O poder da diversificação dos investimentos perante a crise

Não poderia fazer algo diferente no texto de hoje a não ser comentar sobre o que aconteceu na semana passada com a política e como isso influencia na economia. O que ocorreu no dia 17/05/2017 dia que vai entrar para história do nosso país.

Deixando a história bem resumida, sabe-se que na última quarta feira, o empresário brasileiro e um dos donos da JBS – Joesley Batista acusou o presidente Michel Temer de comprar o silêncio do ex deputado Eduardo Cunha através de uma gravação apresentada a Polícia Federal.

Mas o que isso afeta na economia, Fon?

Há diversos cenários que podem acontecer na política, dependendo do rumo que essas acusações levem: impeachment, renúncia do presidente, reforma da previdência, cassação, reforma trabalhista etc. Dentre os possíveis cenários, seja qual for, atingirá diretamente a nossa economia e pode ser muito dolorido, mas vamos deixar para um especialista falar melhor sobre o assunto. O ponto que quero destacar aqui é o poder da diversificação dos investimentos em momentos como esse.

Para deixar bem exemplificado, vamos supor que um dia antes de vir essa notícia, você dispõe do montante de R$7.000,00 e distribui em alguns investimentos e, logo no dia seguinte, com medo da incerteza do mercado, decide vender tudo.

Vamos ver na tabela abaixo o poder da diversificação através do resultado financeiro:

Captura de Tela 2017 05 22 às 20.37.02 e1495510361555

1. Cotação do ouro obtida da Parmetal DTVM. 2. BOVA11 é um ação que acompanha o Ibovespa. 3. Dólar comercial e Euro obtidos do UOL Economia. 4. Dados dos títulos de renda fixa obtido do Tesouro Direto.

Nota-se o poder da diversificação nesse investimento, pois mesmo o país tendo esse choque econômico de um dia para o outro, a diversificação possibilitou um rendimento de 1,43%. É importante ressaltar que caso o montante fosse aplicado em um único ativo, poderia ter um ganho de até 10,42% ou uma perda de até 8,66%. Neste exemplo, fica claro que a diversificação é algo muito importante e deve ser considerada em seus investimentos.

Além disso, o investidor deve adequar e distribuir os montantes em cada investimento de acordo com o seu perfil de risco, cabendo a escolher quanto colocar em renda fixa e o quanto em renda variável. O exemplo e montante acima foi uma forma ilustrativa de demonstrar ganhos e perdas e deixar o exemplo o mais didático possível.

 

Mais lidas
Clube de Vantagens
Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

GARDENS <br><span class="lifestyle">Viagens e Lifestyle</span>

GARDENS
Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?