Fugindo totalmente da logística que faço nas minhas viagens para a América do Norte, este ano resolvi cruzar a fronteira dos Estados Unidos com o Canadá de carro. Posso dizer que é muito melhor do que ir de avião, sem qualquer sombra de dúvida. Os motivos? Anotem aí!

VIAJAR SEM PREOCUPAÇÃO COM A MALA VINDA DO BRASIL 

Como tenho amigos nos dois países, praticamente vou para lá todos os anos. Por isso, saio do Brasil com a mala recheada de presentes. Normalmente, tal mala é aquela maior possível para poder colocar os mimos e encomendas na ida, bem como, retornar com as compras (pechinhas) feitas na terra do Tio Sam.

Em tempos em que todos falam em reduzir a mala de viagem e viajar somente com uma mala de mão, uma confissão. Neste tipo de destino, ainda não consigo tal proeza. Isto, pelo simples fato de que sempre renovo meu guarda roupa fora do Brasil. Chique, fina? Não! Esperta, eu diria. Este ano, por exemplo, comprei várias peças entre USD 1, e USD 5, em uma loja de departamento próxima a Boston (leia esta dica).

Apesar de todas as mudanças nas regras brasileiras, em que cada mala deve pesar no máximo 23 kgs, o peso ainda é é superior aos 20 kgs normalmente permitidos em voos entre os Estados Unidos e Canadá. Além disso, tem outro fator que deve ser considerado. Se estiver voando em um voo doméstico entre os países, é bem provável que a companhia aérea te cobre em média USD 25, por mala despachada. Caso esteja de carro, será um custo/preocupação a menos. Caso tenha ideia de circular entre pontos aproximados dos dois países ou entre estados próximos.

driver 1149997 960 720

LOGÍSTICA COM MALA E IMIGRAÇÃO MAIS PRÁTICA

Se estiver de avião, exceto em casos que esteja viajando só com a mala de mão, terá que desembarcar e ir lá para a esteira em busca de sua mala. Além disso, terá que enfrentar aquela fila básica de imigração e de security control para entrar no país vizinho.

No caso do carro, o papo é outro. Assim que chegar na região de fronteira, se deparará com cabines que se parecem de pedágio. Ali, de dentro do carro mesmo, você entrega o seu passaporte e o agente de imigração te fará as perguntas padrão (onde vai, quantos dias etc). Não é necessário, sair do carro, passar com a mala em qualquer controle ou Raio X etc. É só ficar sentadinho no carro e responder o que te perguntarem. Simples assim! – Claro que devem ter casos atípicos ou amostragem, mas via de regra funciona deste jeito nas fronteiras de entrada no Canadá pelo estado de Quebec e de entrada nos Estados Unidos pelo estado de Vermont.

LIBERDADE DE ANDAR COM AS TRALHAS ESPALHADAS E PAUSAR A VIAGEM QUANDO QUISER

Isso não quer dizer que fará do carro uma zona, mas se quiser, por que não? E a liberdade de viajar de carro e deixar algumas coisas fora de mala? Parar a hora que der vontade, bem como, fazer um retorno para ver algo interessante na estrada não tem preço. A estrada que faz a fronteira entre os estados de Quebec (Canadá) e Vermont (Estados Unidos) é belíssima!

usa 1556922 960 720

CUSTO MAIS BAIXO NO GERAL 

Se você alugar o carro com antecedência ou ficar atento aos deals de última hora das locadoras de veículo, conseguirá um preço muito bom. Entretanto, o mesmo não necessariamente acontecerá com as passagens aéreas. Fora que se vai com a família terá que multiplicar a conta. A viagem que fiz do aeroporto de Boston até o Estado de Quebec foi bem mais barata de carro. Isso, incluindo os custos de gasolina, pedágio e afins.

Neste caso, uma dica preciosa. Se tiver cartão de crédito na categoria Platinum ou superior nas bandeiras Visa ou Credicard, o seguro do carro (exceto a terceiros) está incluso no seu pacote de benefícios. Desde que alugue o carro com o cartão, claro. Procure se informar (se quiserem, faço um post sobre o tema). Por falar em seguro, não esqueça de contratar seu seguro viagem antes de embarcar! Tem dica abaixo com direito a desconto para leitores do blog.

Bom, mas como nem tudo são flores, vamos as desvantagens de cruzar a fronteira dos Estados Unidos com o Canadá de carro.

CUSTO ALTO PARA DEVOLUÇÃO DO CARRO EM OUTRO PAÍS

Juro por tudo que possa imaginar que a informação sobre o custo de devolução do carro em outro país parece até segredo de estado. Você liga para as locadoras e muitas ou não sabem informar ou não permitem a entrega em outro país. Na internet então, nada fica muito claro. Por isso, quero ESCANCARAR a informação aqui rs! O custo para devolver o carro alugado em um país e devolvido em outro fica entre USD 250 e 350. Isto, independentemente dos dias de locação etc.

Quando aluguei o carro nos Estados Unidos para ir até o Canadá no mesmo dia, fiquei na dúvida se pegava no aeroporto e entregava no mesmo dia ou se ficava com o mesmo carro para fazer o trajeto de volta. Acredita que o valor da locação total de 15 dias era quase o mesmo da taxa cobrada para entregar o carro em outro país? Pois é! Por isso, optei por ficar com o carro o tempo todo. Mais barato e viável. Agora, se estiver em uma road trip pela Europa ou se tiver que devolver o carro em outro país, aí terá que colocar na balança os custos para ver o que ficará melhor.

camera 1391325 960 720

TEMPO LONGO DE ESTRADA

Uma viagem de carro de um país para outro só valerá a pena caso não se importe com o tempo de estrada de uma ponta a outra ou de vários trechos. Normalmente, de avião o tempo é muito menor em um voo direto. Por isso, pode ser mais vantajoso pra você. De Boston a Quebec, a viagem dura cerca de 40 minutos. Mas se tiver vindo do Brasil e a conexão for de algumas horas, pense bem. Fiz o trecho em 7 horas.

Caso queira fazer uma pausa ou várias pausas durante a viagem, reserve sua hospedagem a um preço bacana através deste link.

AS REGRAS DE ESTADO E PAÍS, ALÉM DOS LIMITES DE VELOCIDADE PODEM SER DIFERENTES

Não é bem uma desvantagem, mas é necessária muita atenção nas regras de trânsito e limites de velocidade para não passar perrengue. Os limites no carro americano e nas rodovias estão em miles, enquanto que, no Canadá são km/h.

DICA IMPORTANTE PARA SE MANTER CONECTADO DURANTE A VIAGEM

Antes de pegar estrada, não esqueça que é fundamental ter um GPS ou um aplicativo como o Waze ou Google Maps como seu companheiro de viagem, por exemplo. Por isso, já saí do avião conectada com um chip internacional de celular. Além de estar conectada o tempo todo, tive a comodidade de receber o chip em casa. O blog tem uma parceria que te entrega esta belezura com frete grátis, na maior comodidade. Clique aqui e confira os planos! Mas se certifique que foi adicionado o cupom naopira para ter tal benefício.

GOSTOU DA DICA SOBRE A VIAGEM DE CARRO PELA FRONTEIRA? QUER ECONOMIZAR? PLANEJE SUA VIAGEM POR AQUI! 

Além de não te custar nada mais, terá boas vantagens e ainda ajudará na monetização do conteúdo do blog. Para cada transação realizada, receberemos uma pequena comissão. Entretanto, caso tenha que cancelar e fazer uma nova reserva, entre novamente pelos links acima. Infelizmente, os sites acima desconsideram a comissão quando isso acontece porque não conseguem rastrear a origem.

Obrigada por ajudar quem te ajuda na hora de planejar e fazer sua viagem!

Mais lidas
Clube de Vantagens

Cupons e descontos exclusivos para leitores

Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

GARDENS <br data-lazy-src=
Demais Autores
Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?