Difícil alguém que vez ou outra não goste de comer crackers na hora do lanche. A Luci fez um post sobre o tema falando das armadilhas desse lanchinho nada inofensivo que a indústria alimentícia insiste em vender como saudável. Mas se a indústria alimentícia faz, nós podemos fazer muito melhor! Sem conservantes, sem ingredientes com nomes estranhos, apenas um biscoito de verdade que não irá nos fazer mal.
Sabia que preparar o biscoito cream cracker caseiro é bem mais fácil do que imaginamos? O único segredo é deixar a massa bem fininha para ficar bem sequinho e crocante. A massa rende muito e dura bastante quando armazenado em potes bem fechados.
O bom dessa receita é que você pode variar os ingredientes e não vai enjoar dos sabores, podendo também variar o tipo de farinha. Posso garantir que ficam deliciosos, sucesso absoluto com crianças, adolescentes e adultos. Testado e aprovado. Fizemos duas receitas, uma com sementes de girassol e outra com gergelim.
Receita – biscoito cream cracker caseiro com gergelim
Ingredientes
- 300 gramas de farinha de trigo ou *espelta (usei farinha de espelta);
- 1 colher (chá) de sal;
- 1 envelope de fermento biológico seco instantâneo – 10 gramas;
- 3 colheres (sopa) de azeite;
- 3 colheres (sopa) de gergelim preto;
- 3/4 de xícara de água para dar ponto – essa quantidade pode variar para mais ou menos, dependerá da farinha.
* Usei farinha de espelta, mas caso queira, pode ser feito com 150 gramas de farinha de trigo integral e 150 gramas de farinha de trigo branca.
Receita – biscoito cream cracker caseiro com semente de girassol
Ingredientes
- 200 gramas de farinha de trigo;
- 100 gramas de farinha de milho;
- 1 colher (chá) de sal;
- 1 envelope de fermento biológico seco instantâneo – 10 gramas;
- 3 colheres (sopa) de azeite;
- 3 colheres (sopa) de sementes de girassol;
- 3/4 xícara de água para dar ponto – essa quantidade pode variar para mais ou menos, dependerá da farinha.
Outras sementes para substituição: abóbora, linho, papoula, chia. Também fica delicioso com lemon pepper ou ervas secas. É só misturar na massa sempre a mesma proporção – 3 colheres (sopa).
Modo de preparo
A massa pode ser feita na batedeira com o gancho ou no processador de alimentos. Junte todos os ingredientes e coloque a água aos poucos até dar o ponto e ficar uma massa elástica e compacta. Coloque a massa em um bowl untado com azeite, cubra e deixe descansando por 25 minutos.
Com ajuda de um rolo, abra a massa o mais fino possível em uma superfície enfarinhada e corte em quadrados do tamanho que preferir. Para facilitar, você pode usar um cortador.
Coloque na assadeira forrada com papel manteiga e asse de 8 a 10 minutos ou até que estejam dourados. Caso não tenha assadeira para todos os biscoitos, forre a grade do fogão com papel manteiga e coloque os crackers em cima.
Você conhece a farinha de espelta?
O grão de espelta é bastante antigo e chega a ser citado na bíblia. É também conhecido como trigo romano, dinkel na Alemanha e faro na Itália. A farinha de espelta pode ser integral ou refinada, tem mais e melhor qualidade de proteínas, minerais, ácidos graxos e vitaminas que o trigo comum e é rica em fibras. Com isso, é digerida mais facilmente pelo organismo. Você a encontrará em casas de produtos a granel.
Rendimento de cada receita: 60 crackers, com cortador tamanho 6×6
Produção culinária e fotos: Marianne Rogatto ❤