Dicas da Chapada dos Veadeiros: primeiro passos

Dicas da Chapada dos Veadeiros: primeiro passos

Procurando por dicas da Chapada dos Veadeiros? Antes de falarmos do destino em si, vale destacar que o texto foi escrito a quatro mãos, por um casal recente. Escolhemos a Chapada para ser a nossa primeira viagem mais distante juntos. Ele, aventureiro nato. Eu, uma cosmopolita sedentária rsrsrsrs. 

Ou seja, eu, Fran, que sempre apareço por aqui com temas relacionados a moda e comportamento, resolvi com meu namorado Vitor desbravar um destino com muita natureza e aventura. Pois bem, Sr. Namorado, considere como uma prova de amor! 

Nós!!

Mas bora voltar ao foco deste texto, dicas da Chapada dos Veadeiros.

ONDE FICA A CHAPADA DOS VEADEIROS?

Para começarmos a falar da Chapada dos Veadeiros, é bom saber onde fica. Situada na região centro-oeste do estado de Goiás, está sobre uma pedra enorme de quartzo rosa. Aliás, pedra abundante na região.

Reza a lenda que em 1970, astronautas americanos visualizaram um brilho enorme no centro do Brasil, que identificaram como sendo a Chapada dos Veadeiros. 

QUAL MELHOR ÉPOCA PARA IR À CHAPADA DOS VEADEIROS?

Escolhemos setembro para ir, já que é época de seca. Sem chuva, mas muito sol, o clima ótimo para se refrescar nas águas geladas das cachoeiras. Entretanto, a Chapada têm diferentes paisagens em diferentes épocas do ano. Dizem que é bacana conhece-la em três momento: na época de seca; na época de chuva e; no pós época de chuva.

ONDE FICAR NA CHAPADA DOS VEADEIROS?

Para conhecer a Chapada, três cidades bases: Alto do Paraíso, Vila São Jorge e Cavalcanti. Esta última é um pouco mais distante e conhecida pela comunidade dos Kalungas. Entretanto, optamos por ficar na Vila São Jorge, pois é um lugar mais rústico. Sem asfalto, sem caixa eletrônico tampouco posto de gasolina, mas extremamente acolhedor é aconchegante e surpreendente em relação a oferta de hotéis e restaurantes. Consulte opções de hospedagem com até 50% de desconto através deste link.

Nada mal ser recebida com essa piscina – Crédito da foto: Fran Galvão

Sabe aquele clima bem relax, com todo mundo andando a pé pelas pequenas ruas? Assim é a Vila São Jorge! Ou seja, nos proporciona conhecer em detalhes cada cantinho da vila. 

Nos hospedamos na Pousada Caminho das Cachoeiras. Com uma área de lazer linda, passou por uma grande reforma em fevereiro deste ano. O local surpreende pela lindas piscinas e uma banheira de hidromassagem ótima para dar aquela relaxada após um dia de trilha.

Nós, de novo!

A pousada conta com café da manhã bastante farto, assim como, um café da tarde com um bolo mais gostoso que o outro a cada dia.

Recuperar as energias com um café da manhã caprichado – Crédito da foto: Fran Galvão

COMO CHEGAR A CHAPADA DOS VEADEIROS?

Pegamos um voo partindo de Guarulhos direto para Brasília (1 hora e 40 minutos de voo), alugando por lá um carro para transitar pela região da Chapada. – (Faça um comparativo de preço com várias locadoras de carro em um único local, podendo ainda parcelar. Clique aqui)

O trajeto leva pouco mais de 2 horas em uma estrada tranquila. É quase uma reta só, não pedagiada. Não notamos radares, mas vimos poucos postos de gasolina. Além disso, infelizmente, não vimos bons lugares para se alimentar. Apenas bares de estrada. Porém, tem uma paisagem bastante árida, mas ao mesmo tempo encantador.

No meio do caminho tinha uma árvore! – Crédito da foto: arquivo pessoal Fran Galvão

DICA IMPORTANTE:

Para quem optar por ficar também na Vila São Jorge, abasteça o carro em Alto do Paraíso. Não fizemos isso e..surpresa!! Lá na Vila não tem posto de gasolina. Olha um provável perrengue aí!

Entrada da cidade de Alto Paraíso. – Crédito da foto: Fran Galvão

Para não termos problemas, assim que chegamos, apesar de estarmos cansados da viagem, passamos novamente por Alto Paraíso para abastecer (distância de uns 40km da Vila São Jorge).

Claro que aproveitamos para jantar! Tanto Alto Paraíso quanto Vila São Jorge nos surpreenderam com a variedade e qualidade gastronômica, o que renderá com certeza um outro post por aqui.

chapada-dos-veadeiros-dicas

Belos restaurante e menus 5 estrelas – Crédito da foto: Fran Galvão

TRILHAS

Um ponto importante antes de começarmos a falar sobre o roteiro escolhido. Em todas as trilhas/cachoeiras, levamos mochila com muita água para beber, barrinhas de cereais, assim como, frutas e outras coisitas mais. É importante estar bem abastecido porque passará o dia todo fora por conta dos tempos de percurso. Além disso, caprichar no café da manhã é uma boa pedida.

Chegava todas as noites, pós cachoeiras e trilhas. Só querendo este cantinho do hotel – Crédito da foto: Fran Galvão

Ou que tal uma rede? – Crédito da foto: Fran Galvão

Nos próximos posts, vamos detalhar as cachoeiras e trilhas. Garantimos que se surpreenderão, assim como nós, e quem sabe sentir um pouquinho da energia ímpar do lugar!

Até mais,

Fran e Vitor 

GOSTOU DAS DICAS SOBRE A CHAPADA DOS VEADEIROS? QUER ECONOMIZAR? PLANEJE SUA VIAGEM POR AQUI! 

  • Veja todos os benefícios para leitores em nosso Clube de Descontos e Vantagens, clique aqui.
  • Que tal reservar sua acomodação pagando o melhor preço? Confira opções com descontos de até 50% através deste link.
  • Sabia que o seguro viagem é recomendável também no Brasil? Quer viajar tranquilo e ainda ganhar milhas da Smiles? Contrate o seu com atendimento pelo Whatsapp e pontuação Smiles a cada real gasto. Além disso, leitores do blog tem desconto cumulativo de 20 a 50% com o código DESCNPD. Clique neste link e entenda como garantir o melhor preço!
  • Alugue o carro para sua road trip com benefícios e economia. Nosso parceiro cobre o menor preço e ainda parcela. Saiba os detalhes e obtenha tais benefícios através deste link.

Além de não te custar nada mais, terá boas vantagens e ainda ajudará na monetização do conteúdo do blog. Para cada transação realizada, receberemos uma pequena comissão. Entretanto, caso tenha que cancelar e fazer uma nova reserva, entre novamente pelos links acima. Infelizmente, os sites acima desconsideram a comissão quando isso acontece porque não conseguem rastrear a origem.

Obrigada por ajudar quem te ajuda na hora de planejar e fazer sua viagem!

                

        

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)