Já provou sopa de couve-flor com queijo gorgonzola? O frio está de volta e é claro que vou aproveitar para compartilhar mais uma receita de sopa. Já tentou fazer a sopa de abóbora com leite de coco e gengibre que ensinamos aqui? E a de berinjela? São sopas deliciosas e repletas de sabor até porque sopa insossa, jamais! Mas hoje vamos de receita nova. Sopa de couve-flor é perfeita para dias frios. Além disso, tem como um dos principais ingredientes, essa hortaliça que enche os olhos e está sempre presente na minha cozinha.
Dá para fazer uma infinidade de receitas com couve-flor e é uma ótima colocá-la no carrinho quando estiver na feira ou no supermercado. Pode ser frita, cozida, assada, gratinada, assim como virar purê, torta e até farofa. Ou seja, faz bonito na mesa, além de fazer bem para o corpo.
Receita da sopa de couve-flor com queijo gorgonzola
Ingredientes
- 1 couve-flor média;
- 1 cebola grande;
- 2 dentes de alho;
- 300 gramas de batatas (usei um mix de batata doce, batata inglesa e um tipo de batata boliviana);
- 1,5 litro de caldo de legumes;
- 150 gramas de queijo gorgonzola;
- 300 ml de creme de leite;
- Azeite para refogar;
- Sal e pimenta a gosto.
Modo de preparo da sopa de couve-flor com gorgonzola
- Pique a couve-flor (talos e flores), a batata e a cebola em pedaços médios e rale os dentes de alho. Em uma panela média, refogue no azeite a cebola, alho, assim como a batata e couve-flor até ficarem levemente dourados;
- Adicione o caldo de legumes, sal e pimenta e cozinhe em fogo médio com a panela tampada por 20 minutos ou até a batata estar macia (faça o teste do garfo);
- Coloque no liquidificador e bata até virar um creme. Volte este creme para panela e, assim que começar a ferver, apague o fogo. Adicione o queijo gorgonzola picado e o creme de leite. Misture bem até o queijo derreter e o creme estar bem homogêneo, mas é bom experimentar antes, até mesmo para acertar o sal, caso necessário;
- Sirva com um pouco mais de queijo gorgonzola e um fio de azeite.
Rendimento: 6 porções
A couve-flor, assim como a couve comum, descende do repolho selvagem, originário da Ásia Menor. Algumas pesquisas indicam que a couve-flor evoluiu do brócolis, que é da mesma família das couves e repolhos, as crucíferas.
Diferentemente da maioria de seus familiares vegetais, ela é branca. Isso acontece porque suas folhas recobrem as flores quando essas começam a crescer. Por não ficarem expostas à luz solar, não há produção de clorofila, que dá cor verde às plantas.
Muito apreciada pelos italianos, foram eles que disseminaram o cultivo e o consumo da couve-flor no Brasil, quando migraram para o país no século XIX.
Produção culinária e fotos: Marianne Rogatto ❤
Referências: Almanaque Gourmet da Horta.