Vinícola Lapostolle – visita e degustação dos vinhos

Com duração aproximada de uma hora e direito a degustação dos rótulos da Vinícola Lapostolle, incluindo o Clos Apalta, considerado o melhor vinho do mundo em 2008, segundo a revista Wine Spectator, o tour pela adega Lapostolle está entre as atividades all inclusive proporcionadas aos hóspedes da Lapostolle Residence.

Adega

Tal atividade também ser feita pelos que visitam a vinícola e região desde que faça o agendamento prévio.

Etapas

A visita é iniciada com uma breve explicação sobre a história e a arquitetura da vinícola Lapostolle, fundada em 1994 pelo casal Alexandra Marnier Lapostolle e Cyril de Bournet, na área externa da vinícola.

Rolha

Seguimos o tour já dentro da adega, construída sobre uma pedra granito, implodida em quatro toneladas de dinamite.

A primeira parada é na sala de fermentação onde podemos observar sua estrutura moderna e ambiente clean. As uvas são trazidas para esta sala após serem escolhidas e desengaçadas manualmente por oitenta mulheres da região. O armazenamento e fermentação são feitos em pipas de carvalho francês e madeira chilena, tendo um controle rigoroso de umidade.

ProduC3A7C3A3oartesanal
Barril 1

 

SaladefermentaC3A7C3A3o28129

Pelas escadas, descemos um andar e nos deparamos com o local onde os vinhos envelhecem em barricas menores. A visita por aqui é bem curta para que o vinho tenha o adequado descanso em seus primeiros doze meses de maturação.

Barrica escuro

Após os doze meses, os vinhos já com o devido corte são remetidos para o nível inferior e ficam em barricas outros doze meses.

Barricas28229

Neste mesmo andar e sobre uma redoma de vidro com vista para a adega pessoal da família é feita a degustação dos rótulos Lapostolle. São entre três e quatro tipos de vinho degustados pelos visitantes, entre eles, o clássico e reconhecido carmenere Clos Apalta.

Barricas degustacao

 

Redoma

 

Degustacao

Tive a oportunidade de visitar a adega pessoal e é uma verdadeira raridade e um prato cheio para os amantes e apreciadores de vinho.

Adegapessoal28229

 

Adegapessoal28129

Se não for hóspede da Lapostolle, não deixe de…

Reservar junto com o tour o almoço na Lapostolle Residence. A experiência é única, requintada e te remeterá a essência da gastronomia chilena. Vale muito a pena!

Gastronomia 2

Durante a minha estada vi alguns casais e amigas fazendo o tour seguido de almoço. Perguntei a algumas pessoas sobre a experiência completa (tour e almoço) para ter uma visão dos que não são hóspedes e o feedback foi extremamente positivo até mesmo quanto ao custo x benefício.

Quando visitar?

A vinícola está aberta praticamente todo ano, fechando somente em datas pontuais. Os adultos podem levar seus filhos no tour desde que os mesmos tenham idade superior a doze anos.

Para que tenha uma experiência única e vejam as uvas na melhor paisagem e forma possíveis, vá antes da época de colheita.

Sauvignon

A visita pode ser feita de segunda a sábado às 10:30, 12:30, 16:00 ou 17:00 e aos domingos às 10:30. Para facilitar a busca para vocês, a reserva pode ser feita através deste link -> Agendamento da visita

Quanto custa?

Variam entre 20 mil e 35 mil pesos chilenos, dependendo da opção que escolher (com grupo ou privado). No valor, está inclusa a degustação, mas não o almoço, que deve ser reservado a parte.

Mais sobre a vinícola Lapostolle

Considerada uma das melhores vinícolas do Chile, fundada em 1994 por Alexandra Marnier Lapostolle, originária da família fundadora do licor Grand Marnier, juntamente com seu marido Cyril de Bournet, a Lapostolle possui tradição e essência francesas aliada as condições climáticas e de solo chilenos. A mistura franco chilena resultou na qualidade dos vinhos de fama e prestígio internacionais,

Visual28129

Lapostolle prima pela produção sustentável, orgânica, biodinâmica e artesanal, sendo a escolha das uvas utilizadas no processo produtivos de seus vinhos, feita de forma manual por oitenta mulheres da região. A técnica da extração do suco da uva é feita parcialmente a moda antiga, sendo armazenada em carvalhos franceses e madeiras chilenas, o que dá toda diferença no sabor do vinho.

O Vale Apalta e o histórico de sucesso da Lapostolle

Parte integrante do Vale Colchagua, o Vale Apalta é famoso pela qualidade dos vinhos que por lá são produzidos. É nesta nobre região, perfeita para a viniticultura, que está localizada a franco-chilena Lapostolle (Clos Apalta).

ClosApalta

O seu Carmenere Clos Apalta (safra 2005), foi eleito o melhor vinho do mundo pela revista Wine Spectator em 2008. Já o meu predileto e único feito no Vale do Cachapoal (Andes Chilenos), o Sauvignon Blanc, foi escolhido pela Kate Middleton para seu jantar pré casório.

O projeto arquitetônico Lapostolle

Área externa

Os vinte e quatro pilares de madeira que formam uma espécie de ninho, representam os meses em que os vinhos permanecem descansando em barricas antes de serem engarrafados e comercializados.

Visual28229

 

Gardens 1
Destaque para o relógio solar e para os pilares de madeira

Área interna

A estrutura da vinícola, feita na própria pedra granito, implodida com quatro mil toneladas de dinamite, proporciona o correto ambiente e temperatura de maturação do vinho.

Adega entrada

 

Granito28129

Sobre a Lapostolle Residence

Com o objetivo de prover aos seus hóspedes conforto, tranquilidade, boa gastronomia e privacidade, a Lapostolle Residence é a propriedade ideal para quem busca exclusividade regada a um bom vinho chileno.

Com apenas quatro quartos, que mais se parecem quatro charmosas casinhas, a residência possui regime de pensão completa e várias atividades relacionadas ao enoturismo em sua programação all inclusive.

Saladeestar 128129

O tour pela vinícola é uma das atividades oferecidas pela Lapostolle Residence, inclusa no valor de sua diária. Para obter mais informações e fotos da propriedade, confira o post com o meu relato sobre a experiência de hospedagem neste link do blog -> Lapostolle Residence – conforto, vinho e gastronomia.

Sobre a Relais&Chateaux

Lapostolle Residence é membro da Relais&Chateaux, que tem como missão, primar pelo conceito de hospedagem onde a sensação de ser hóspede em sua própria casa aliada a experiências gastronômicas e de demais formas de entretimento sejam únicas, exclusivas e personalizadas, com essência sustentável e regional.

Banheira

Informações Lapostolle Residence

Localização: Ruta I-50 Camino San Fernando a Pichilemu Km 36, Cunaquito, Santa Cruz, Chile
Site – Lapostolle Residence: http://pt.lapostolle.com/lapostolle-residence/residence/
Site – Relais&Chateaux: https://www.relaischateaux.com/br/
Email para informações e reservas: reservas@lapostolle.com
Telefone: +56 72 2953 360

Considerações finais  

Nosso projeto contou com o apoio e parceria da Relais&Chateaux, bem como da Lapostolle Residence, sendo que o relato acima foi escrito de forma totalmente independente pela autora deste blog.

Para quem quiser ver mais fotos e fatos da nossa viagem ao Atacama, basta procurar nas redes sociais pela hashtag #JustFunChile . O projeto criado pelo Peripécias juntamente com o blog Territórios em parceria com o blog Guia Mundo Afora. Para quem quiser ter acesso a outras percepções da mesma viagem, confira também os relatos e vídeos feitos pelas meninas em seus respectivos blogs.

Mais lidas
Clube de Vantagens
Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

GARDENS <br><span class="lifestyle">Viagens e Lifestyle</span>

GARDENS
Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?