Hoje parto para uma viagem que misturará história, gastronomia, enoturismo e muito amor ao Rio Grande do Sul. Não sei se este amor vem dos grandes amigos que aqui tenho ou da hospitalidade pela qual fui sempre recebida.
Para os que poucos conhecem os gaúchos, podem achar que são rudes, mas na verdade, eles são diretos e não ficam com rodeios para dizer a ti o que pensam. Depois que os conhece, percebe que o coração não cabe neles e que sabem muito bem separar as coisas (exceto quando o assunto é Grenal).
Além disso, vai perceber e entender também o motivo do orgulho explícito a sua história, que também é importante parte da história de nosso país. Afinal, a Revolução Farroupilha foi a maior e mais duradoura revolução que tivemos no Brasil.
E foi inspirada neste movimento separatista que acabou não se concretizando, mas que foi tão importante na história de nosso país, que parto com mais quatro gaúchas e um mineiro (mais gaúcho que mineiro) em uma road trip pelo caminho da Revolução Farroupilha hoje pela manhã.
Serão dez dias de estrada saindo e voltando a Porto Alegre, passando pelas seguintes cidades de Guaíba, Camaquã, São Lourenço do Sul, Pelotas, São José do Norte, Rio Grande e Praia do Cassino, Piratini, Bagé, Pinheiro Machado, Candiota, Dom Pedrito, Santana do Livramento, Alegrete, Caçapava do Sul, Rosário do Sul e São Gabriel.
Foto: Paula Brum, blog Mochilinha Gaúcha |
Preparados para embarcar nesta aventura conosco?
Blogs participantes, cujas autoras são gaúchas:
Alexandra Aranovich do Café Viagem- http://www.cafeviagem.com/
Paula Brum do Mochilinha Gaúcha – http://www.mochilinhagaucha.com.br/
Roberta Martins do Territórios – http://www.territorios.com.br/
Blogs participantes e estrangeiros (os gaúchos me entenderão):
Gardênia Rogatto (Gardens) de As Peripécias de Uma Flor – https://naopiradesopila.com/
Gleiber Rodrigues do Andarilhos do Mundo (convidado) – http://andarilhosdomundo.com.br/