São Francisco – A mais antiga Chinatown dos EUA
23/08/2014 2 comentários

São Francisco – A mais antiga Chinatown dos EUA

Você sabia que a Chinatown de São Francisco além de ser a mais antiga não só dos Estados Unidos, mas também da América do Norte, é a maior comunidade chinesa fora da China?

Pois é, meus queridos leitores. 100% verdade! E ainda conta com aquela rota de fuga em sua rua principal. Aquela tal  “rua secreta” que os que lêem o blog bem sabem e, que já me agradeceram a dica…

Bora entender o motivo para tudo isso?

Atraídos pela riqueza da cidade e pela Corrida do Ouro no estado da Califórnia, os chineses começaram o seu movimento imigratório e sonho americano no século XIX , construindo o “seu bairro” e suas raízes em um parte específica da cidade.

Depois de muitas brigas dos americanos para retirarem os chineses de lá e das barreiras para que mais deles viessem para o país, eles perceberam que manter os chineses em São Francisco, no lugar aonde estavam já instalados seria mais vantajoso a eles em função da importância econômica que esta comunidade representava à época.

E com isto, resolveram dar um “upgrade” no bairro chinês e o denominaram oficialmente de Chinatown.

O objetivo maior dos americanos não era deixar os chineses mais confortáveis ou com a sensação de estarem em casa, mas sim a transformar o bairro em mais um ponto turístico na cidade, atraindo muitos e muitos turistas para a região.

Não fique com raiva dos americanos lendo isso…rs! Não se esqueçam que é uma das nações mais “business oriented” que existe…

E com todo este upgrade e milhares de famílias chinesas habitando o bairro, o tempo e a organização (e a reproduçao) fizeram com que esta se transformasse na mais populosa Chinatown da América do Norte.

Quem perambula pela região de Chinatown, além de se deparar com bons e típicos restaurantes, se depara obviamente também com “lujinhas” e muitos comerciantes querendo vender os seus produtos ou alimentos.

Mas não se anime muito com as “lujinhas”, pois os preços não são nada modestos.

Lembro que havia acabado de comprar um celular na cidade e queria comprar a tal da capa com bateria recarregável.

Comecei a pesquisar o preço em Chinatown, pois na minha cabeça seria o lugar perfeito para comprar, já que era o paraíso das “lujinhas” chinesas na cidade e seria muito mais barato que na terrinha.

Rá!!!! Ledo engano… – A capa era mais cara que as capas similares nas “lujinhas” brazucas.

E com isso só me certifiquei de uma coisa. Quer comprar barato algo nos Estados Unidos??? Nada de ir às “lujinhas chinesas” ou outlets, vá direto a Ross (“Dress for less”).

Comprei uma capinha protetora, que apesar de não ser com a tal com bateria recarregável, era muito mais barata que em qualquer lugar. USD 3, e a minha necessidade parcialmente atendida. Thanks, Ross 🙂

Se planeja ir a São Francisco, não deixe de visitá-la pela sua excentricidade e história em seus 24 quarteirões.

Destaque para a foto acima que é a entrada de Chinatown via Grant Avenue . O portão de entrada do bairro é chamado de Dragon´s Gate (Portão do Dragão, em português) e foi dado pela República Popular da China a cidade em 1968.

Dica da Flor: Se não gostar de comida chinesa e, só quiser visitar Chinatown, saiba que coladinho ao portão de entrada (entre a Grant Avenue e Bush Street) tem a Union Square com a sua sensacional The Cheesecake Factory ou na entrada do lado oposto tem a Litte Italy, com restaurantes tipicamente italianos e de dar água na boca.

Escrevendo o post, me lembrei muito de New York porque a Chinatown e a Little Italy são praticamente coladas também. A diferença é que a Chinatown de São Francisco é mais organizada e a Little Italy da mesma cidade tem aquele autêntico gelato que não dá para resistir. Sorry, NYC…

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)