Guia na Turquia que fala português e inglês
06/12/2012 7 comentários

Guia na Turquia que fala português e inglês

A primeira coisa que eu pensei quando planejei a minha ida a Turquia foi: Eu não falo turco! E agora? Será que eu me virarei bem por lá com o inglês? Será que tem guia na Turquia que fala português e inglês?

Depois de muita pesquisa e conversas com quem passou por lá, descobri que não me viraria bem em todos os aspectos por lá em outro idioma que não fosse o turco. Por isso, a partir desta conclusão, a única coisa que pude fazer foi procurar um guia que falasse uma língua que entendesse.

E por que não procurar alguém que falasse o português, não é mesmo? Lá fui procurar na internet, assim como, perguntar aos meus contatos. Depois de muita busca, achei alguns guias turcos que falavam português, mas não estava muito confortável.

Aquela coisa, país com a cultura completamente diferente da nossa, país onde o povo em sua grande maioria fala somente a sua língua nativa, contratar serviços sem referência e por aí vai. E foi com esse pensamento que recorri a minha super agente de viagens Mabel Kinder. E não é que ela, muito eficiente, me ajudou rapidamente?

Durante a minha estada na Turquia, fiquei todo o tempo com guias exclusivos. Em Istambul, por exemplos, minhas guias (uma por dia, tendo revezando nos dias que estive por lá em função da agenda lotada), apesar de não brasileiras, falavam português. Uma maravilha!

E POR QUE ELAS FALAM PORTUGUÊS?

Como tudo na minha vida é exótico, uma das guias era grega (por incrível que pareça) e a outra turca. As duas passaram uma temporada no Brasil (entre Florianópolis e Rio de Janeiro) para aprender o português. Ou seja, o intuito era poder ajudar pessoas como eu durante a estada na Turquia.

Para quem não sabe, os guias que trabalham na Turquia tem que ser credenciados e todos devem ter o diploma de guia. São quatro anos de faculdade onde eles rodam todo o país. Por isso, estão plenamente aptos a nos guiar por qualquer canto daquela terra recheada de muita cultura e história mundial. Entretanto, para comprovar a sua proficiência nos idiomas, todos os guias passam por uma rigorosa prova.

E QUEM SÃO ELAS?

Aqui vai…

Selime Cakirdereli (email: seldereli@gmail.com) – Infelizmente soube há que a Selime faleceu. Fiquei arrasada ;(

A grega Selime, mora há muitos anos em Istambul – Turquia, possui uma bagagem absurda sobre o país. Preocupada com nosso bem estar a todo momento, adora falar português e nos levar em lugares nada convencionais. Além disso, era extremamente simpática. Por não ser turca, ela se preocupava em mostrar o “outro lado da moeda”. Como vivem os não turcos e não muçulmanos na Turquia, por exemplo. Para quem acompanhou o meu Diário de Bordo sobre a Turquia, lembra da leitura da borra do café? Pois bem! Foi ela quem leu a borra pra mim. Selime fala turco, grego, inglês e português. Muita saudades dela, faz falta!

Cidgem Yakin – email: tidaguia@gmail.com e WhatsApp: 0090 542 284 65 15

A turca Cidgem é uma querida, extremamente preocupada com o nosso bem estar, super simpática. Além disso, também adora falar português. Ela sempre tem uma foto legal para nos mostrar dos melhores visuais de Istambul. Também adora contar suas aventuras pelo Brasil. Obviamente, também tem uma bagagem absurda sobre o seu país. Cidgem fala turco, inglês, assim como, espanhol e português.

Eu, muito da faladeira, fiquei muito amiga das duas e com isso, no final do dia, quando o nosso tour acabava, elas sempre me convidavam para ficar com elas, jantar e conhecer um pouco mais da cultura turca. Apesar do clima descontraído por todo o dia, no final, elas tiravam o chapeú de “guias” e eu da “cliente gringa”!

Espero que vocês tenham a oportunidade de conhecê-las pessoalmente…;o)!

Obs.: Assim que eu receber autorização delas em função do direito de imagem, coloco a foto das duas!

GOSTOU DAS DICAS? QUER ECONOMIZAR? PLANEJE SUA VIAGEM POR AQUI! 

  • Que tal reservar sua acomodação pagando o melhor preço? Confira opções com descontos de até 50% através deste link.
  • Sabia que o seguro viagem é obrigatório na Europa? Quer viajar tranquilo e ainda ganhar milhas da Smiles? Contrate o seu com atendimento pelo Whatsapp e pontuação Smiles a cada real gasto. Além disso, leitores do blog tem desconto cumulativo de 20 a 50% com o código DESCNPD. Clique neste link e entenda como garantir o melhor preço!

Além de não te custar nada mais, terá boas vantagens e ainda ajudará na monetização do conteúdo do blog. Para cada transação realizada, receberemos uma pequena comissão. Entretanto, caso tenha que cancelar e fazer uma nova reserva, entre novamente pelos links acima. Infelizmente, os sites acima desconsideram a comissão quando isso acontece porque não conseguem rastrear a origem.

Obrigada por ajudar quem te ajuda na hora de planejar e fazer sua viagem!

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)