Para quem fizer a rota dos vinhos da Campanha ou simplesmente estiver passando pela região do Pampa Gaúcho para seguir rumo a algum lugar próximo da fronteira do Uruguai, via Santana do Livramento, não deixe de visitar a cidade de Dom Pedrito.
Recomendo a parada não só pela questão histórica, pois foi lá que foi assinado o Tratado de Paz da Revolução Farroupilha, mas também para visitar a Estância Guatambú (post com a rota das vinícolas da Campanha para maiores informações -> Rota das vinícolas que permitem visitação e degustação e post específico sobre a vinícola -> Guatambu – Estância do Vinho, almoço harmonizado e tour ), a mais estruturada e sofisticada entre as vinícolas do extremo sul do Rio Grande do Sul, bem como jantar no delicioso e acessível restaurante do Hotel Alexandre, o Cumbuca.
E, por falar no Hotel Alexandre, reserve uma noite para se hospedar nesta secular, mas ao mesmo tempo moderna propriedade, que é sem dúvida alguma uma das opções referência na região da Campanha quando o assunto é conforto e boa gastronomia.
Os motivos para ser referência? Conto na sequência, com base na minha estada.
Café da manhã –
O café da manhã é servido entre 06:30 às 09:00 horas de segunda a sábado e entre 07:30 às 09:30 horas aos domingos e feriados, com uma grande de variedade de pães, salgados, frutas, frios, sucos e docinhos em um ambiente bem agradável.
Agora, nada de chegar após o horário pensando que o staff será flexível contigo, hein? Por mais gentis que os funcionários do hotel sejam, você dificultará bastante a vida deles caso faça isso, pois o local do café da manhã é o mesmo utilizado para servir o buffet de almoço do Hotel Alexandre.
Uma boa notícia aos não hóspedes é que o hotel abre ao público o buffet de café da manhã ao custo de R$ 18,.
Acomodações –
As acomodações estão divididas nas categorias: standard e superior e; duplo, casal e solteiro, o que facilita muito a vida e os custos de quem se hospeda a negócios, por exemplo, já que a diária de um quarto individual no padrão standard custa R$ 68, com direito a café da manhã.
Em todas as categorias, as acomodações são extremamente confortáveis, possuindo acesso gratuito a internet. Os quartos na categoria standard possuem TV LCD e ventilador ou estufa a óleo, enquanto que, os quartos na categoria superior possuem TV LED com Sky, ar condicionado, frigobar, sistema central a gás e cama box.
Já a categoria que o hotel denomina suíte, onde nos hospedamos, possui além de todas as comodidades dos quartos da categoria superior, banheira de hidromassagem e uma charmosa sala com sofá, que pode ser transformada em cama de casal, se necessário. Tal categoria é ideal para a família com filhos.
Atualmente, uma das alas do hotel, a que abriga especificamente parte da categoria standard está em reforma, enquanto que a categoria superior já está totalmente reformada e novinha.
Área comum entre os hóspedes –
Com decoração sofisticada e uma parede repleta de recordações do antigo Hotel Central (nome da propriedade antes de ser adquirida pelos atuais proprietários), a área comum entre os hóspedes apesar de estreita é um charme a parte e uma das primeiras boas impressões que temos do Hotel Alexandre.
Quando chegamos ao hotel nos surpreendemos de forma muito positiva com todo toque de requinte a um preço pra lá de justo.
A única crítica que faria em relação ao hotel é quanto a acessibilidade de cadeirantes e idosos, caso optem por um quarto no andar superior, uma vez que o Alexandre não possui elevador e nem rampa de acesso em sua entrada.
Gastronomia – Restaurante Cumbuca
Endereço: Avenida Barão do Upacaraí, 1.055 – bem na principal praça da cidade, com acesso a pé a muitos dos principais pontos de comércio da cidade.
Telefone: (053) 3243 3033
Email: hotelalexandre@gmail.com
Website: http://www.hotelalexandre.com.br/