Muitos que leram o título devem ter se desesperado achando que não dá pra fazer tudo em uma simples tarde. Confesso que também me senti desafiada quando soube que passaríamos por três lugares em um curto período de tempo, mas…dá tempo de sobra.
As três atrações além de próximas, são ideais para curtir o momento, sem trekking, sem grandes distâncias a percorrer. O maior esforço que terá nesta tarde de tour será boiar nas águas salgadas de Laguna Piedra.
Como acontece o tour?
A sequência de paradas é Laguna Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebinquiche, respectivamente. Em tempo de pausa diferentes, cada uma das paradas possui características também completamente diferentes. Vamos a elas?
Apesar da atração trazer somente o nome de uma das lagunas, a parada chamada de Laguna Cejar é composta para a contemplação da lagoa de mesmo e banho/contemplação nas águas salgadas da Laguna Piedra. É proibida a entrada para banho na Laguna Cejar.
Com isto, muitos visitantes correm para aproveitarem o máximo de tempo que tem na atração para banhar-se (leia: boiar) nas águas da lagoa, cujo índice de salinidade é o mesmo (muitos dizem maior) que o do Mar Morto, Israel.
Como era mais um dia de inverno e forte vento no deserto, confesso que não tive coragem de entrar na lagoa, mas a Carol, nossa companheira de atividades e tours daquele dia, foi a única corajosa que entrou e nos mostrou que realmente é possível somente boiar por ali. Afundar ou afogar são termos desconhecidos por ali devido a grande quantidade de sal contida na água.
Além disso, cuidado ao entrar na água. Você pode ficar com olhos e boca ardendo em função também do alto índice de salinidade. Procure entrar de costas e coragem! A água é gelada (em média 15 graus).
Independente se for inverno ou não e você não for entrar na lagoa, utilize um tênis impermeável. Uma pisada naquele solo cheio de sal pode te dar uma sensação pra lá de desagradável.
Ojos del Salar são na verdade duas lagunas de água doce no meio do deserto que ao serem vistas do alto são similares a dois olhos. Muitos ainda estudam o fenômeno da formação de duas lagoas de água doce no meio do deserto e há muitas histórias sobre o assunto. A mais falada é sobre a queda de meteoros há milhares de anos por ali, mas até saber se é verdade ou não, tudo não passa de suposição.
– Roupão personalizado:
Para não deixar os clientes andando a Deus dará com seus trajes de banho com tanto entra e sai de lagoa salgada e doce a agência entrega, a cada um dos seus, roupão personalizado para utilizar durante o passeio.
Muitas agências oferecem durante a parada do por do sol, um mesa com snacks, refrigerante, suco, água, pisco sour e afins aos seus clientes. Já a Flávia, como era de se esperar, deu um upgrade neste mimo e, além de todos estes item, ainda serve aquele bom vinho chileno ao som de música ao vivo de violão, com seus acepipes (comidinhas – o que era aquele taco da Carlinha! E a mousse?) diferenciados.
– Desconto aos leitores do blog:
Adicionalmente, a boa notícia é que leitores do blog que forem ao Atacama, poderão contar com desconto de 10% (não há comissão para o blog, o que gera independência na indicação) nos passeios fechados com a agência, bem como, fazer o pagamento de seus passeios em reais, diretamente na conta que a Flávia possui no Brasil. Uma belezura 😉
Website, contemplando todos os passeios e informações: http://www.flaviabiaexpediciones.com/
Email de contato: contato@flaviabiaexpediciones.com
Endereço (no vilarejo): Callejón Reales 402 B, São Pedro de Atacama
Telefone celular e Whatsapp: + 569 4251 7683
Instagram, com várias fotos e vídeos: @flaviabia_expediciones
Valor do tour: $ 35.000 (pesos chilenos em 06/ de 2016) + $ 17.000 em espécie para entrada na Laguna Cejar
Duração: Reserve o período todo da tarde (ida, tour e volta ao hotel)
Altitude: 2.300 metros do nível do mar
Nosso projeto contou com o apoio e parceria da Flavia Bia Expediciones, sendo que o relato acima foi escrito de forma totalmente independente pela autora deste blog.
Para quem quiser ver mais fotos e fatos da nossa viagem ao Atacama, basta procurar nas redes sociais pela hashtag #JustFunChile . O projeto criado pelo Peripécias juntamente com os blogs Territórios e Guia Mundo Afora. Para quem quiser ter acesso a outras percepções da mesma viagem, confira também os relatos e vídeos feitos pelas meninas em seus respectivos blogs.
*******************
Gostou da dica? Saiba que você pode reservar sua hospedagem aqui no blog (através deste link do Booking), sem qualquer custo adicional, ajudando na monetização do conteúdo deste blog, através de uma pequena comissão, que cobre em partes os custos de sua manutenção e proporciona que eu viaje cada vez mais, trazendo cada vez mais estas e outras informações bacanas e úteis para vocês.