Laguna Cejar, Ojos del Salar e por do sol na Laguna Tebinquiche (Atacama) em uma tarde

Laguna Cejar, Ojos del Salar e por do sol na Laguna Tebinquiche (Atacama) em uma tarde

Muitos que leram o título devem ter se desesperado achando que não dá pra fazer tudo em uma simples tarde. Confesso que também me senti desafiada quando soube que passaríamos por três lugares em um curto período de tempo, mas…dá tempo de sobra.

As três atrações além de próximas, são ideais para curtir o momento, sem trekking, sem grandes distâncias a percorrer. O maior esforço que terá nesta tarde de tour será boiar nas águas salgadas de Laguna Piedra.

Como acontece o tour?

A sequência de paradas é Laguna Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebinquiche, respectivamente. Em tempo de pausa diferentes, cada uma das paradas possui características também completamente diferentes. Vamos a elas?

Laguna Cejar

Apesar da atração trazer somente o nome de uma das lagunas, a parada chamada de Laguna Cejar é composta para a contemplação da lagoa de mesmo e banho/contemplação nas águas salgadas da Laguna Piedra. É proibida a entrada para banho na Laguna Cejar.

Com isto, muitos visitantes correm para aproveitarem o máximo de tempo que tem na atração para banhar-se (leia: boiar) nas águas da lagoa, cujo índice de salinidade é o mesmo (muitos dizem maior) que o do Mar Morto, Israel.

Como era mais um dia de inverno e forte vento no deserto, confesso que não tive coragem de entrar na lagoa, mas a Carol, nossa companheira de atividades e tours daquele dia, foi a única corajosa que entrou e nos mostrou que realmente é possível somente boiar por ali. Afundar ou afogar são termos desconhecidos por ali devido a grande quantidade de sal contida na água.

 Aproveitei que não boiei (literalmente) para conhecer todos os cantos da Laguna Piedra e contemplar a sua beleza com vista para o imponente e boliviano vulcão Licancabur.

 Aproveitei também o tempo que ainda restava (sim, sobrou tempo!) para dar um pulinho para conhecer também a Laguna Cejar, que na verdade, não é tão bela quanto a Laguna Piedra.

 
Dica da Flor – Aviso importante: Aos que tiverem a intenção de se banhar na Laguna Piedra, além ir com roupa de banho por baixo do para ganhar tempo, leve chinelos para andar pelo sal (que pode machucar e muito) e uma segunda roupa para tomar banho na recente estrutura de chuveiros, toilettes e vestiários que tem local. O índice de salinidade é muito grande por lá e a sensação de ficar com sal em toda parte do corpo te coçando não vai ser legal.

Além disso, cuidado ao entrar na água. Você pode ficar com olhos e boca ardendo em função também do alto índice de salinidade. Procure entrar de costas e coragem! A água é gelada (em média 15 graus).

Independente se for inverno ou não e você não for entrar na lagoa, utilize um tênis impermeável. Uma pisada naquele solo cheio de sal pode te dar uma sensação pra lá de desagradável.

 Ojos del Salar

Ojos del Salar são na verdade duas lagunas de água doce no meio do deserto que ao serem vistas do alto são similares a dois olhos. Muitos ainda estudam o fenômeno da formação de duas lagoas de água doce no meio do deserto e há muitas histórias sobre o assunto. A mais falada é sobre a queda de meteoros há milhares de anos por ali, mas até saber se é verdade ou não, tudo não passa de suposição.

 Por aqui, durante o verão, as pessoas também entram e se banham em uma das lagoas (que é permitida a entrada), mas de novo, com o forte vento e frio que estava quando lá estive, nem amarrado, vi um ser humano sequer disposto a ser aventurar durante o inverno atacamenho. A causa pode ser a falta de estrutura para se trocar e afins ou a falta de coragem mesmo, que é mais provável…rs

 Laguna Tebinquiche
A última parada do tour e cenário de nosso por do sol, a Laguna Tebinquiche tem um extensa faixa de sal que contrasta com suas águas azuis e salgadas e com a paisagem vulcânica ao fundo.

 Depois de uma leve e mínima caminhada até a ponta da lagoa, voltamos para brindar aquele dia recheado de novas paisagens atacamenhas ao som de uma boa música e um belo por do sol para tornar o momento ainda mais inesquecível.

 Com qual agência fazer o tour e os motivos?
Diferenciais do passeio com a Flávia Bia Expediciones

– Roupão personalizado:

Para não deixar os clientes andando a Deus dará com seus trajes de banho com tanto entra e sai de lagoa salgada e doce a agência entrega, a cada um dos seus, roupão personalizado para utilizar durante o passeio.

 – Coquetel com comes e bebes ao por do sol com música ao vivo:

Muitas agências oferecem durante a parada do por do sol, um mesa com snacks, refrigerante, suco, água, pisco sour e afins aos seus clientes. Já a Flávia, como era de se esperar, deu um upgrade neste mimo e, além de todos estes item, ainda serve aquele bom vinho chileno ao som de música ao vivo de violão, com seus acepipes (comidinhas – o que era aquele taco da Carlinha! E a mousse?) diferenciados.

 O bacana é que além de nos divertimos contemplando o sol se por, os clientes das demais agências entraram na brincadeira logo depois, curtindo o barulho que por ali fazemos com a música.

– Desconto aos leitores do blog:

Adicionalmente, a boa notícia é que leitores do blog que forem ao Atacama, poderão contar com desconto de 10% (não há comissão para o blog, o que gera independência na indicação) nos passeios fechados com a agência, bem como, fazer o pagamento de seus passeios em reais, diretamente na conta que a Flávia possui no Brasil. Uma belezura 😉

 Contatos da Flávia Bia Expediciones, valor do tour, duração e altitude

Website, contemplando todos os passeios e informações: http://www.flaviabiaexpediciones.com/

Email de contato: contato@flaviabiaexpediciones.com

Endereço (no vilarejo): Callejón Reales 402 B, São Pedro de Atacama

Telefone celular e Whatsapp: + 569 4251 7683

Instagram, com várias fotos e vídeos: @flaviabia_expediciones

Valor do tour: $ 35.000 (pesos chilenos em 06/ de 2016) + $ 17.000 em espécie para entrada na Laguna Cejar

Duração: Reserve o período todo da tarde (ida, tour e volta ao hotel)

Altitude: 2.300 metros do nível do mar

 Importante: Se estiver pesquisando a informação em outros blogs, pode ser que encontre o valor da entrada na Laguna Cejar em um valor inferior a $ 17.000 pesos chilenos. Pode ser que encontre a informação que não há infraestrutura de banho depois de entrar na Laguna Cejar.
Ocorre que, no passado para entrar na atração era cobrado somente $ 3.000 pesos chilenos e não havia qualquer infraestrutura. Com o aumento da popularidade, a construção de vestiário, chuveiros e afins, a comunidade atacamenha que administra a atração, resolveu inflacionar o valor. Simples assim!

 Considerações finais – 

Nosso projeto contou com o apoio e parceria da Flavia Bia Expediciones, sendo que o relato acima foi escrito de forma totalmente independente pela autora deste blog.

Para quem quiser ver mais fotos e fatos da nossa viagem ao Atacama, basta procurar nas redes sociais pela hashtag #JustFunChile . O projeto criado pelo Peripécias juntamente com os blogs Territórios e Guia Mundo Afora. Para quem quiser ter acesso a outras percepções da mesma viagem, confira também os relatos e vídeos feitos pelas meninas em seus respectivos blogs.

                                                                           *******************

Gostou da dica? Saiba que você pode reservar sua hospedagem aqui no blog (através deste link do Booking), sem qualquer custo adicional, ajudando na monetização do conteúdo deste blog, através de uma pequena comissão, que cobre em partes os custos de sua manutenção e proporciona que eu viaje cada vez mais, trazendo cada vez mais estas e outras informações bacanas e úteis para vocês.

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)