Fala Pessoal, tudo bem?
Semana passada falamos de um ótimo investimento para o momento atual, o Tesouro Direto, você pode conferir o texto aqui. Quando aceitei fazer parte do Não Pira, Desopila, entrei com a missão de ajudar as pessoas a serem financeiramente independentes e cuidar das sua finanças. Pensando nisso, resolvi revelar cinco hábitos que eu utilizo para alcançar a minha independência financeira.
1º Hábito: Tenha o controle dos seus gastos
O primeiro passo a ser feito para manter o controle financeiro é descobrir como anda suas finanças, saber onde o dinheiro está sendo gasto. Para isso, anote todo e qualquer tipo de gasto. Saber para onde esse dinheiro vai possibilitar uma melhora em sua tomada de decisões e principalmente priorizar o que é necessário.
Infelizmente, muita gente não faz o controle financeiro por achar uma tarefa tediosa, chata ou até mesmo inútil. Como o nome mesmo diz, isso é um hábito, às vezes a tarefa é tediosa, mas se for feita com frequência, pode se tornar um hábito.
Existem diversos aplicativos de celulares, planilhas de Excel, planilhas à mão que permitem o controle financeiro. Não irei indicar a melhor forma, porque cada um tem o seu jeito, o mais importante é manter o hábito de anotar e se planejar.
2º Hábito: Elimine gastos supérfluos e reduza grandes gastos
Ter o controle dos gastos financeiros é o primeiro passo, mas não adianta nada você anotar todos os gastos apenas por anotar e continuar gastando “loucamente”.
Para eliminar os itens supérfluos é necessário fazer uma análise de seus gastos mensais e verificar onde e com o que o dinheiro é mais gasto. Esse processo deve ser feito periodicamente, pois assim sempre sabemos da nossa saúde financeira.
Quando falo de reduzir grandes gastos, significa reduzir aquelas compras que o valor é mais salgado e que foi parcelado em várias vezes, sempre deixando separado o valor dessa parcela, para não continuar aumentando as compras achando que são várias parcelas pequenas.
3º Hábito: Use o poder dos juros compostos.
Seguindo os passos do primeiro e do segundo hábito, o dinheiro que será economizado com a eliminação dos gastos supérfluos deve ser investido.
Investir é uma regra mais do que básica para quem quer alcançar a independência financeira. No post anterior, falamos de uma opção de investimento, entretanto ainda existe uma variedade enorme de investimentos de renda fixa e variável que abordaremos futuramente no blog.
O importante é que você coloque os juros compostos para trabalhar para você! Mas Mateus, o que são juros compostos? Dizendo de uma forma simples, juros compostos são os juros sobre juros, ou seja, você investe um valor x, de preferência mensalmente, e os juros que esse dinheiro gera, gerara mais juros e assim consequentemente, fazendo uma escala exponencial.
Crédito da foto:https://pixabay.com/p-163509/?no_redirect
4º Habito: Busque conhecimento
Como dizia meu pai, a única coisa que você leva para o caixão quando falece é o conhecimento. Conhecimento nunca é demais, quanto mais você souber sobre finanças, mais isso te trará retorno e ajudará no alcance da sua independência.
Existem diversos livros, blogs, artigo sobre finanças, investimentos, renda fixa, renda variável, etc. Qualquer conhecimento é valido, lembrando que cada pessoa tem um objetivo e que atitudes simples fazem muita diferença.
Prefiro não indicar nenhum livro nesse momento, pois pretendo fazer um post futuro sobre livros =)
5º Hábito: Verifique seu progresso
É muito importante que você sempre verifique o quanto você esta progredindo durante o processo de independência financeira. Para isso, sugiro que você monitore suas finanças mensalmente, para não deixar nada sair do controle.
Outro ponto importante para monitorar o seu progresso é estabelecer metas de onde você chegar, pois não adianta de nada você ficar reservando dinheiro pra investimento se não tem um objetivo. Sem um objetivo de vida, acabamos no sabotando e não fazemos o que planejamos.
Falamos sobre os hábitos que eu sigo na minha vida para poder alcançar a independência financeira. E ai, tá afim de seguir também e ter a tão desejada independência financeira no futuro?