Elíptico, escada ou esteira, qual é melhor?

Elíptico, escada ou esteira, qual é melhor?

Lá vem mais um post que gera muita dúvida. Elíptico, escada ou esteira? Qual é a melhor opção?

E lá vem a Luci com a resposta de sempre. Depende!! Depende do que você está buscando, pois dependendo do seu objetivo, um aparelho é melhor do que o outro. Quer saber como fazer a escolha certa etnre elíptico, escada e esteira? Vem que te explico

Montei uma tabelinha comparativa para facilitar a escolha de vocês! Mas antes uma notinha sobre o Eliptico, só para ter certeza de que todo mundo sabe do que se trata: estamos falando daquele aparelho que simula uma corrida, que também pode ser chamado de “transport” ou “cross trainer”.  Pode ou não ter alças para trabalhar também os braços!

Elíptico que simula corrida sem impacto, se tiver as alças, trabalha a parte superior também!

Comparativo riscos e benefícios: Elíptico, escada ou esteria?

As calorias são apenas uma referência, pois dependem muito do metabolismo, peso e batimento cardíaco de cada pessoa, além do treino realizado (moderado, intenso).

O elíptico pode perder em termos de calorias para a esteira, que só trabalha os membros inferiores, mas pode ser uma ótima aliada caso a pessoa não tenha condicionamento físico para correr, ou ainda se está acima do peso e precisa se precaver contra lesões. A escada exige que a pessoa já tenha certo condicionamento, pois mesmo quando em baixa velocidade requer resistência e fôlego para subir degraus em um ritmo constante. Por outro lado, a esteira é a escolha mais popular. Atende a praticamente todo mundo, pode ser usada para uma simples caminhada ou para um treino de HIIT super forte. Só depende de como você vai programar seu treino!

Lembre-se que o tempo e a intensidade são fundamentais

Para decidir entre elíptico, escada ou esteira você precisa considerar duas questões fundamentais. Para que o exercício traga resultados é preciso analisar: o tempo investido e a sua intensidade. Obvio que quanto mais tempo, maior será a queima calórica, e a lógica é a mesma em relação a intensidade. Depende da realidade de cada pessoa!

Estudos científicos convergem no fato de que é necessário pelo menos 150 minutos de atividade cardiovascular moderada por semana. Isso em uma escala de 1 a 10 de cansaço, seria equivalente ao nível 6 para trazer benefícios a saúde. Esses minutos podem ser distribuídos em pequenos intervalos, por exemplo: 30 minutos, 5 dias na semana, sendo que esses 30 minutos podem ser 10 minutos de manhã e 20 a tarde. Ou 15 minutos de atividade intensa (entre 9 e 10 na escala de cansaço).

É possível fazer HIIT no elíptico, esteira e na escada!

Lembram das vantagens do treino HIIT que eu tanto amo? Quando fazemos treinos curtos mas muito intensos, o esforço gerado vai fazer com que continuemos a gastar energia mesmo após pararmos o exercício (é o tal do EPOC que eu expliquei em detalhes no post). Essa queima pode representar entre 15% a 20% a mais de gasto calórico. Uma ajudinha e tanto, não é mesmo?

No meu caso, uso bastante essa tática do HIIT. Geralmente não tenho muito tempo para ficar na academia, pois faço musculação e superioga, então opto por fazer HIIT por no máximo 20 minutos na esteira ou na escada. No entanto, de fim de semana, prefiro fazer 40-60 minutos de atividade moderada no elíptico. Pego um livro, vejo uma série, e passa rapidinho. Dessa forma, economizo minhas articulações, pois já me machuquei quando treinava corrida três vezes na semana.

Mas enfim, elíptico, escada ou esteira?

Os três!! tanto para mudar o estímulo e desafiar o corpo, e também para manter a motivação! Afinal não adianta ficar 30 minutos na escada sofrendo e xingando Deus e o mundo, que o exercício não vai surtir o efeito esperado (sim eu acredito no poder da mente). Melhor fazer 10 minutos de escada, e completar o treino com 20 minutos de esteira! Penso que quando escolhemos coisas prazerosas e que gostamos, o resultado vem mais fácil!

O importante é fazer algo que nos seja prazeroso e que, desta forma, sem perceber, acabamos incorporando na nossa rotina e fazemos sempre!

Créditos da foto de capa: https://www.mundoboaforma.com.br

GOSTOU DO POST?

Gostou do post e das dicas? É muito importante saber sua opinião. Deixe um comentário, curta e compartilhe em suas redes sociais. Se perdeu algum dos posts sobre vida saudável, clique aqui e confira.

POSTS RELACIONADOS

Você sabe como é, e como praticar HIIT?
Dicas para chegar aos 40 muito bem 
Tendências fitness
8 mitos sobre atividades físicas
Pensamento positivo
Dicas do Cristiano Ronaldo para manter a forma física
Treino uma vez por semana, dá resultado?

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)