar na última hora. Lembra que o valor aumenta e muito se comprado na véspera?

AINDA SOBRE O BILHETE MÚLTIPLO

Há opção de tal bilhete múltiplo ser comprado para dias consecutivos ou flexíveis. No meu caso, comprei para dias flexíveis, uma vez que que viajaria alguns dias em uma semana e outros em outra.

Ainda sobre esta opção, caso compre online para dias consecutivos, poderá comprar online e imprimir na hora. Agora, se for para dias flexíveis, só recebendo em casa. Preste bem atenção neste detalhe. Maiores informações, clique aqui.

MARCAÇÃO DE ASSENTO

Quando o ticket é comprado antecipadamente é possível fazer a marcação de assento. Parece besteira marcar assento, entretanto, em épocas de pico, como o verão, pode ser que não tenha lugar para sentar, por exemplo. 

Teve uma vez que fiquei sentada no chão do corredor, entre um vagão e outro, porque não tinha assento. Caso não consiga agendar o seu assento, antes de sentar em qualquer lugar, olhe nas indicações se está reservado ou não. 

SÃO MUITOS DETALHES?

Sim, são, mas depois que pega o jeito, tudo fica mais fácil. Vale aqui também fazer uma observação importante para quem for comprar ticket individual.

PRESTE ATENÇÃO NO HORÁRIO DO TICKET

Caso compre ticket de trem individual (no guichê de atendimento, estação ou internet), terá que embarcar no exato dia e horário do ticket. Se não fizer isso e embarcar em outro trem com o mesmo local de partida e destino pode ser penalizado por um fiscal que estiver dentro do transporte, tendo ainda que comprar na hora outro ticket.

BAIXE O APP DA DB EM SEU CELULAR

Se tem algo que usei durante a minha viagem à Alemanha ano passado foi o tal do aplicativo da DB. Ele é tipo um Google Maps do trem. Assim que o abre, coloque de onde sairá para onde vai. Ou simplesmente utilize a sua localização e informe para onde vai.

O app te mostrará o horário dos trens, em que estação terá que fazer baldeação, se a linha está com atraso, assim como, acompanhará o percurso do trajeto online e te informará as plataformas de todas as conexões. Com o aplicativo, me programava a hora de sair de casa, a hora que deveria estar na estação etc. 

Não sei o que seria de mim sem ele, já que falo uma ou outra palavra em alemão. Por isso, aqui vai outra dica. Não fique sem conexão de internet em seu celular. já saia com chip aqui do Brasil e viaje tranquilo. Saiba mais, clicando aqui.

MALAS? SERÁ QUE POSSO TEM LIMITE DE PESO OU TAMANHO?

Não, não há limite de peso ou tamanho. Quando cheguei em Frankfurt, peguei um trem até Mannhein com uma mala grande. Entrei no trem, coloquei a mala em um canto que tivesse visão e segui viagem. 

Claro que dei sorte de ter o assento, dele não estar reservado etc. Na mesma viagem, outras pessoas estavam com malas grandes também e, todas foram ao lado da minha. Como tinha base uma casa base no país e uma mala pequena dentro da maior, foi tranquila a logística das demais viagens de trem. Entretanto, se não tiver a mesma base e quiser um conselho: tente viajar com uma mala no máximo média. Além de ser mais prática, ficará mais fácil levantá-la para subir e descer os degraus dos vagões. 

O bom da mala de mão é que poderá colocar tanto no compartimento acima do assento, assim como, entre as pernas. Pense nisso e desapega da mala maior. De novo, só fui com uma porque tinha base, somente a utilizei na chegada e partida e voltaria para o Brasil com algumas coisas mais.

TEM QUE VALIDAR O TICKET?

Exceto para os tickets individuais, que possuem dia, horário, origem e destino, os demais bilhetes são validados. Entretanto, você não precisa validá-lo antes de entrar no trem. Há um fiscal da DB que passa de vagão em vagão pedindo seu bilhete. Por isso, guarde-o como se fosse a coisa mais importante da vida. Assim, não terá que pagar novamente ou ser penalizado, caso não esteja com ele na hora da validação.

HAUPTBAHNHOF (OU HBF): GUARDE BEM ESTA PALAVRA

Você pode até não falar absolutamente nada em alemão, entretanto, uma palavra terá que estar em sua mente se for andar de trem de um lado para outro na Alemanha. Hauptbahnhof (ou Hbf) significa estação central. Ou seja, quando for escolher o local de onde sairá ou chegará, provavelmente será de uma Hauptbahnhof.

EVITE PEGAR O ÚLTIMO TREM DO DIA

Sim, procure não pegar o último trem do dia MESMO. Eu, por exemplo, passei um super perrengue por conta disso. Peguei o último trem de Rothenburg Ob der Tauber para a pacata Deidesheim. O problema é que tinha 5 conexões para fazer e uma delas atrasou. Com isso, não consegui chegar no destino de trem e tive que pegar taxi de Mannheim até Deidesheim. Ou seja, um desembolso de 70 euros não previstos. Pergunta se fiquei brava? rs

LOCKERS

Nem todas as estações de trem terão lockers. É importante se informar antes para evitar qualquer tipo de perrengue. Utilizei o locker em Berlim e, aqui uma dica importante. Tenham moedas e, de preferência trocadas. Não é possível pagar com cartão de crédito tampouco com dinheiro.

ESTAÇÕES DESCOBERTAS

Grande parte das estações de trem são descobertas e há áreas para fumantes. Portanto, não se assuste se levar uma baforada alheia. No frio e chuva deve ser um super perrengue, mas como fui no verão, estava bem agradável.

Em Berlim brinca-se com a parada do vagão da primeira classe. Para bem na parte descoberta da estação. Imagina pagar mais caro e ainda passar perrengue? Uma alternativa é andar internamente do trem até chegar nos vagões da segunda classe.

DIVISÃO DE CLASSES

Por falar em primeira e segunda classe, esta é uma divisão por conforto e valores. Sinceramente, não vejo a necessidade de comprar dos bilhetes mais caros por conta do conforto. A não ser que queira fugir da muvuca, os vagões e assentos das outras classes são bons e possui boa infraestrutura.

TRENS ICE

Você escutará ou verá a denominação ICE. Nada mais significa trem expresso, ou seja, terá pouquíssimas paradas ao longo do percurso. Além de serem mais novos e modernos, tem lanchonete e outras regalias. Entretanto, prefira comer fora do trem. Sairá mais barato e comerá melhor.

Bom, acho que é isso. Se lembrar de mais alguma coisa, colocarei por aqui depois. Caso tenha dúvida, comente que te ajudo.

LEIA TAMBÉM

POR QUE VOCÊ DEVE IR AO MENOS UMA VEZ À ALEMANHA

OKTOBERFEST MUNIQUE – DATAS, ONDE FICAR ENTRE OUTRAS DICAS 

GUIA EM BERLIM E ROTEIRO

HOTEL EM BERLIM

RESTAURANTE EM BERLIM 

O QUE FAZER EM DUSSELDORF? 

ONDE FICAR EM DUSSELDORF?

HOP ON HOP OFF EM DUSSELDORF

O QUE FAZER EM ROTHENBURG OB DER TAUBER? 

O QUE FAZER EM HEIDELBERG? 

O QUE FAZER EM COLÔNIA?

Para outros textos da Alemanha, clique aqui.

GOSTOU DAS DICAS PARA VIAJAR DE TREM NA ALEMANHA? QUER ECONOMIZAR? PLANEJE SUA VIAGEM POR AQUI! 

  • Alugue o carro para sua road trip com benefícios e economia. Nosso parceiro cobre o menor preço, te isenta de IOF e ainda parcela. Saiba os detalhes e obtenha tais benefícios através deste link. 

Além de não te custar nada mais, terá boas vantagens e ainda ajudará na monetização do conteúdo do blog. Para cada transação realizada, receberemos uma pequena comissão. Entretanto, caso tenha que cancelar e fazer uma nova reserva, entre novamente pelos links acima. Infelizmente, os sites acima desconsideram a comissão quando isso acontece porque não conseguem rastrear a origem.

Obrigada por ajudar quem te ajuda na hora de planejar e fazer sua viagem!

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)